A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) celebrou 80 anos de ativação nessa quinta-feira (22/09), com uma cerimônia especial, realizada no pátio do Prédio do Comando. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e contou com a presença do Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Aguiar, e do Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Frederico Casarino.
“É uma honra muito grande e também uma responsabilidade realizar um trabalho que esteja à altura daqueles que me precederam no comando dessa organização, que é única no Estado do Ceará e teve uma importância estratégica muito grande durante a 2ª Guerra Mundial. Hoje ela se renova através da nova Estratégia Nacional de Defesa, em que a BAFZ passa agora a ter um novo papel de reestruturação, cumprindo mais uma vez com a sua missão de sempre apoiar as Unidades Aéreas”, ressaltou o comandante.

Na ocasião, foram conferidos os títulos de Amigo da Base Aérea de Fortaleza e de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, além de realizadas homenagens aos ex-comandantes. Houve o lançamento do selo personalizado e carimbo alusivo aos 80 anos da Base. O Cônsul Geral Honorário da Hungria, Janos Fuzesi Júnior, recebeu uma homenagem em nome do seu tio, Emílio Hinko, arquiteto falecido que projetou a Unidade.
O Delegado Delano Cerqueira Bunn, Superintendente da Policia Federal, recebeu o título de Membro Honorário. “Eu me sinto extremamente honrado por receber essa comenda. Nesses 13 anos de Polícia Federal, eu posso dizer que hoje é o dia mais feliz de minha carreira profissional. É um reconhecimento do nosso esforço e da nossa amizade com a Força Aérea Brasileira, principalmente com a nossa Base Aérea de Fortaleza”, disse.
O Tenente-Coronel Porto, da Polícia Militar, foi homenageado com o título de Amigo da Base. “Essa comenda mexe muito comigo como pessoa, porque a Base Aérea fez parte da minha vida. Meu pai foi Oficial da FAB e trabalhou aqui nesta Base durante três anos, eu me recordo muito da BAFZ, andando de bicicleta por essas ruas internas. Então, essa homenagem veio me reportar a toda essa história que se funde com a minha historia de vida”, falou.
Fonte: www.fab.mil.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.