terça-feira, 10 de julho de 2018

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Aracaju no dia 15


Além da final do Mundial da Rússia, os sergipanos poderão apreciar no domingo, 15, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em alusão à data de Emancipação Política de Sergipe, comemorada em 8 de julho. O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju, será na Passarela do Caranguejo, situada na Orla da Atalaia, e contará com sete pilotos fazendo as manobras nos aviões e outro piloto para fazer a locução, no solo, durante a apresentação.

A exibição do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha, é um desejo antigo da Aeronáutica de Sergipe, pois o Centro de Comunicação Social da corporação já havia feito a solicitação da apresentação do grupo para o estado. Aracaju será a segunda cidade a receber o grupo, de um circuito de 12 cidades de uma excursão que a EDA vai fazer nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Antes de chegar à capital sergipana, os Fumaceiros, como são conhecidos hoje, vão se apresentar em Salvador e depois seguirão para Recife. No dia 20 de junho, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete a visita do capitão Glauber Lage, piloto da esquadrilha, e do capitão aviador Diego Almeida Teixeira de Souza, da Força Aérea Brasileira (FAB) de Sergipe. O intuito da reunião foi tratar da apresentação do próximo dia 15 de julho.

A Esquadrilha

Localizada em Pirassununga, cidade a 208 km de São Paulo, a Esquadrilha da Fumaça foi fundada em 1952, e se apresenta desde 14 de maio de 1954. Hoje, a equipe da esquadrilha conta com 13 oficiais aviadores, um médico, um especialista em aviões, três oficiais de Comunicação Social e uma equipe de graduados especialistas.

Os aracajuanos, que vão apreciar a apresentação da EDA, poderão ver uma das fabricações da Força Aérea Brasileira. Trata-se do A-29 Super Tucano. Com fabricação da Embraer, o avião já foi utilizado em missões de defesa aérea, escolta, ataque leve, treinamento avançado, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça. Retomada, desde 2015, demonstrações aéreas com o Super Tucano, a esquadrilha realiza manobras com as aeronaves em suas exibições.

Com mais de 3.800 apresentações no Brasil e em 21 países do mundo e três recordes mundiais, em 1996, 2002 e 2006, o Esquadrão de Demonstração Aérea ou Esquadrilha da Fumaça, visitou se apresentou em Aracaju, há 16 anos, ou seja, em 2002, ano do pentacampeonato brasileiro da Seleção Brasileira. Neste ano, também de Copa do Mundo, o esquadrão pode, além de homenagear Sergipe, comemorar o hexacampeonato do Brasil.

Fonte: Portal Infonet
Foto: Regis Fonseca (Sergipe Drones)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.