quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Jessica Cox: piloto de avião sem braços

Apesar de ter nascido sem os braços, Jessica Cox, de 28 anos, é piloto de avião, dança e toca o piano com os pés, algumas das conquistas que lhe renderam a medalha oficial do Guinnes World Records, entregue por ela mesmo, de presente, ao Papa Bento XVI. Segundo informações do L’Osservatore Romano, Jessica tomou essa iniciativa para “testemunhar o valor da vida sempre e em todo lugar, em qualquer condição”.

Sobre o fato de viver sem braços e ter que fazer as coisas cotidianas com os pés, como cozinhar, colocar as lentes de contato ou enviar mensagens de texto, a jovem comenta que “é um estilo de vida com o qual procuro contagiar os jovens que vivem no desespero e sem valores autênticos”.

Jessica é uma jovem oradora motivacional filipino-americana. Ela nasceu em 1983 no estado do Arizona, Estados Unidos. Os médicos que a atenderam não puderam explicar as razões pelas quais nasceu sem braços, entretanto desde pequena Jessica praticou ginástica, dança, sapateado, canto, tae kwon-do (é faixa preta) e natação.

Além disso, ela conseguiu concluir e obter o título em psicologia e é capaz de conduzir seu próprio automóvel sem necessidade de adaptações. Jessica obteve sua permissão para pilotar aviões ligeiros em 2008, logo depois de três anos nos quais voou 89 horas junto a três instrutores, cinco vezes mais tempo do que normalmente se requer.

Seu avião se chama Ercoupe e é um dos poucos aviões certificados sem pedais, para que Jessica use os pés como qualquer outro utilizaria as mãos.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Passagens baratas: TAM faz a última chamada para o Carnaval

A TAM preparou uma promoção especial para quem ainda não se programou para o Carnaval. De segunda (28) até o dia 1º de fevereiro, a empresa oferece descontos em passagens para destinos nacionais durante o feriadão, seja para aproveitar as festas de Carnaval tradicionais, ou para os que preferem a tranquilidade de uma viagem em família.

A promoção é válida para viagens a serem realizadas nos dias 10, 12, 14, 15 e 16 fevereiro de 2013. Há opções para curtir a folia no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, aproveitar as praias do sul do País ou para desfrutar da cultura e da gastronomia de algumas metrópoles brasileiras, como São Paulo e Fortaleza.

A compra está sujeita à disponibilidade de assentos, trechos, horários e datas. Mais detalhes, inclusive das restrições, estão disponíveis no site www.tam.com.br. Os bilhetes podem ser adquiridos em agências de viagens e em todos os canais de venda da companhia aérea: site, call center (4002-5700 para capitais ou 0800 5705700 para demais cidades), lojas da TAM e da TAM Viagens em todo o País e no exterior.

Fonte: TAM

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Governo estuda novos aeroportos em algumas capitais

O governo está estudando a construção de novos aeroportos em capitais brasileiras nos próximos anos, afirmou nesta segunda-feira o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Em análise, segundo ele, estão um novo terminal em Porto Alegre e em capitais do Nordeste.

Os estudos apontam para essa necessidade em 10 ou 15 anos, tendo em vista questões como demanda, potencial turístico, melhoria da infraestrutura e outros aspectos.

"Vamos precisar olhar em pouco tempo... nos próximos 10 a 15 anos e vamos precisar desenvolver aeroportos em capitais do país, mesmo com investimento que vem sendo feito e com as concessões (de alguns terminais)", afirmou Bittencourt.

"Tem discussões com o Estado do Rio Grande do Sul e já estamos avaliando aéreas para ver quais os potenciais... há capitais do Nordeste que se pode pensar em novos aeroportos também', acrescentou, sem entrar em detalhes.

Rio de Janeiro e São Paulo estão fora desse planos de expansão de terminais, uma vez que os aeroportos de Viracopos e Guarulhos (SP) já foram concedidos à iniciativa privada, e o Galeão (RJ) entrará na próxima rodada de concessões.Há ainda investimentos sendo feitos em Congonhas (SP) e Santos-Dumont (RJ).

"Não vemos necessidade de algo em São Paulo antes de 2030; Rio de Janeiro, só depois", frisou o ministro.

O governo lançou recentemente um plano para desenvolver a aviação regional brasileira e mapeou 270 aeroportos com potencial turístico, social e econômico para serem desenvolvidos nos próximos anos.

Os investimentos previstos, segundo o ministro, são de 7 bilhões de reais.

Bittencourt rechaçou críticas de que alguns desse aeroportos estão geograficamente muito próximos e podem ser tornar ociosos e ineficientes economicamente. Isso, segundo ele, é uma "falácia", acrescentando que aeroportos no país são vetores de crescimento regional.

Autoridades do setor aéreo, entre elas Bittencourt, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, divulgaram nesta segunda-feira um balanço de uma fiscalização surpresa em 7 aeroportos e aeródromos do Estado do Rio de Janeiro desde sexta-feira.

A fiscalização concentrou-se em terminais de menor porte usados para vôos não regulares, também chamados de aviação geral.

A Anac detectou 25 infrações na "blitz" realizada de sexta até esta segunda-feira, enquanto o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea) encontrou outras 17 irregularidades em aeronaves que fazem vôos não regulares, como helicópteros e táxis aéreos.

Segundo as autoridades, as ações vão se intensificar daqui para frente em todo país, com objetivo de aumentar a qualidade do serviço prestado e a segurança aérea no Brasil.
Fonte: spottersbjp.blogspot.com.br/

sábado, 26 de janeiro de 2013

Aviação Nacional: Anac realiza fiscalização de aeronaves particulares

A Agência Nacional de Aviação Civil começou nesta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, uma fiscalização de aeronaves particulares. Quase 30% tinham irregularidades. A operação está sendo feita em aeroportos que recebem os chamados voos não regulares, ou seja, taxis aéreos, aviões pequenos, particulares e helicópteros. 
 
Os 75 agentes da Anac checam, na pista, os documentos das aeronaves e dos pilotos, e também se a manutenção dos equipamentos está em dia. O Departamento de Controle de Espaço Aéreo, o Decea, verifica se os aviões estão seguindo o plano de voo.
 
Mesmo as pequenas aeronaves têm que respeitar o que foi estabelecido. “O piloto diz ‘vou sair desse lugar pro outro’ através dessas caminhos, nessas alturas,  se, por acaso, ele fugir desse planejado, o Decea irá autuar”, diz major Chrystian Ciccacio, do Decea.
 
A operação continua até segunda-feira (28) em sete aeroportos do Rio de Janeiro e deve ser levada a outros estados do país durante o ano. A ideia é tentar aumentar a segurança de um setor que vem crescendo muito nos últimos anos.
 
Nos três últimos anos, o movimento dessas aeronaves cresceu 12%. Com o mercado aquecido, houve mais gente voando, e mais acidentes também. Em 2011, houve 148 acidentes com aeronaves em voos não regulares. Em 2012, foram 171. 
 
“O objetivo, com isso, é que a gente consiga verificar junto com as empresas aéreas se está tudo bem, para que a gente previna que os acidentes ocorram”, afirma Cláudio Ianelli, gerente geral de ação fiscal da Anac.
 
Fonte: G1

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

GTA/SE é a primeira unidade do Brasil a usar óculos de visão noturna

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Policia Militar de Sergipe começou a utilizar óculos de visão noturna neste sábado (19), terceiro dia do Pré-Caju que acontece em Aracaju. Essa é a primeira vez que o equipamento é utilizado por forças policiais no Brasil, segundo o coordenador do GTA, major Fernando Góes.

 
Os Night Vision Goggles (NVG) são importados dos Estados Unidos e fabricados apenas por duas empresas no mundo. O equipamento permite que pilotos de helicóptero enxerguem até cinco quilômetros de distância em locais sem nenhuma visibilidade, o que aumenta a capacidade de alcance em uma operação.

O Governo do Estado de Sergipe investiu cerca de R$ 500 mil na compra do equipamento e no treinamento da tripulação. No país, somente a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército utilizam os óculos de visão noturna, que são iguais aos que foram utilizados durante a operação das forças militares dos EUA para a captura do terrorista Osama Bin Laden.

O equipamento será utilizado para auxiliar na segurança de voos. Para isso, 12 policiais foram aos Estados Unidos para receber treinamento teórico e prático.

“Os óculos vão ser essenciais no monitoramento de grandes festas populares, além de buscas no mar, mata fechada e em lugares desertos. É um ganho de valor incontável para a preservação da vida humana”, afirma o piloto Fernando Telles.

Fonte: pilotopolicial.com.br

Trip comemora 14 anos de operações em FEN

A Trip Linhas Aéreas comemorou 14 anos de operações em Fernando de Noronha, tendo sido responsável pelo transporte de mais de 180 mil Clientes entre chegadas e partidas no aeroporto do arquipélago de Pernambuco em 2011 e 2012.

Durante 14 anos, a companhia vem facilitando o acesso a um dos pontos turísticos mais cobiçados do Brasil. O pequeno e distante pedaço de terra que reúne algumas das mais belas praias do país e passeios inesquecíveis, hoje conta com dois voos regulares diários da Trip que ligam a ilha ao continente brasileiro tanto por Recife (PE) quanto por Natal (RN).

A naturalmente exuberante ilha foi o primeiro destino operado pela companhia que, em 1998,  operava o voo Natal - Fernando de Noronha com aeronave Embraer Brasília, com capacidade para 30 passageiros.

Atualmente a rota é operada pelos Jatos Embraer 190, com capacidade para 110 passageiros e ATR 72, com capacidade para 68 passageiros. 

Fonte: Blog aviacaoeaqui

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ministro do turismo defende direito de operação de voos domésticos a companhias internacionais

O Ministro do Turismo, Gastão Vieira defendeu ontem (dia 21 de janeiro), o direito das Companhias Aéreas internacionais operarem voos domésticos no mercado brasileiro. O objetivo do Ministro é fomentar o mercado aéreo brasileiro, com o estímulo a concorrência.  A venda de Passagens aereas baratas aumenta o interesse do consumidor em viajar.

A proposta que ainda não foi levada ao governo, tem uma amplitude maior que a oferecida pela Embratur  (que é voltada apenas para companhias Aéreas da América do Sul), companhias de qualquer nacionalidade poderão atuar no mercado de voos brasileiros.

Passagens aéreas mais baratas
O histórico de vendas de passagens aereas vem dando bons resultados nos últimos dez anos, segundo relatórios divulgados pela ANAC — Agência Nacional de Aviação na semana passada, o valor das passagens aereas em território nacional teve uma queda de 40%. A oferta passagens aereas promocionais fez com que a quantidade de passageiros – quilometro triplicasse, atingindo a variação de 195%, com taxa de crescimento de 12,8%. 

Fonte: RevistaHoteis

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Avião volta para Aracaju depois de dez minutos de voo

Um voo que partia de Aracaju na manhã de ontem (21), com destino a cidade de Salvador, retornou à capital sergipana por conta de uma pane no painel de controle. Segundo testemunhas, a aeronave já estava há dez minutos no ar, quando o capitão anunciou o retorno.

A assessoria de comunicação da Avianca informou que o ar-condicionado esquentou demais e a equipe achou prudente abortar a viagem. Ainda de acordo com a companhia, os passageiros foram transferidos para um voo da Trip, os reparos foram feitos no equipamento e a aeronave decolou novamente com três horas de atraso. 

A situação gerou apreensão em alguns passageiros, que se sentiram indignados também pela ausência da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) no aeroporto Santa Maria, em Aracaju. De acordo com a Infraero, a saída da agência do local se deve a uma decisão da diretoria, de instalar postos do órgão apenas nos aeroportos de maior fluxo.

Fonte: Jornal da Cidade

domingo, 20 de janeiro de 2013

Aéreas dão desconto em destinos domésticos

A promoção das companhias é válida na compra de bilhetes de ida e volta para destinos domésticos
Quem vai realizar voo doméstico tem até as 6h da próxima segunda-feira (21) para comprar passagens em promoção das companhias aéreas TAM e Gol. As ofertas das empresas foram divulgadas ontem.

A promoção da Gol, em comemoração aos 12 anos da companhia, oferece ao cliente possibilidade de pagar R$ 12 pelo trecho de retorno - sendo necessário, assim, a compra das passagens de ida e volta.

Por meio do programa Smiles da companhia, o cliente também poderá emitir bilhetes de retorno utilizando 1.000 milhas. Fernando de Noronha é o único destino doméstico não contemplado pela promoção.

Já a TAM oferece 90% de desconto para viagens entre os dias 8 de fevereiro a 30 de março deste ano, com exigência de permanência mínima de dois dias ou um sábado no destino. A promoção também só é válida para bilhetes de ida e volta.

Trechos
Dentre os trechos oferecidos pela Gol, é possível encontrar Fortaleza-São Paulo a partir de R$ 272, Fortaleza-Rio de Janeiro a partir de R$ 287 e Fortaleza-Porto Alegre a partir de R$ 432.

Bilhete mais barato
Segundo relatório divulgado nesta semana pela Agência Nacional de Aviação (Anac), o preço médio da passagem aérea nacional caiu mais de 40% nos últimos dez anos.

De janeiro a setembro do ano passado, 68,89% dos assentos foram vendidos por valores inferiores a R$ 300. Tarifas inferiores a R$ 100 representaram 15,63% em igual período. Passagens com valor superior a R$ 1.500 representaram 0,23% dos bilhetes vendidos.

A Agência também ressalta que oferta mais do que duplicou nos últimos dez anos, com variação de 138% e taxa média de crescimento de 10% ao ano. Nesse cálculo da oferta, a agência considera a quantidade de assentos-quilômetro ofertados.

Já a demanda, representada pela quantidade de passageiros-quilômetro pagos transportados, quase triplicou e atingiu variação de 195% e taxa de crescimento de 12,8% ao ano.

Contraste
Mesmo com valores mais baixos, viajar dentro do País pode não sair muito em conta em períodos de alta estação e feriados. No ano passado, a reportagem constatou que, sair de São Paulo, via Guarulhos, dia 26 de dezembro, com destino a Fortaleza e retorno marcado para dia 2 de janeiro deste ano podia custar mais de R$ 8 mil.

No mesmo período, o consumidor podia ir e voltar para a capital da Inglaterra ou para Paris, na França, pela metade do preço, em torno de R$ 4 mil. Para Buenos Aires, na Argentina, os bilhetes eram um terço do valor cobrado pelo trecho São Paulo-Fortaleza.

A justificativa para os altos preços nos voos domésticos, em comparação com os internacionais, durante o período de festas comemorativas é a demanda pela Capital cearense somada a pequena concorrência no setor.

Fonte: Diariodonordeste

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aeroporto de Aracaju teve o maior crescimento do NE

Em mais um registro do grande aumento de turistas na capital de Sergipe, o Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, teve o maior crescimento na movimentação de passageiros dentre as capitais nordestinas em 2012. Segundo dados divulgados pela Infraero, o aeroporto de Aracaju teve um crescimento de 25,64%, muito acima de aeroportos com movimentações razoáveis, a exemplo de Maceió (10,5%) e bem acima da média total dos aeroportos nordestinos, que tiveram um crescimento médio de 4,81%.
“Tudo isso a gente vê refletido na ocupação hoteleira, que também vem superando a média nacional e na grande movimentação de turistas em nosso estado”, revela o secretário de Turismo, Elber Batalha.
Ainda de acordo com a Infraero, em relação à variação bruta do número de passageiros, o Aeroporto Santa Maria teve um acréscimo de 280,225 mil passageiros, ficando atrás apenas do Pinto Martins, em Fortaleza (317.119). 
“Fechamos o ano de 2012 com aproximadamente um milhão e quatrocentos mil passageiros movimentando o aeroporto Santa Maria, sendo que, em relação a 2011, conseguimos atingir 1 milhão de passageiros já no mês de setembro. Esses dados só comprovam como o turismo em Sergipe está em franco crescimento e que as políticas para o turismo do Governo de Sergipe só tem alavancado o setor no estado”, destacou o secretário.
Fonte: Setur/Emsetur

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Estudo: aéreas brasileiras estão entre mais inseguras do mundo

TAM e Gol estão entre as quatro companhias aéreas mais inseguras para se viajar no mundo, segundo levantamento da Jacdec, consultoria alemã que acompanha todos os acidentes aéreos que ocorrem no planeta. Entre as 60 empresas listadas, a TAM (que em anos anteriores chegou a estar posicionada no último lugar do ranking) ocupa a 59ª colocação, enquanto a Gol é a 57ª.

O estudo estipula um índice no qual zero representa total segurança. A TAM teve média 1,077 - apenas melhor que a da taiwanesa China Airlines (1,171). Já a Gol recebeu 0,790. A melhor avaliada, a finlandesa Finnair, teve índice 0,005.

Os números são calculados a partir dos acidentes ocorridos nos últimos 30 anos, relacionados com a quilometragem já voada e o número anual de passageiros de cada empresa. Nenhuma das nove melhores colocadas registrou acidentes no período, mas algumas delas foram fundadas recentemente, como a Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, que existe desde 2003.

Pelo levantamento, a TAM (fundada em 1976) registrou seis grandes acidentes aéreos desde 1983, com um total de 336 mortes (o último deles no dia 17 de julho de 2007, quando 187 morreram no voo 3054, que fazia a rota Porto Alegre-São Paulo). No caso da Gol (fundada em 2001), a consultoria considera um acidente no mesmo período, com 154 mortes (no dia 29 de setembro de 2006, no voo 1907, que fazia a rota Manaus-Brasília e caiu na Amazônia). 

No total de acidentes desde 1983, as recordistas são Aeroflot-Russian Airlines e American Airlines (10), seguidas de US Airlines e Koren Air (9) e Air France (7). No número de mortes no período, apenas China Airlines (755), Korean Air (687) e American Airlines (587) superam a TAM.

Confira as 15 empresas melhores colocadas e as 15 piores, a partir do índice de segurança de 2012:
1. Finnair (Finlândia) - índice 0,005
2. Air New Zealand (Nova Zelândia) - 0,007
3. Cathay Pacific (Hong Kong) - 0,007
4. Emirates (Emirados Árabes Unidos) - 0,008
5. Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos) - 0,008
6. Eva Air (Taiwan) - 0,009
7. TAP (Portugal) - 0,009
8. Hainan Airlines (China) - 0,010
9. Virgin Australia (Austrália) - 0,010
10. British Airways (Reino Unido) - 0,011
11. Lufthansa (Alemanha) - 0,011
12. All Nipon Airlways (Japão) - 0,012
13. Qantas (Austrália) - 0,012
14. JetBlue Airways (Estados Unidos) - 0,013
15. Virgin Atlantic (Reino Unido) - 0,015

46. Asiana (Coreia do Sul) - 0,188
47. Japan Airlines (Japão) - 0,201
48. China Southern Airlines (China) - 0,204
49. Iberia (Espanha) - 0,222
50. SAS (Suécia) - 0,278
51. SkyWest Airlines (Estados Unidos) - 0,282
52. South African Airways (África do Sul) - 0,287
53. Thai Airways (Tailândia) - 0,316
54. Turkish Airlines (Turquia) - 0,524
55. Saudia (Arábia Saudita) - 0,544
56. Korean Air (Coreia do Sul) - 0,642
57. GOL Transportes Aéreos (Brasil) - 0,790
58. Air India (Índia) - 0,931
59. TAM (Brasil) - 1,077
60. China Airlines (Taiwan) - 1,171

Fonte: Terra 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ainda não há previsão para ampliação do aeroporto

A obra de reforma e ampliação do aeroporto  Santa Maria, no bairro Aeroporto ainda não tem previsão para começar.  A previsão era que as obras começassem em junho de 2012, mas os projetos não foram concluídos.

O superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt, informou que os projetos ainda estão sendo finalizados e não há previsão para início das obras. “O processo está sendo ajustado em Brasília e estamos aguardando por uma resposta. A informação que temos é que os projetos estão passando por alguns ajustes, por isso a obra não começou no prazo previsto”, explica.

O investimento da Infraero é de aproximadamente R$ 300 milhões, sendo que todos os investimentos fora do aeroportuário será do Governo de Sergipe. A obra contempla a ampliação da pista, um novo terminal de passageiros, novos pátios para as aeronaves e ampliação do estacionamento para veículos.

Segundo o superintendente, durante a obra serão criadas janelas nos horários que não há vôos comerciais para a execução da obra. “Com a obra o aeroporto vai disponibilizar uma maior estrutura para o crescimento das aeronaves e trazer mais conforto para os passageiros com a criação do terminal. Além de garantir, segurança nas operações aéreas”, afirma.

 
O passageiro Antônio Walter Sérgio, que é do estado de Alagoas e está de passagem por Aracaju, ressalta a necessidade da ampliação da pista. “ O piloto precisa ser muito bom para pousar nessa pista, pois é muito pequena para pouco. Além disso, deveriam aumentar a quantidade de lanchonetes que possui poucas opções”, diz.


Seinfra
O Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para mais informações quanto a obra e assessoria de Comunicação informou que o secretário Valmor Barbosa está em Brasília para tratar justamente sobre as obras. A Infonet permanece a disposição por meio do (079) 21068000 ou jornalismo@infonet.com.br .
Fonte: Por Adriana Freitas e Kátia Susanna (Portal Infonet)

O AH-64E Apache entra em serviço no Exército americano

O Exército americano recebeu seus primeiros 28 helicópteros de ataque Apache na nova versão Echo.

Até a 51ª aeronave, ainda estarão ocorrendo aperfeiçoamentos na aeronave, melhorias nos softwares e alguns trabalhos de engenharia restantes. Após isso, provavelmente ainda neste ano, o fabricante inicia o regime de full-rate production, para atingir a meta de 634 aeronaves.

Entre as melhorias que ainda estão ocorrendo estão a instalação do data link Link-16 (nenhuma versão anterior do Apache possuía esse sistema e as aeronaves iniciais da versão Echo também não possuem). A adaptação do radar de tiro para o uso naval também é uma das possibilidades que estão sendo estudadas, com certeza um reflexo da Operação Unified Protector, na qual as aviações dos exércitos inglês e francês operaram a partir de navios da Marinha.

Fonte: Voo Tático

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Infraero investe nos aeroportos de todas as regiões do País

Os aeroportos administrados pela Infraero nas cinco regiões do País receberam investimentos para ampliar o conforto e a segurança oferecidos aos passageiros e usuários, além de atender a demanda pelo transporte aéreo. Os destaques são para os serviços de construção, reforma e ampliação de terminais de passageiros, instalação de módulos operacionais e melhorias em pistas.
 
O Aeroporto de Natal (RN) recebeu a reforma e ampliação do terminal de passageiros, ganhando novas salas de embarque e desembarque, dois novos elevadores, duas novas escadas rolantes na área de desembarque, 12 novos balcões de check-in, além de novos sanitários. Ao todo, R$ 16,4 milhões foram investidos. A sala de embarque Aeroporto de Vitória (ES) também foi ampliada e instalou novos assentos, novos sistema de som, piso e forro, além de Sistema Informativo de Voo (SIV). Já Campina Grande (PB) recebeu investimentos de R$ 145,7 mil na acessibilidade de suas instalações, com adaptações dos sanitários no saguão e nas áreas de embarque e desembarque, instalação de piso tátil e direcional, além da adequação de escada de acesso e implantação de placas em Braille.
 
Em São Luis (MA), R$ 13,2 milhões foram investidos nas reformas do terminal de passageiros e no sistema de cobertura do telhado do aeroporto. Em Goiânia (GO), o saguão do TPS recebeu novo local com lanchonete, sanitários e vista panorâmica para o pátio de aeronaves e em Florianópolis (SC) foi concluído a instalação do novo sistema de climatização do TPS, onde a capacidade de refrigeração instalada no terminal foi mais que duplicada. No Galeão, as instalações de equipamentos e acessórios para comporem ilhas de check-ins de embarque no TPS 2 e o novo Posto Avançado Contra Incêndio (Paci), que recebeu R$ 374 mil em investimentos. O Aeroporto de Boa Vista (RR) inaugurou o novo edifício do Corpo de Bombeiros – Seção Contra Incêndio (SCI), onde R$ 1,6 milhão foi aplicado, enquanto as obras de ampliação e revitalização de sistema de restituição de bagagens do Aeroporto de Palmas (TO) foram entregues, uma melhoria de R$ 124,6 mil. A Infraero investiu ainda cerca de RS 20 milhões em módulos operacionais nos aeroportos de Brasília (DF), Imperatriz (MA), Porto Alegre (RS) e Teresina (PI).  As instalações oferecem a mesma infraestrutura de salas de embarque e de desembarque convencionais, além de oferecerem mais capacidade e conforto aos passageiros.

Diversas pistas de pouso e decolagem nos aeroportos também passaram por melhorias este ano, totalizando R$ 62,2 milhões. Só nos terminais de Altamira (PA) e Fortaleza (CE) foram investidos cerca de R$ 21 milhões na reforma e recuperação do pavimento da pista de pouso e substituição do balizamento luminoso da pista de pouso do aeroporto paraense e na recuperação de toda a extensão da pista de 2.545 metros em Fortaleza. As pistas de Bagé (RS), Cuiabá (MT), Curitiba, Londrina (PR), Macaé (RJ) e Ponta Porã (MS) também foram revitalizadas, o que reforçou a segurança nas operações de pouso e decolagens ainda mais seguras nesses aeroportos.
 
Os estacionamentos dos terminais de Curitiba (PR), Londrina (PR) e Goiânia (GO) tiveram suas áreas ampliadas. No Afonso Pena, as obras aumentaram em 225% o número de vagas. O investimento da Infraero no aeroporto foi de cerca de R$ 12,7 milhões e compreendeu a expansão da área pavimentada, implantação de sistema de drenagem e cobertura de acesso aos pedestres e novas cancelas de entrada e saída do estacionamento, dentre outros serviços.
 
Melhorias também foram concluídas nos aeroportos concedidos este ano, como parte das obrigações da Infraero nesses terminais. Com área operacional de 12,2 mil m² e investimentos da ordem de R$ 85,7 milhões, a entrega do Terminal 4 em Guarulhos (SP) aumentou a capacidade do aeroporto de 25,9 milhões para 31,4 milhões de passageiros ao ano. Brasília também concluiu a ampliação da sala de embarque remoto do satélite norte do terminal de passageiros, que aumentou a área disponível de 482 m² para 902,89 m² e incluiu mais dois portões de embarque. Além disso, foram concluídos os novos sanitários nos saguões de embarque e desembarque do aeroporto.
 
Em 2012, além de grandes obras, a Infraero também investiu na aquisição de mobiliário para salas de embarque e desembarque, sistemas de segurança e vigilância, veículos operacionais, equipamentos de navegação aérea, painéis informativos de voos, esteiras de bagagens, balcões de check-in, entre outros itens.


Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraero

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Van capota com piloto e comissários e voo de Recife com escala em Aracaju é cancelado

Cinco funcionários da empresa aérea Trip, entre comissários e um piloto, se envolveram em um acidente no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na manhã desta segunda-feira (7). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, eles estavam em uma van que capotou, por volta das 4h, no cruzamento da Rua Ribeiro de Brito com a Avenida Domingos Ferreira.

Ainda segundo os bombeiros, duas das vítimas foram socorridas ao Hospital da Unimed, na Ilha do Leite, com ferimentos leves, e um foi levado ao Hospital Português, no Paissandu, também com escoriações. Os demais não precisaram de atendimento médico.

A Infraero informou que o voo que seria realizado pelo piloto e comissários era o 5217, com saída prevista do Recife às 5h15. O destino era a cidade de Salvador, com escala em Aracaju. O trajeto aéreo foi cancelado e os passageiros foram remanejados para outros voos.

Fonte: G1

domingo, 6 de janeiro de 2013

Pane em transformador cancela voo em Aracaju

Na noite da última quarta, 2, o Aeroporto Santa Maria, cancelou um voo e dois atrasaram por conta de uma pane em um dos transformadores um problema em um dos seis transformadores da subestação de energia que fica dentro do local. A causa do problema, contudo, ainda não foi identificada, mas o problema já foi solucionado.
Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuaria (Infraero), o aeroporto possui 120 transformadores e um dano causado em um deles levou o aeroporto a cancelar o voo que sairia de Salvador para Recife, com escala em Aracaju.
O superintendente do Aeroporto de Aracaju, Luiz Alberto Bittencourt, admitiu que o sistema elétrico só voltou à normalidade, após a localização do transformador defeituoso.
Fonte: Portal Infonet