terça-feira, 4 de outubro de 2016
Glossário da Aviação
EXPRESSÕES E TERMOS TÉCNICOS
A
ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) – Sistema de transmissão de dados que pode ser utilizado na comunicação entre aeronave, órgão ATC e controle operacional da companhia
ACC (Area Center Control) – Centro de Controle de Área
ACN (Aircraft Classification Number) – Número de classificação de uma aeronave de acordo com o valor de pressão dos pneus do trem principal
ADF (Automatic Directional Finder) – Instrumento utilizado para executar navegação via NDB
ADS (Automatic Dependent Surveillance)– Monitoramento automático dependente para vigilância
AFIS (Aerodrome Flight Information Service) – Serviço de informação de vôo de aeródromo
Aileron – Superfícies móveis no bordo de fuga da asa, que auxiliam as manobras de curva da aeronave
Aileron Frise – Aileron que deixa, ao levantar, parte de seu bordo de ataque protuberante sob a asa, criando arrasto daquele lado e ajudando nas curvas
Ajuste de altímetro – Pressão da estação reduzida ao nível do mar sob condições de atmosfera padrão (1 hPa/30 pés)
ALA (Approach & Landing Accidents) – Acidentes durante a aproximação e pouso
Alfa – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “A”
ALS (Approach Lighting System) – Sistema de luzes de aproximação de uma pista
Altitude tape – Altitude da aeronave indicada através de faixa vertical presente no indicador eletrônico de atitude (EADI)
Amerissar – Pousar aeronave na água
Amperímetro – Instrumento utilizado para medir a intensidade de uma corrente elétrica
Ângulo de ataque – Ângulo formado entre o vento relativo e a corda do aerofólio
Anti-skid – Sistema que previne que as rodas da aeronave travem durante a frenagem
AOA (Angle of Attack Sensor) – Sensor de ângulo de ataque
APP (Approach Control) – Controle de área terminal
APU (Auxiliar Power Unit) – Unidade de força auxiliar que permite se manter o ar condicionado e sistema elétrico funcionando enquanto a aeronave está em solo, além de fornecer força pneumática para dar partida nos motores. Também tem grande utilidade em vôo na eventualidade da perda de motor
Aquaplanagem – Derrapagem ocasionada por pista molhada, neve e slush (mistura de neve e sujeira)
Arfagem – Movimento em torno do eixo transversal de uma aeronave, que compreende os movimentos de subir (cabrar) e descer (picar)
Arrasto – Força de resistência ao avanço de um veículo, resultante da ação do meio
Asa cantilever – é uma asa estruturalmente muito forte, que suporta todo o esforço no seu interior. É reforçada, não requer tirantes ou cabos externos ligados à fuselagem ou ao trem de aterragem; uma asa presa à fuselagem sem qualquer suporte ou estrutura externa
ASPH – Sigla para asfalto na classificação do pavimento (PCN)
Assentos/km – produto da multiplicação da quantidade de assentos disponíveis em todas as aeronaves pela distância dos voos da companhia
ATC (Air Traffic Control) – Controle de Tráfego Aéreo
ATIS (Automatic Terminal Information Service) – Sistema de gravação que traz informações sobre as condições operacionais e meteorológicas do
campo
Auto-rotação – Capacidade do helicóptero em manter girando as pás do motor, mesmo com a falha do mesmo, mantendo manobrabilidade.
Autobrake – Sistema de frenagem automática
Autothrottle – Sistema de aceleração automática
AVGAS – combustível utilizado em aviação de alta octanagem e de cor azul
B
Back course – Aproximação por instrumentos onde o piloto segue as indicações do ILS da cabeceira oposta
Backtrack – Táxi da aeronave para o pátio de estacionamento ou para a cabeceira realizado pela própria pista
Balsing – Manobra em que se ganha altura rapidamente para avistar e poder atacar o alvo
Bequilha – Roda traseira das aeronaves convencionais
Biplace – Aeronave com cabine de comando com dois lugares disponíveis para pilotagem
BKN (Broken) – Céu nublado (5 a 7 oitavos de nuvens)
Bomba de vácuo – Permite a captação de ar para a utilização de instrumentos giroscópicos, incluindo o giro direcional, horizonte artificial e turn & bank (indicador de curva)
Bordo de ataque – Seção dianteira de uma asa
Bordo de fuga – Seção posterior de uma asa
Bravo – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “B”
Buffeting – Pequena vibração na aeronave que antecede o estol
C
Cabrar – Puxar o manche para a aeronave subir
Call outs – Chamadas padronizadas, em voz alta, proferidas pela tripulação técnica principalmente durante as fases de decolagem e aproximação
Canopi – Armação de vidro móvel que funciona como porta de acesso e proteção da cabine de comando
Carga G – 1G é a força com que uma pessoa é atraída para a Terra. Os movimentos de aceleração e a inércia durante as manobras alteram esse número. Uma pessoa com 70 quilos, sofrendo uma carga de 3G durante a execução de um looping, terá o seu peso aumentado para 210 quilos. Uma curva de zero G imita a sensação de uma ambiente sem gravidade
Cavok (Ceiling and Visibility OK) – Visibilidade horizontal maior que 10 km, ausência de precipitações e nenhuma nuvem abaixo de 1.500 metros
CDI (Course Deviation Indicator) – Indicador de desvio de curso; indica proa ou proas que a aeronave deve tomar para interceptar um curso previamente selecionado
CDU (Control Display Unit) – Teclado através do qual o piloto insere informações de rota e performance da aeronave no sistema FMS
CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Chandelle – Curva ascendente de 180 graus, ganhando o máximo de altitude
Cíclico – Controle direcional do helicóptero
CFIT (Controlled Flight Into Terrain) – Trata-se da ocorrência na qual uma aeronave, em condições de vôo totalmente controlado, colide com o terreno, água ou obstáculo, sem que a tripulação tenha percepção do fato. A característica mais marcante do CFIT reside no fato de que o período de vôo que antecede à colisão se desenvolve de modo totalmente controlado
CG – Centro de gravidade
Charlie – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “C”
CHT (Cylinder Head Temperature) – Temperatura na Cabeça do Cilindro
Climb Thrust – Potência para regime de ascensão
Coletivo – Controle principal de potência para movimento vertical do helicóptero
Compensador de arfagem (trim tab) – Superfícies no bordo de fuga do leme e profundores que têm a finalidade de reduzir a quantidade de força aplicada aos comandos da aeronave e ajuda a diminuir tendências indesejáveis ao vôo
CONC – Sigla para concreto na classificação do pavimento (PCN)
Corda – Linha reta que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga
Cowl-flap – Portinhola controlada pelo piloto utilizada para refrigeração do motor
CPDLC (Controller Pilot Data Link Communications) – Transmissão de mensagens via datalink entre órgãos de controle ou companhia diretamente ao FMS no cockpit
CRM (Crew Resource Management) – Gerenciamento dos recursos de cabine, hoje aplicado a todos os setores da companhia
Cross-bar – Guia para navegação horizontal e vertical do sistema Flight Director
Cumulonimbus (CB) – Nuvem de grande desenvolvimento vertical, de trovoada, com ocorrência de descargas elétricas, pancadas de chuva ou granizo, correntes ascendentes e descendentes
Curva base – Segmento de aproximação para pouso, quando a aeronave curva para interceptar a final da pista em uso
D
D-ATIS – Informações ATIS transmitidas via ACARS
DA (Decision Altitude) – Altitude de decisão
Delta – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “D”
Desfribrilador – Instrumento empregado para combater fibrilação cardíaca, mediante choques elétricos no coração, aplicados diretamente ou por meio de eletrodos colocados na parede torácica
Diedro – Inclinação da asa em relação ao eixo transversal da aeronave
DME (Distance Measuring Equipment) – Marcador de distância para auxílios terrestres de navegação
DMG – Declinação magnética; variação entre as linhas do Norte Verdadeiro, de onde partem os meridianos e o Norte Magnético (indicado pela bússola)
DOV – Despachante Operacional de Voo
Driftdown – Procedimento de descida para perda de motor em área montanhosa
Dutch roll – Oscilação rápida de rolamento e guinada
E
EADI (Electronic Atitude and Directional Indicator) – Indicador eletrônico de Atitude e Direção
Echo – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “E”
Efeito solo – Composição de dois efeitos diferentes: aumento da sustentação devido a proximidade do solo e a redução do arrasto gerado pelo “vórtice de ponta” das asas
EFIS (Electronic Flight Instrument System) – Sistema eletrônico de instrumentação de vôo
EGT (Exhaust gas temperature) – Temperatura dos gases de saída do motor
EGPWS (Enhanced Ground Proximity Warning System) – Sistema melhorado para alerta de proximidade com o solo
EHSI (Electronic Horizontal Situation Indicator) – Instrumento eletrônico utilizado para navegação VOR, ILS e associado à programação do sistema GPS ou Inercial
EICAS (Engine Indication and Crew Alerting System) – Equipamento eletrônico para monitoramento dos parâmetros de motor e de alerta à tripulação sobre funcionamento dos sistemas da aeronave
Elemento – São dois aviões. Uma esquadrilha de quatro aviões está subdividida em dois elementos de dois aviões. Cada avião que compõe o elemento é uma aeronave isolada
ELT (Emergency Locator Transmitter) – Transmissor de emergência que emite sinais na freqüência 121.5 (VHF), acionado automaticamente em caso de acidente com forte impacto
Empenagem – Conjunto de superfícies que conferem estabilidade e controle direcional à aeronave, que incluem estabilizador vertical, leme de direção, estabilizador horizontal e profundor (leme de profundidade, responsável pelo movimento de subir e descer da aeronave)
Engrazamento – Engrenagem
Envergadura – Medida entre as duas pontas da asa
EPR (Engine Pressure Ratio) – Razão de pressão total no reator
Estabilizador horizontal – Pequena asa localizada na parte traseira da aeronave, que é responsável pelo movimento em torno do eixo lateral (subir e descer). Faz parte do estabilizador horizontal a superfície móvel do profundor (leme de profundidade)
Estabilizador vertical – Superfície aerodinâmica que incorpora o leme direcional, responsável pelo movimento da aeronave em torno do eixo vertical
Estol – Perda de sustentação
ETOPS (Extended-range twin-engine operations) – Operação de longo alcance para aeronaves bimotoras
Extradorso – Parte superior da asa
F
FADEC (Full Authority Engine Control) – Sistema computadorizado que controla automaticamente a partida dos motores, o fornecimento de combustível, as bombas e o desempenho dos motores
Fadigômetro – Instrumento que registra as cargas G positivas e negativas que o avião sofre durante um vôo
FAF (Fixo de Aproximação Final) – Indicativo do início do segmento de aproximação final. Na carta aérea, o FAF é apresentado com o desenho de uma Cruz de Malta nos procedimentos de não precisão, e pelo ponto de interceptação do Glide Slope no procedimento de precisão
FEW – Céu com poucas nuvens (1 a 2 oitavos de nuvens)
Fin – Termo em inglês que significa barbatana. Utilizado para melhorar a estabilidade da aeronave
FIR (Flight Information Region) – Região de informação de vôo. Espaço aéreo com dimensões definidas, onde são providos serviços de informação de vôo e de alerta
Fitas restritoras – São fitas colocadas logo abaixo dos joelhos do piloto e que têm a função de recolher suas pernas no momento da ejeção
FL (Flight Level) – Nível de vôo
Flape (flap) – Dispositivo hipersustentador que aumenta a curvatura da asa e, por conseqüência, a sustentação da aeronave
Flape de bordo de ataque (leading edge) – Dispositivo hipersustentador instalado na parte dianteira da asa que permite à asa produzir maior sustentação, permitindo, assim, que a aeronave decole ou aproxime com velocidades mais baixas, utilizando menos pista
Flape Fowler – O flape se desloca da parte inferior da asa para trás e para baixo, considerado o de melhor eficiência aerodinâmica
Flaperon – a superfície de comando de rolagem, o aileron, faz também a função de flape atuando em conjunto com o mesmo
Flare – Arredondamento (nariz para o alto) para o toque do trem principal na pista
Flight Director – Diretor de voo. Sistema que mostra ao tripulante a rota a ser mantida, através de barras, podendo receber informações dos comandos de piloto automático, FMS e marcações de navegação VOR/ILS
Fly-by-Wire – Pilotagem por comando elétrico, onde as ordens de comando introduzidas mecanicamente pelo piloto sobre o manche são transmitidas por sinais elétricos
FMA (Flight Mode Anunciator) – Anunciador do modo de vôo do PFD
FMGS (Flight Management Guidance System) – Sistema de gerenciamento de vôo formado por computador (FMC) e CDU (Control Display Unit)
FMS (Flight Management System) – Sistema de gerenciamento de vôo formado por computador (FMC) e CDU (Control Display Unit)
Força G – Força centrífuga atuando nas manobras, podendo elevar o peso do piloto e da aeronave
Foxtrot – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “F”
Fuel Flow – Equipamento marcador de consumo de combustível por hora
G
Galley – Seção da aeronave onde são armazenadas as bandejas com as refeições dos passageiros e tripulantes
Giro direcional – Instrumento que acusa a variação de rumo
Glareshield – Anteparo superior do painel
Glass cockpit – Cabine de nova geração que substitui instrumentos analógicos por displays multifuncionais de raios catódicos ou de cristal líquido
Glissar – Aumento da razão de descida com aplicação de comandos cruzados
GMT (Greenwich Mean Time) – Hora do meridiano zero de Greenwich. Hora oficial da aviação também indicada pelo designativo Zulu
Golf – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “G”
Governador – dispositivo da aeronave que permite ao piloto em comando alterar o passo da hélice
GPS (Global Positioning System) – Sistema de navegação baseado em satélites
GPWS (Ground Proximity Warning System) – Sistema para alerta de proximidade com o solo
Gradiente – Razão de subida determinada em função da velocidade da aeronave multiplicada pelo valor de gradiente determinado na carta de decolagem
Ground Speed – Velocidade de solo, contando correção de vento em rota
Guinada – Movimento em torno do eixo vertical da aeronave; nariz para a direita e esquerda
H
Heading bug – Seletor de proa do sistema de piloto automático
HF (High Frequency) – Transmissão de rádio por ondas curtas
Horizonte Artificial ou Indicador de Atitude – Instrumento que mostra as atitudes de arfagem (movimento da aeronave em torno de seu eixo lateral ) e bancagem (movimento da aeronave em torno de seu eixo longitudinal) da aeronave em relação ao solo
Hotel – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “H”
Hp (Horse Power) – Unidade de força (cavalo vapor)
Hpa (Hectopascal) – Unidade de pressão atmosférica
HUD (Head-up Display) – Painel transparente acoplado à frente do piloto em comando onde são projetadas as informações de atitude, altitude e velocidade da aeronave, evitando desta maneira o desvio da linha de visão do tripulante para o painel de instrumentos na curta final de aproximação
I
IAS (Indicated Air Speed) – Velocidade indicada
IATA – Associação do Transporte Aéreo Internacional
ICAO – Organização da Aviação Civil Internacional
Idle – Marcha lenta
IFR (Instrument Flight Rules) – Regras de vôo por intrumentos
ILS (Instrument Landing System) – Sistema de pouso por instrumentos formado pelo Glide Slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação e o Localizer (LOC), que indica o eixo da pista; ILS CAT I – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 800 metros da cabeceira a uma altura de 60 metros; ILS CAT II – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 400 metros da cabeceira a uma altura de 30 metros; ILS CAT III - sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos com visibilidade zero
IMC (Instrument Meteorological Conditions) – Condições meteorológicas de vôo por instrumentos
In Hg (Polegadas de Mercúrio) – Unidade de pressão atmosférica
India – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “I”
Indicador de Ng – Instrumento que indica a porcentagem de RPM que gira a turbina geradora dos gases do motor
Intradorso – Parte inferior da asa
ISA (International Standard Atmosphere) – Atmosfera padrão definida pela ICAO, onde a pressão é de 1013,25 hPa, a densidade de 1,225 kg/m2 e a temperatura de 15o C
Isoterma – Linha, num mapa, que liga pontos de mesma temperatura
ITT (Inter-Turbine Temperature) – Temperatura interna da turbina
J
JET-A – Designativo de querosene
Jet A1 – Designativo de querosene
Juliett – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “J”
Jump-seat – Assento para tripulante extra na cabine de comando
K
Kevlar – Fibra leve derivada do Nylon, mas bastante resistente
KIA (Knots Indicated Airspeed) – Velocidade indicada em nós
Kilo – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “K”
L
Lancevak - Após um picada, a aeronave realiza uma subida vertical até entrar em parafuso. Feita a recuperação, o piloto realiza o Lancevak, manobra onde o avião gira sobre os três eixos de vôo
Lima – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “L”
LNAV (Navegação Lateral) – Navegação lateral (rota) programada no FMS (sistema de gerenciamento de voo)
Load Factor – Aproveitamento das aeronaves, taxa de ocupação
Load sheet – Folha emitida pelo DOV (despachante operacional do vôo), com os cálculos de peso e balanceamento final do voo
Longarina – Principal elemento estrutural de asa e que está interligado à fuselagem
LPU (Low Pressure Unit) – Unidade pneumática externa utilizada para partida dos motores no caso de falha ou ausência de APU na aeronave
M
Mach – Medida de velocidade em razão da velocidade do som. O número Mach é a relação entre a velocidade de um móvel e a velocidade do som (340 m/s – 1220 km/h ao nível do mar)
Magnetos – Fonte de eletricidade do sistema de ignição
MALSR (Medium Intensity Approach Lighting System) – Sistema de iluminação de aproximação de média intensidade
Manômetro – Instrumento utilizado para medir pressões
Marcador Externo – Indica o FAF (Fixo de Aproximação Final) em um procedimento ILS e a antena está instalada entre 4,8 e 5,4 NM da cabeceira de pouso
Market Share – participação da companhia no mercado
Master – Chave geral da corrente de bateria
MCP (Mode Control Panel) – Painel de seleção de modos de navegação vertical e horizontal, e piloto automático
MDA (Minimum Descent Altitude) – Altitude mínima de descida
METAR – Informações meteorológicas de um aeródromo divulgadas para todo o país a cada hora. Boletins extras são conhecidos como SPECI
Meteoro – Serviço de informação meteorológica de responsabilidade dos centros de controle de tráfego aéreo (ACC)
MFD (Multi Function Display) – Tela multifunctional. Apresenta informações sobre um ou mais sistemas da aeronave. Oferece vários modos de visualização
Mike – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “M”
Milha Náutica (NM) – Unidade de distância equivalente a 1,852 quilômetro
Mistura ar-combustível – Termo utilizado para indicar a relação entre as massas de ar e gasolina. Na decolagem, se utiliza a mistura rica, que faz o motor funcionar com maior potência e menor eficiência. Quando se tem a mistura pobre, a potência é menor devido à falta de combustível, mas a eficiência é maior
MLW (Maximum Landing Weight) – Peso máximo de pouso
MMO – Mach Máximo Operacional
Montantes – Partes da aeronave que suportam esforços de compressão
MPH – Milhas por hora
MSA (Minimum Safe Altitude) – Altitude mínima de segurança num raio de 25 milhas de um auxílio à navegação descrito em carta aérea
MTOW (Maximum Takeoff Weight) – Peso máximo de decolagem
N
N1 – Rotação do compressor de baixa pressão de um reator
N2 – Rotação do compressor de alta pressão de um reator
NDB (Non Directional Beacon) – Transmissor de rádio que emite ondas eletromagnéticas para utilização em navegação aérea e pouso de não precisão. O NDB pode ser identificado pelo Código Morse e prefixo
Neoprene – é composto por uma chapa de borracha, expandida sob alta pressão e temperatura, revestida com tecido através do processo de vulcanização. Possui como principais características a flexibilidade, elasticidade, resistência e proteção isotérmica
NG – Regime da geradora de gases
Nós (knots) – Unidade de velocidade equivalente a 1,85 km/h
Nose wheel steering – sistema que permite a dirigibilidade da aeronave no solo
NOSIG - Sem mudanças meteorológicas significativas previstas
November – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “N”
NR – Rotação do motor principal
O
OAT (Outside Air Temperature) – Temperatura do ar externo
Oito preguiçoso – Manobra acrobática com duas seqüências seguidas de reversão
Oscar – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “O”
Oscilação fugóide – Alteração na estabilidade do pitch
P
PA (Passenger Address) – Sistema de comunicação interna da aeronave
Packs – Trocadores de calor pertencentes ao sistema de ar condicionado
Payload – Soma do peso dos passageiros e carga aérea
Papa – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “P”
PAPI (Precision Approach Path Indicator) – Indicador de trajetória de aproximação de precisão
Passageiros/km – quantidade de quilômetros voados por passageiro pagante
PCN (Pavement Classification) – Medida de resistência da pista
Perna Base – Segmento de aproximação para pouso, quando a aeronave curva para interceptar a final da pista em uso
Perna do Vento – Voo com rumo paralelo e oposto à pista em uso
Pés – Unidade de medida igual a 30,48 cm
PFD (Primary Flight Display) – Tela primária de vôo onde aparecem as indicações digitais de atitude, altitude, velocidade e navegação
Picar – Baixar o manche para a aeronave descer
POB (People on Board) – Pessoas a bordo, incluindo passageiros, tripulantes e tripulantes extras
Polegada – Medida inglesa de comprimento equivalente a 25,4 mm. Na maioria dos aviões com passo de hélice, há dois instrumentos para controle: 1º para o controle da hélice que indica as rotações da mesma – em rotações por minuto RPM; 2º para indicar a pressão de admissão do combustível – em polegadas de mercúrio – o Manifold. Por exemplo: o regime de subida da aeronave Piper PA-28-200, produzido sob licença pela Embraer e conhecido como Corisco, é de 2500 RPM com 25 polegadas
Ponto de orvalho – temperatura na qual a umidade de ar condensa sobre a superfície
Procedimento IAL (Instrument Approach and Landing) – Carta de aproximação e pouso por instrumentos
Profundor – Leme de profundidade, responsável pelo movimento de subir e descer da aeronave
Psi (Pound-force per square inch) – Libra por polegada quadrada é uma unidade de pressão
Push-back – Tratoramento da aeronave para partida dos motores
Q
QDM – Ângulo formado pelo Norte Magnético e a linha que liga o avião à uma estação NDB
QDR – Linha imaginária que parte da estação NDB para o avião, medida a partir do norte magnético
QRH (Quick Reference Handbook) – Manual de tonalidade amarela que contém a lista de tarefas que devem ser tomadas pela tripulação técnica no caso de uma pane ou emergência
Quadriplace – Aeronave de quatro assentos
Quebec – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “Q”
R
Radial – Uma linha de direção partindo de uma estação VOR, orientada a partir do Norte Magnético
Rádio altímetro – Sistema da aeronave que emite sinais para o solo e capta o retorno dos mesmos, para cálculo da altitude verdadeira
RDMI (Radio/Distance Magnetic Indicator) – Indicador rádio magnético para navegação baseada em auxílios do tipo NDB e VOR
Recirculation Fan – Sistema que reduz a carga de trabalho do ar condicionado através do reaproveitamento do ar proveniente da cabine de passageiros e do compartimento de equipamentos eletro-eletrônicos
RMI (Radio Magnetic Indicator) – Indicador rádio magnético para navegação baseada em auxílios do tipo NDB e VOR
RNAV – Rotas de navegação de área
RNP (Required Navigation Performance) – Performance requerida de navegação
Rolling takeoff – Decolagem sem parada na cabeceira
Romeu – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “R”
Rotaer – Guia oficial da aeronáutica de aeródromos e helipontos
RPM – Rotações por minuto
Runway incursion – Incidente de tráfego aéreo ou mesmo um acidente que envolve colisão no solo entre aeronaves ou entre aeronave, veículo ou pessoas
Runway slope – Grau de inclinação da pista
RVR (Runway Visual Range) – Alcance visual da pista
RVSM (Reduced Vertical Separation Mínima) – Novas regras de separação vertical mínima reduzida, que prevê separações de 1.000 pés entre os níveis de vôo 290 e 410
S
Sala AIS – Local onde são apresentados os planos de vôo e lidos os prognósticos meteorológicos e NOTAM (Notice to Airmen – informações operacionais de aeroportos e áreas terminais)
Satcom – Sistema de comunicação via satélites
Scanflow – Verificação dos sistemas da aeronave no cockpit
SCT (Scattered) – Céu parcialmente encoberto (3 a 4 oitavos de nuvens)
Selcal (Selective Calling System) – Sistema usado em conjunto com HF e VHF que permite a um operador de rádio chamar a aeronave através de um código que aciona uma campainha na cabine. Cada aeronave tem um código Selcal fornecido ao controlador de vôo pelo piloto em sua primeira chamada. É mais utilizado na comunicação HF
Semi-cantilever – Asa que requer escoras externas (tirantes ou cabos)
Semi-monocoque – Estrutura de fuselagem formada por cavernas, revestimento e longarinas
SHP (shaft horsepower) – Medida de potência medida no eixo da hélice
SID (Standard Instrument Departure) – Carta aérea que descreve o procedimento de saída por instrumentos de um aeródromo
Sidestick – Controle de vôo semelhante ao joystick de jogos eletrônicos
Sierra – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “S”
SIGMET (Significant Meteorological Information) – Informações meteorológicas significantes
SIPAER – Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes
Aeronáuticos
Slat – Dispositivo hipersustentador que permite à asa produzir maior sustentação
Speed brakes (Spoilers) – Freio aerodinâmico que impede o aumento excessivo de velocidade durante a descida. Atua também na frenagem, no solo; em manobras de curva em voo, em conjunto com os ailerons; e para aumentar a razão de descida quando o piloto automático está escravizado no modo de velocidade
Speed tape – Velocidade da aeronave indicada através de uma faixa vertical presente no indicador eletrônico de atitude (EADI)
Spinner – Cobertura do cubo da hélice
STAR (Standard Terminal Arrival Route) – Carta aérea que descreve o procedimento de aproximação para um aeroporto
STC (Supplemental Type Certificate) – Certificado suplementar de tipo
Steering – Equipamento que permite a dirigibilidade da aeronave no solo
Stick-pusher – Sistema que faz o manche ir para frente automaticamente, fazendo o ângulo de ataque da aeronave diminuir para se evitar o estol
Stick-shaker – Sistema que faz o manche trepidar, caso a aeronave estiver na iminência de entrar em estol
STOL (Short Take-Off and Landing Aircraft) – Aeronave que pousa e decola em pistas de comprimento reduzido
Stormscope – Aviônico que oferece visualização digital de descargas elétricas provenientes de nuvens do tipo CB (Cumulonimbus)
T
TACAN (Tactical Air Navigation System) – Sistema tático de navegação aérea
TAF (Terminal Aerodrome Forecast) – Previsões meteorológicas de um determinado aeroporto
Tail strike – Colisão da cauda da aeronave com o solo
Tandem – Cabine onde os assentos dos pilotos estão posicionados em linha vertical (um na frente do outro)
Tango – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “T”
TAS (True Air Speed) – Indicação da velocidade aerodinâmica ou verdadeira, que é a velocidade do avião em relação ao ar, utilizada nas fórmulas matemáticas de Teoria de Vôo
Taxiway – Pista de táxi
TAWS (Terrain Awareness and Warning System) – Sistema de alerta e para proximidade com o solo
TBO (Time Between Overhaul) – Intervalo de tempo para a realização da revisão geral
TCAS (Traffic Collision Alert and Avoidance System) – Sistema para alerta e evasão de uma colisão em voo
TCU (Towering Cumulus) – Cumulus de grande extensão vertical
TDZ (Touchdown Zone) – Zona de toque de pneus na pista
Temperatura assumida – Quando o peso atual de decolagem estiver abaixo do peso máximo de decolagem é possível inserir uma temperatura externa mais alta no FMS com o intuito de reduzir o N1 de decolagem, poupando os motores
Teto – Distância do solo à cobertura de nuvens
Tip-tanks – Tanques extras de combustível que são instalados nas pontas da asa
TMA (Terminal Control Area) – Terminal de controle aéreo
TOD (Top of Descent) – Ponto ideal de descida
Tomada NACA – Entrada aerodinâmica de ar, de baixo arrasto, desenvolvida pela NACA (antecessora da NASA)
Torque – Fração da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazer ele girar em torno de um eixo ou ponto central, conhecido como ponto pivô
Transponder – Aparelho responsável pela identificação da aeronave, emitindo um sinal de rádio, captado pelo radar e monitorado pelo controlador de vôo
Trem de pouso escamoteável – Trem de pouso que recolhe e fica alojado em compartimento fechado
Triciclo – Aeronave configurada com um trem principal na asa e uma roda dianteira (triquilha)
Triquilha – Roda dianteira de uma aeronave do tipo triciclo (trem principal nas asas)
TSO (Technical Standard Order) – Uma ordem emitida pelo FAA que garante o padrão mínimo para determinado artigo utilizado em aeronave
Tubo de Pitot – Dispositivo utilizado para captação da pressão atmosférica (estática) e dinâmica para a operação de alguns instrumentos tais como o velocímetro e o altímetro
Tunô – Giro de 360 graus em torno do eixo longitudinal
Turnaround – Manobra na qual a aeronave executa curva de 180 graus na cabeceira de uma pista
Turn&bank – Instrumento da cabine que indica a inclinação das asas da aeronave
U
ULM – Ultraleve motorizado
Uniform – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “U”
V
V1 – Velocidade na qual a tripulação já decidiu se continua a decolagem ou inicia uma RTO (rejeição de decolagem)
V2 – Velocidade mínima para superar obstáculos, voando monomotor
VASIS (Visual Approach Slope Indicator) – Indicador de ângulo de aproximação visual
VFE – Velocidade máxima de flapes estendidos
VFR (Visual Flight Rules) – Regras de voo visual
VHF (Very High Frequency) – Equipamento de rádio comunicação
VHF-2 – Segundo equipamento de rádio-comunicação da aeronave
VI – Velocidade indicada que não considera os erros de instalação do instrumento
Victor – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “V”
VMC (Visual Meteorological Conditions) – Condições meteorológicas visuais
VMO – Velocidade Máxima Operacional
VNAV – Navegação vertical programada no FMS
Vne – Velocidade nunca a exceder
VOR (VHF Omnidirectional Range) – Estação transmissora de sinal de alta freqüência utilizada para navegação aérea
VORTAC – Equipamento de VOR que também tem um módulo de TACAN (Tactical Air Navigation System), ou sistema tático de navegação aérea
Vortex Generators – Pequenas aletas utilizadas para perturbar o escoamento do ar. Normalmente utilizado para retardar o “descolamento” de uma camada de ar que passa por um perfil
VR – Velocidade de rotação
Vref – Velocidade final de aproximação
VSI (Vertical Speed Indicator), Variômetro ou Climb – Fornece indicação de razão de subida e descida
X
X-Ray – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “X”
W
Whiskey – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “W”
Wind shear (tesoura de vento) – Mudança abrupta de direção e velocidade do vento
Wing fences – Dispositivos que evitam o estol nas pontas da asa em virtude do atrito da camada limite (fina camada de ar de baixa velocidade aderente à superfície externa do aviâo) durante o percurso da mesma da raiz para as pontas da asa
Winglets – Dobras nas pontas da asa, que melhoram a aerodinâmica da aeronave, proporcionando mais economia de combustível
Y
Yankee – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “Y”
Yaw dumper - Amortecedor de guinada
Z
Zero Fuel Weight – Peso da aeronave incluindo passageiros e cargas e desprezando o combustível
Zulu – Palavra do alfabeto utilizado na aviação comercial para designar a letra “Z”
Fonte: Mundo Aero
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