
As
receitas totais chegaram a US$ 3,360 bilhões (+0,6%), dos quais US$
2,833 bilhões (+0,8%) foram receitas com passageiros, US$ 436,3 milhões
com carga e US$ 90,7 milhões (+13,8%) de “outras receitas”, parcialmente
compensadas com a redução de 2,6% nas receitas com carga.
O
lucro operacional foi de US$ 255,5 milhões, aumento de 142,4% em
relação ao lucro operacional de US$ 105,4 milhões registrados no 3T12. A
margem operacional foi de 7,6%, um aumento de 4,4 pontos percentuais
(p.p.) em relação ao 3T12.
No
3º trimestre de 2013, as receitas de passageiros e de carga
representaram, respectivamente, 84,3% e 13,0% das receitas totais da
LATAM no período.
O
lucro líquido do período foi de US$ 52,093 milhões (margem de 1,6%), em
comparação com um prejuízo líquido de US$ 49,185 milhões no 3T12.
De
janeiro a setembro a LATAM acumula receitas totais de US$ 9,868 bilhões
(+1,2%), lucro operacional de US$ 409,046 milhões (+ 13.095,0%) e um
prejuízo líquido de US$ 234,992 milhões (-48,2%).
O
tráfego total de passageiros (RPK’s) cresceu 1,1% no trimestre, para
uma elevação de 0,3% na capacidade (ASK’s), gerando um aumento de 0,6
p.p. na taxa média de ocupação, para 72,8%.
As
operações domésticas da companhia nos países de língua espanhola
registraram um forte aumento de 10,4% na demanda de passageiros (RPK’s),
mas a oferta (ASK’s) teve uma elevação de 12,8%. Em decorrência, a taxa
de ocupação caiu 1,7 p.p., para 78,1%.
No
mercado doméstico de passageiros no Brasil, houve queda de 1,7% no
tráfego (RPK’s) e de 6,0% na capacidade (ASK’s). Assim, a ocupação
aumentou 3,6 p.p., para 81,6%.
O
relatório da LATAM menciona que suas operações internacionais começaram
a melhorar no 3T13, devido à racionalização da oferta, principalmente
de voos do Rio de Janeiro à Europa e da consolidação do Aeroporto de
Guarulhos como principal hub de tráfego regional e de longa distância da
América do Sul. O tráfego de passageiros aumentou 2,0%, enquanto a
capacidade teve incremento de 1,6%, o que elevou a taxa média de
ocupação dos voos internacionais da TAM e da LAN para 84,2% (+0,4 p.p.).
No
3T13 a LATAM transportou 17,287 milhões de passageiros (+2,5%). No
acumulado dos três primeiros trimestres, transportou 49,479 milhões de
passageiros (+4,2%).
No
3T13 a LATAM recebeu 8 Airbus A320, dois Boeing 777-300 e um Boeing 787
Dreamliner. A companhia devolveu dois Bombardier Dash 8-200, um
Bombardier Dash 8-Q400, dois Boeing 767-300 e um Airbus A320-200, além
de vender dois Airbus A318.
Em 30 de setembro de 2013, a LATAM tinha 52,727 empregados (-0,7%).
A
LATAM mantém sua perspectiva de aumentar a capacidade pró-forma de
passageiros (ASK’s) entre 0% e 2% em 2013. Para o setor internacional, a
projeção de aumento de oferta é entre 2% e 4%. Para o setor doméstico
de passageiros no Brasil, a oferta projetada para 2013 é de uma redução
entre 7% e 9%. Para o setor doméstico nos países de língua espanhola, a
companhia projeta um aumento entre 12% e 14% na capacidade. Para as
operações de carga (ATK), o crescimento projetado para 2013 é entre 0% e
2%. A companhia estima que a margem operacional deste ano seja de
aproximadamente 5%.
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