segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Setur realizará curso de capacitação para taxistas em Aracaju

Foi assinado na manhã de hoje, 17.10, o contrato que prevê a realização de Curso de Capacitação para os taxistas que circulam no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, que será promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Seste/Senat, Superintendência de Transporte e Transito (SMTT), Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax) e Cooperativa Mista de Táxi do Aeroporto de Aracaju (Comtaju).
O objetivo deste projeto é proporcionar aos taxistas de Aracaju condições para que se aplique em seu trabalho diário os procedimentos necessários para a melhoria na prestação de serviços de táxis e atendimento ao turista que desembarca no aeroporto da capital sergipana. Serão duas turmas diárias (matutina e vespertina), com 30 alunos por turno, com duração de 2 meses e terá início no dia 24 de outubro e as inscrições serão feitas no próprio Sest/Senat. "A ideia da Setur é que o turista que chegue a Aracaju tenha a melhor impressão possível de nossa cidade e nada melhor do que proporcionar a capacitação dos taxistas, já que eles são os primeiros que tem contato com esses visitantes", disse o secretário de Turismo, Elber Batalha, ressaltando também a preocupação da Setur em qualificar os serviços prestados no turismo em Sergipe. "Este curso será um divisor de águas no serviço turístico de Aracaju".
De acordo com o secretário adjunto, José Roberto de Lima, outras categorias do turismo em Sergipe já foram capacitadas anteriormente. A ideia de capacitar os taxistas é um projeto antigo da secretaria e só agora a Setur conseguiu a adesão da classe. "Eu acho que as parcerias foram fundamentais para a realização deste curso, já que agora também a SMTT vai tornar obrigatória a validação do curso para a renovação de alvarás dos taxistas. Esperamos que essas duas primeiras turmas sirvam de exemplo para todos os outros taxistas de Aracaju".
Já o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, disse que a iniciativa da Setur vem em um momento oportuno, já houve a sanção de uma lei federal com a exigência para que todo taxista seja obrigado a fazer cursos de direção defensiva, relações humanas, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos. "A Setur, ao financiar este tipo de curso, dá oportunidade de melhoria e excelência nos serviços prestados pelos taxistas aos turistas. Basta agora que o taxista se convença de que ele está prestando um serviço público o qual ele é permissionário. Nós iremos fazer a nossa parte exigindo que os taxistas façam o curso", garantiu.
Segundo o deputado federal e membro da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Valadares Filho, que também esteve presente na solenidade, o turismo de sergipano vive um momento muito importante tendo a frente o secretário Elber Batalha. O deputado ressaltou também a importância que os taxistas saibam receber ainda melhor os nossos turistas, já que são primeiro a terem contato com esses visitantes. "Este projeto da Setur demonstra a sintonia do secretário com aquilo que estamos precisando, que é cada vez mais qualificar nossas pessoas. Aracaju é uma cidade belíssima e nosso povo sabe receber bem o turista, mas se nós tivermos em nossos serviços pessoas altamente capacitadas, vamos crescer cada vez mais, fazendo do nosso turismo uma referência em todo o país", espera.
O superintendente regional da Infraero, Luiz Alberto Bittencourt, falou sobre a necessidade em termos um segmento do transporte com uma melhor qualificação profissional. "Nós, que fazemos parte do portal de entrada do município, temos que proporcionar ao usuário que aqui chega um serviço de excelência para que a qualidade dos nossos serviços seja um atrativo a mais para o estado".

Fonte: Setur

sábado, 15 de outubro de 2011

Horário de verão: ANAC recomenda que passageiros confirmem voos com empresas aéreas

A partir de 0h de domingo, 16, entra em vigor o horário de verão 2011-2012. Os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e o Distrito Federal terão seu horário oficial adiantado em uma hora até o dia 26 de fevereiro de 2012.
A novidade deste ano é a adesão da Bahia ao horário de verão. Assim, a ANAC orienta aos passageiros, em especial aqueles com voos programados com origem ou destino ao estado da Bahia, a entrar em contato com a empresa aérea antes de se dirigir ao aeroporto, para confirmar os horários de decolagem e evitar maiores transtornos.
As empresas aéreas também foram orientadas a entrar em contato com os passageiros e mantê-los informados sobre quaisquer alterações nos horários programados.

Fonte: Assessoria Anac

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Justiça concede reintegração de posse ao Estado de Sergipe

A justiça de Sergipe concede em caráter liminar a reintegração de posse do terreno que fica localizado o Aeroclube, ao governo do estado.
O GTA-Grupamento Tático Aéreo solicitou a administração do aeroclube um espaço para que pudesse ser construído um heliponto e segundo informação este foi negado.
Assim sendo a Procuradoria do estado entrou com a devida ação, depois de entender que não existia documentos que comprovassem que esse espaço tivesse sido cedido ao aeroclube. 
Com essa decisão a administração do espaço passa a ser da SSP e que deverá implementar reformas e construções adequando ainda segundo as normas aeronáuticas vigentes. De acordo com o projeto será construída sala de rádio, que fará o controle de pousos e decolagens e ainda uma estação meteorológica.
Segundo o presidente do aeroclube Sr. Clovis Gonçalves, sua assessoria jurídica  já recorreu desta decisão.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Explosões em turbina levam pânico a passageiros de voo Rio-Teresina da Gol

Os 129 passageiros do voo 1530, da companhia aérea Gol, que ia do Rio de Janeiro para Teresina, viveram momento de pânico na madrugada desta terça-feira (4). Por volta de 1h40, duas fortes explosões foram percebidas na turbina do lado direito da aeronave durante o voo.
O problema obrigou o comandante a fazer um pouso de emergência no aeroporto de Salvador. O incidente foi confirmado pela empresa, que, por segurança, substituiu a aeronave para complementar o trajeto.
O voo saiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, à 0h20 e deveria chegar às 4h20 na capital piauiense. Segundo o administrador de empresas Sandro Augusto Silva, 32, que estava na aeronave, o barulho das explosões foi ouvido por todos os passageiros e causou pânico.
“Foram duas explosões muito fortes, que fizeram o avião perder potência. Depois disso percebemos que o piloto ainda tentou realizar os procedimentos de protocolo, mas não teve jeito, e fizemos o pouso”, disse Silva.
De acordo com o administrador, passageiros chegaram a passar mal com o barulho de explosões e a informação, em seguida, de pouso de emergência. “Foi uma situação que não desejo a ninguém, de muito medo. O piloto apenas disse que o avião estava com problemas técnicos e que faríamos um pouso de emergência em Salvador.”
Ainda segundo o passageiro, após o pouso de emergência a saída dos ocupantes da aeronave demorou 40 minutos. “O Corpo de Bombeiros estava na pista quando chegamos. Quando descemos, o avião já estava com a asa coberta por uma lona, o que nos impediu de ver o que tinha ocorrido na turbina. Mas deu para perceber que o problema no voo causou danos à fuselagem."

“Pouso normal”
Em nota encaminhada ao UOL Notícias, a companhia aérea Gol confirmou que a aeronave “teve o seu trajeto alterado por precaução” e “pousou normalmente” às 3h56 no aeroporto Internacional de Salvador.
Segundo a empresa, o comandante do voo optou pelo pouso “após verificar uma diminuição de potência em um dos motores.” A Gol garantiu ainda que, apesar do relato de pânico dos passageiros,“em momento algum a operação esteve sob risco.” 
A Gol disse ainda lamentar pelo “desconforto” aos passageiros, mas garantiu que prestou todo o atendimento necessário aos clientes, conforme o que determina a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). “A segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão”, informou a empresa.
Por conta do problema, a empresa providenciou uma outra aeronave, que deixou o aeroporto internacional de Salvador às 5h15 com destino à capital do Piauí. “Chegamos a Teresina às 6h50, sem nenhum problema nesse voo, e com todos mais calmos”, informou o passageiro Sandro Augusto Silva.

Fonte: Carlos Madeiro -Especial para o UOL Notícias

domingo, 2 de outubro de 2011

Ajunoar traz novidades para os profissionais da aviação e entusiastas

O AJUNOAR em busca de uma maior prestação de serviço não só para os profissionais da aviação como também os entusiastas, vem buscando alternativas e novas implementações para apresentar assim um serviço de qualidade aumentando o número de informações e com maior precisão.
O AJUNOAR iniciou com uma conta no twitter e verificou que necessitava ampliar seu raio de ação, dai, veio o blog e agora também está no facebook. Participando das redes sociais e com várias mídias digitais, preparou um projeto que inclui o RadarBox, Fonia e Câmeras, estas instaladas tanto no aeroclube como no aeroporto, que mostrarão o tempo no local.
Depois do estudo pronto o projeto foi preparado e agora parte em busca de parceiros e colaboradores, que fazem da aviação sua profissão e/ou seu hobby.
Esperamos em pouco mais de quinze dias apresentarmos mais detalhes e todo acompanhamento de instalação das etapas e com fotos. Se alguem desejar participar desse projeto inovador pode entrar em contato no email "ajunoar@gmail.com".