sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Carro de transporte de bagagem bate em avião no Recife e atrasa voo internacional


Com voo marcado para sair à 1h28 desta sexta-feira (24), passageiros da Copa Airlines, que deveriam seguir para Miami (EUA), continuam no saguão do Aeroporto Internacional do Recife sem previsão de embarque. Isso porque um carro de transporte de bagagem bateu na aeronave panamenha, danificando parte da fuselagem. Sentados na frente do guichê da companhia, os passageiros reclamam da solução da Copa Airlines: enviar outro avião à capital pernambucana no sábado (25), mas sem previsão de horário.

O avião deveria ter decolado à 1h28 desta sexta-feira (24). Após seis horas de voo, ele pousaria na Cidade do Panamá, onde ocorreria uma conexão e troca de aeronave. Eles chegariam em Miami por volta das 12h desta sexta. Entretanto, os passageiros seguem no mesmo lugar há cerca de nove horas.

Gisele Costa e o marido fazem parte de um grupo de oito pessoas. Há um ano, resolveram viajar juntos. Eles aproveitariam a tarde desta sexta e o sábado para fazer compras em terras americanas, antes de embarcar em um cruzeiro no domingo (26).

“Muita gente já desistiu e foi para casa, crianças chorando. Nós continuamos tentando embarcar porque temos um cruzeiro. Não vamos mais ter esse tempo de passear lá. Estamos nessa loucura pedindo que eles tenham o mínimo de respeito com o brasileiro que compra a passagem, que quer fazer uma viagem. A gente nem viajou e eles conseguiram avariar nossa bagagem”, reclama Gisele ao dizer que a sua mala e a do marido foram rasgadas no momento da colisão.

Após o acidente, a primeira informação da companhia, segundo os passageiros, era que iriam enviar algumas fotos da fuselagem danificada para a sede no Panamá. Disseram, ainda, que esse procedimento era padrão e que não levaria mais de trinta minutos.

“Eles disseram que a Copa Airlines no Panamá tinha que autorizar a saída da aeronave. Porém, ficamos esperando uma resposta até às 7h, quando saímos da sala de embarque. Eles deveriam ter uma plano B. Por que não pediram outro avião assim que viram que esse não decolaria?”, questiona Gisele.

Ana Luisa Dutra e o marido também integram o grupo de Gisele. Moradores do município de Escada, na Zona da Mata Sul pernambucana, o casal conta que não tem nem roupa para vestir. “Íamos aproveitar para comprar em Miami. Nem tempo de comprar eu vou ter porque preciso embarcar no cruzeiro. Vamos ter que pegar a estrada cansados para ir em casa, pegar roupa e voltar, mas o pior disso tudo é o desgaste emocional”, explica.

A Infraero informou, às 11h30, que o novo voo está programado para às 4h30 do sábado (25). A previsão inicial, também repassada pela Infraero, era que a aeronave sairia do Recife à 1h20 do sábado (25).

Em nota, a Copa Airlines confirmou o horário. "Os passageiros não estavam a bordo no momento do incidente e, assim como os tripulantes, estão recebendo toda a assistência necessária. Eles foram realocados em hotéis próximos até o embarque em uma nova aeronave que está se deslocando para o referido aeroporto. O voo está previsto para decolar na próxima madrugada, às 4h30 (horário de Brasília)", disse.

Fonte: G1

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

GTA participa de Comandos Educativos na grande Aracaju




Até a próxima sexta-feira (24), o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA/SE) em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) de Aracaju, SMTT Barra dos Coqueiros, SMTT Socorro e Polícia Rodoviária Federal, realizam uma nova etapa da campanha “Seja amigo do Samu, se beber não dirija”.

Voltada para chamar a atenção dos motoristas no trânsito durante o período de carnaval, a atividade educativa serve para mostrar a parceria entre GTA e Samu no transporte aeromédico de pacientes em casos de necessidade de deslocamentos emergenciais.

Nesta quarta-feira (22), a concentração foi na rotatória do Conjunto Eduardo Gomes, município de São Cristóvão (SE). Nos Três dias de campanha, a aeronave do GTA fará pousos em pontos distintos.
 

Na quinta-feira (23), a concentração vai ser às 8h00 no Posto da Polícia Rodoviária Federal (saída de Aracaju) e por volta das 8h30 haverá o pouso da aeronave.

Na sexta-feira (24), às 7h, a concentração será após a ponte Construtor João Alves, município de Barra dos Coqueiros (SE). Às 7h30 está previsto o pouso da aeronave.

Haverá pousos da aeronave nos três dias da ação.
 

Fonte: GTA/SE (por Ricardo Pinho).

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Base Avançada do GRAer da PM da Bahia é inaugurada em Barreiras


Na tarde de sexta-feira (17), data em que a Polícia Militar da Bahia completa 192 anos de existência, foi inaugurou a primeira Base Avançada – BAVAN do Grupamento Aéreo no interior do Estado, localizada na cidade de Barreiras-BA, município do extremo oeste baiano, a 900 km de Salvador.

A BAVAN marca uma nova fase operacional do GRAER, que, a partir de agora, inicia o seu programa de expansão operacional, permitindo que suas ações aéreas de proteção e socorro da população sejam oferecidas no interior do estado, de forma permanente.

Fazem parte da estrutura um helicóptero, dois helipontos, um hangar e sede com alojamento para os policiais, sala de capacitação e dependências administrativas. “A função desse equipamento não é apenas cuidar do combate a crimes organizados, mas apoiar a polícia na segurança das cidades e da zona rural. Este helicóptero chega em até 20 minutos a várias cidades da região. Ainda vamos trazer alguns equipamentos e adequar a pista, para que um avião também possa fazer o pouso e vir diretamente para a Base Avançada”, afirmou Rui Costa, Governador da Bahia.

O espaço foi erguido e equipado por meio de uma parceria público-privada (PPP) e é o primeiro ponto fixo de apoio do Graer no interior do estado. Na oportunidade, o Governador Rui Costa entregou 23 viaturas, entre veículos 4 rodas e motocicletas, para unidades das PM e Polícia Civil que atuam na região oeste.


O presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba) e também da Associação dos Produtores de Algodão (Prodeagro), Celestiano Zamella, aprovou a parceria para a construção do Graer. “A parceria é um modo que os produtores acharam de construir alguma coisa, já que sozinho tínhamos algumas dificuldades, e o Estado, sozinho, também tinha. Isso quer dizer que estamos colaborando para que o produtor possa produzir com mais tranquilidade e que os moradores da cidade e da zona rural também tenham mais tranqüilidade. O objetivo é bastante simples. Acredito que obras deste tipo vão possibilitar outras parcerias”, comentou Celestiano Zamella.

Para o comandante do helicóptero do Graer, major Wildnei Rocha, “por ser uma área de fronteiras e de mata, o Graer vai dar um apoio muito maior às viaturas em terra, devido à mobilidade. A base dará suporte às operações ostensivas e investigativas, além das ações de resgate e salvamento”.

A solenidade contou com a presença de Rui Costa, Governador do Estado, Maurício Teles, Secretário de Segurança Pública, Ary Pereira, Subsecretário de Segurança Pública, Cel PM Anselmo Brandão, Comandante Geral da PMBA, Cel BM Teles, Comandante Geral do CBMBA, Cel PM Lázaro, Comandante de Policiamento Especializado, Ten Cel PM Renato, Comandante do GRAER, prefeitos do município e da região, deputados, vereadores, e membros da sociedade barreirense e região.



Fonte: Piloto Policial

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Começou a folia no Aeroporto do Recife


No Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre já é tempo de folia. Em comemoração à Festa do Momo, o terminal recifense ganhou mais um atrativo para os passageiros e usuários: o monumento “Pernambuco, coração da folia”. Instalado na área central do piso térreo, a nova atração é uma parceria da Infraero com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

O monumento, cujo desenho tem um coração vazado nas cores amarelo, azul e verde, além de confetes que remetem ao Carnaval, conta com um espaço para apreciar a cidade e tirar fotos. Para facilitar o acesso de pessoas que usam cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida, a estrutura tem uma rampa de piso antiderrapante. A instalação foi realizada na madrugada do dia 9/2 e estará à disposição dos usuários até 6/3.
“Esse é mais um atrativo para os passageiros que vão desembarcar no Aeroporto do Recife e poderão fazer vários registros no Guararapes durante o período carnavalesco”, afirmou o superintendente do aeroporto, Carlos Antônio da Silva.

Vários turistas já aproveitaram para fazer fotos. “Estou voltando para Minas Gerais e vim ao Recife à trabalho. Estou muito feliz com a oportunidade de vivenciar o Carnaval pernambucano no terminal”, comentou o mineiro Wdson Alex Santos, de 55 anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Gol vende e arrenda cinco B737 e sugere novos destinos


A Gol Linhas Aéreas Inteligentes revelou um contrato de venda e arrendamento (sale and leaseback) de cinco aviões Boeing 737 MAX 8 com a empresa Awas, especializada em leasing de aviação comercial.

Os jatos têm valor total de US$ 550 milhões e serão entregues entre junho e novembro de 2018. Os termos do contrato apontam que as aeronaves serão alugadas por 12 anos.

Na negociação, a Gol tem a intenção de modernizar sua frota, que é composta em totalidade pela família B737. A transportadora afirmou que os 737 MAX 8 serão equipados com tecnologia de última geração e vão apresentar melhor desempenho operacional, maior alcance e maior peso máximo para decolagem (maximum take-off weight, ou MTOW).

A redução de gastos com combustível é outro benefício a ser trazido com a revitalização. Os aviões vão poder voar até 6,5 mil quilômetros – hoje são 5,5 mil quilômetros - e MTOW de até 82 toneladas em comparação às 70 toneladas atuais. “Desta forma, a Gol poderá oferecer voos sem escalas para os mercados de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Cancun”, destacou.

Demais benefícios aos 737 MAX 8 ainda incluem diminuição de até 15% no consumo em relação ao 737 800 Next Generation (NG) e redução de emissões de gases de efeito estufa em comparação com 737 NG. O 737 MAX tem 40% a menos de ruído do que os aviões de um corredor.

A transportadora assinalou também que os jatos arrendados terão alcance mais de 500 quilômetros em relação com o Airbus 320neo, seu concorrente. A configuração do 737 MAX 8 passará a permitir o acréscimo de nove assentos. A Gol espera gastar até menos 8% de combustível por assento do que o A320neo.

A aérea brasileira tem 120 aeronaves em sua frota, com idade média de oito anos.

Fonte: Panrotas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Grupamento Aéreo da PMBA forma a primeira turma de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas



A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou, entre os dias 2 e 27 de janeiro de 2017, o I Curso de Operador de RPAS (CORPAS) sob a responsabilidade acadêmica do Grupamento Aéreo (GRAER) da PMBA e sob a supervisão pedagógica do Instituto de Ensino e Pesquisa da PMBA (IEP).

Esse curso é um dos projetos que compõem o PROGRAMA RPAS desenvolvido pelo GRAER para aplicação na atividade aérea de Segurança Pública e de Defesa Civil. Os alunos participantes foram selecionados conforme Edital n.º IEP/CPCP 053/12/2016.

O GRAER é a unidade responsável por validar o cumprimento das normas específicas pelas unidades da PMBA interessadas em fazer uso de RPAS no espaço aéreo brasileiro, conforme prevê a Portaria n.º 151-CG/16.

A aderência ao protocolo institucional de validação do uso de RPAS deveu-se à vocação natural do GRAER para os assuntos técnicos em aviação, bem como à expertise acumulada ao longo dos seus 10 anos de excelentes serviços prestados à sociedade baiana.

O Curso de Operador de RPAS (CORPAS) é um projeto de capacitação com duração de 60 horas-aula, cuja primeira edição foi encerrada na sexta-feira (27).

O curso possui o formado de ensino a distância (EAD), na modalidade semipresencial, tendo a relação ensino-aprendizagem ocorrido da seguinte forma: 75% do conteúdo foi difundido em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e 25% do conteúdo foi facilitado de forma presencial. O AVA é outro exemplo de projeto, desenvolvido no GRAER, que forma a base de sustentação do Programa RPAS.

Voltado para aeronaves Classe 3, segundo a classificação sugerida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o curso aborda disciplinas e atividades que sustentam o voo seguro e que estejam alinhadas com o uso permitido dessas aeronaves.

O currículo do curso foi preenchido com base nas doutrinas e nos conhecimentos previstos em leis, regulamentos e conteúdos em vigor no Brasil; além daqueles oferecidos pela Federal Aviation Administration (FAA), por falta de referência escrita no nosso país.

Na sexta-feira (27/01), às 15h, realizou-se o encerramento das atividades do curso, o qual contou com a participação de 18 (dezoito) alunos.

Todos os integrantes dessa turma são lotados na estrutura de governo do Estado da Bahia cujo objetivo é atender diretamente a sociedade.

Agora, o Sistema de Defesa Social poderá contar com aeronaves remotamente pilotadas para apoiar as atividades de Segurança Pública e de Defesa Civil no Estado da Bahia. Após o encerramento do I CORPAS, os alunos retornam para as suas organizações.

Fonte: Piloto Policial

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

FAA autorizou voo de Drone em aeroporto pela primeira vez nos EUA


A menos que você tenha uma autorização especial de voo do FAA, é terminantemente proibido efetuar voos com drones próximo a qualquer aeroporto.

As restrições às operações de drones perto dos aeroportos têm a ver com a segurança de voo, onde não só os drones correm o risco de colidir com os aviões, mas também podem distrair um piloto.

Pela primeira vez, sob as novas regras de operações de drones expedida pela FAA, a agência concedeu a permissão para a operação de um drone próximo a um grande aeroporto, com espaço aéreo classificado como Classe B.

Em 10 de Janeiro de 2017, a empresa 3D Robotics (3DR) recebeu tal permissão e realizou os primeiros voos de drones em um grande aeroporto sob a nova regulamentação FAA Part 107 sobre operação comercial de drones.

A 3DR realizou sete voos no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta (ATL), o aeroporto mais movimentado do mundo, que em 2015 se tornou o primeiro aeroporto do mundo a ultrapassar 100 milhões de passageiros anuais. A 3DR foi encarregada da coleta de imagens de duas estruturas de estacionamento do aeroporto, com quatro andares cada, que será demolida.

A 3DR explicou que obteve a permissão do FAA ao cumprir a exigência de manter a equipe de voo em contato e coordenação por rádio com a torre de controle do aeroporto em todos as fases de voo do drone.

Com os drones, a equipe de engenharia conseguiu coletar dados necessários para planejar a demolição das duas estruturas de estacionamento em apenas algumas horas, uma tarefa que teria levado semanas sem a sua utilização.

Fonte: Piloto Policial

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

MAIOR BLOCO DO MUNDO ABRE-ALAS NO AEROPORTO DO RECIFE


Oficialmente considerado pelo Guinness Book - o livro dos recordes - o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada sai todo sábado de Carnaval do bairro de São José, no Recife. Neste ano, a agremiação antecipou a festa para abrir as comemorações no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Desde a sexta-feira (10) até o dia 6 de março, um Galo todo pomposo faz a folia dos passageiros e usuários do terminal recifense, na área central do piso de desembarque.

Em pé, entre as escadas rolantes do térreo, o Galo da Madrugada expõe as principais cores da bandeira do estado de Pernambuco – vermelho, verde azul e amarelo. Idealizado pelo cenógrafo Ary Nóbrega, a alegoria participou dos desfiles da agremiação de 2003 até 2013. Para o presidente do bloco, Rômulo Meneses, ter o Galo exposto no terminal aeroportuário é dar a oportunidade de os turistas marcarem presença no Carnaval de Pernambuco. “Estamos dando as boas vindas a todos que chegam ao Recife por via aérea, despertando o interesse para participarem da nossa festa”, afirmou.

      “Com o apoio dos nossos parceiros, queremos receber os passageiros e usuários do Aeroporto do Recife, antecipando a folia do Carnaval. Esse é só o começo de uma festa maravilhosa que estamos preparando e que vai deixar todos que passarem pelo terminal no clima carnavalesco”, comentou o superintendente do Guararapes, Carlos Antônio da Silva.

Sobre o Galo

A agremiação foi criada por Enéas Freire em 1978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no bairro de São José. Em 2016 o Galo levou mais de 2,5 milhões de pessoas às ruas do Recife.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Avianca Brasil anuncia operações extras durante o Carnaval


A companhia aérea Avianca Brasil anunciou que vai oferecer voos extras para melhor atender os passageiros que viajarão para alguns dos destinos mais demandados durante o período do Carnaval, como Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo.

Ao todo, serão 109 operações adicionais realizadas entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março. A cidade de Salvador receberá voos de Brasília, Rio de Janeiro (Tom Jobim) e São Paulo (Congonhas e Guarulhos). Já Florianópolis terá mais opções de voos de São Paulo (Guarulhos).

Os bilhetes para os voos extras já estão disponíveis para venda pelo site www.avianca.com.br. 

Fonte: Revista Flap

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

AEROPORTO INTERNACIONAL DE SALVADOR RECEBE FORÇA-TAREFA PARA O CARNAVAL 2017


A Infraero já deu início à preparação do Aeroporto Internacional de Salvador/Dep. Luís Eduardo Magalhães (BA) para receber os milhares de passageiros que são esperados durante o Carnaval 2017. A previsão é que todas as iniciativas previstas no plano especial para o terminal soteropolitano estejam concluídas até o próximo dia 15.

Além de Salvador, outros aeroportos da Rede contarão com plano especial para o atendimento da demanda prevista para o Carnaval.

Esse planejamento inclui o aumento do número de funcionários do setor de limpeza; recuperação das torres de refrigeração e consequente ampliação da capacidade do sistema de ar condicionado; remanejamento temporário de empregados da Infraero de outros aeroportos para monitoramento da movimentação no terminal de Salvador; reforço das equipes de Manutenção para acompanhamento de sistemas como escadas rolantes, elevadores, esteiras de restituição de bagagem; e remoção dos tapumes de obras, com reflexos na melhoria do fluxo de veículos no meio fio de desembarque.

Além disso, toda a movimentação do Aeroporto de Salvador será acompanhada de Brasília, durante todo o período de Carnaval, pelo presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, e pelos diretores de Aeroportos, Operações e de Engenharia.

“Salvador é um dos principais destinos turísticos de quem quer aproveitar o Carnaval, e nossa meta é manter o aeroporto preparado para atender os passageiros da melhor forma possível”, destaca o diretor de Aeroportos da Infraero, Leandro Magalhães.

Movimento no Carnaval

Entre os dias 23/2 e 2/3, são esperados 232 mil embarques e desembarques no Aeroporto Internacional de Salvador. Nesse período, estão previstos 250 voos extras.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Aeronave-laboratório IU-50 completa seis meses de atividades na FAB


Com duas novas aeronaves-laboratório, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) completa seis meses desde a chegada do primeiro Legacy 500 - denominado, na FAB, como IU-50. Nesse período, já foram mais de 450 horas de voo e 50 inspeções de auxílio à navegação. Entre as inspeções, quatro delas são referentes a procedimentos que o GEIV não conseguia realizar antes da chegada do Legacy 500: os aeroportos de Maringá (PR), Londrina (PR), Navegantes (SC) e Caxias do Sul (RS) foram certificados para realização do procedimento RNP AR APCH, para navegação baseada em performance. Isso possibilita o pouso mesmo quando as condições meteorológicas estão desfavoráveis.

Segundo o oficial de operações do Grupo, Major Bruno Michel Marcondes Alves, além do novo procedimento, a tripulação já percebeu outros ganhos para as missões de inspeção com a chegada do Legacy 500. “São três aspectos principais. Em primeiro lugar, o uso da câmera a laser a bordo, fazendo com que não seja necessário o pouso para instalar equipamentos de medição nos aeroportos, principalmente na inspeção de ILS [sistema que permite pouso por instrumentos].

Reaparelhamento

O processo de renovação dos aviões-laboratório faz parte do projeto I-X. O primeiro dos seis Legacy 500, adquiridos da Embraer, chegou ao GEIV em 23 de setembro. Até então, a frota de aeronaves que faziam inspeções em voo era composta de quatro Bandeirantes e quatro Hawker 800XP.

O que é inspeção em voo? 

O Grupo Especial de Inspeção em Voo testa, na prática, se os dados fornecidos pelos equipamentos de auxílios à navegação - instalados dentro e fora dos aeroportos - são confiáveis. Esses equipamentos enviam informações às aeronaves, indicando o caminho que deve ser seguido. Eles balizam os pilotos para pousos e decolagens não só em condições normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável.

Fonte: fab.mil.br

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Gol aprova empréstimo de US$ 50 mi de parceira Delta



Após chegarem ao número de 700 mil passageiros transportados em conjunto, no final do ano passado, a parceria de mais de cinco anos entre Gol e Delta Air Lines teve mais um episódio importante na noite do último dia (31): em reunião, o conselho de administração da Gol autorizou a tomada de US$ 50 milhões por empréstimo da empresa norte-americana, com vencimento no final de 2020, segundo ata divulgada após o encontro.

Segundo a ata da reunião, o empréstimo é uma “obrigação de reembolso”, acordada em contrato de agosto de 2015 com a companhia estadunidense. Outras medidas acertadas foram a emissão de uma nota promissória no valor de US$ 60 milhões, vinculada ao mesmo acordo de reembolso, e um contrato de manutenção de motores de aviões da Gol, aprovado pela Delta.

O empréstimo acontece quase um ano depois do prejuízo de US$ 25 milhões que a Delta Air Lines teve com a empresa brasileira.

Ainda na reunião, o economista Antônio Kandir foi eleito membro dos comitês de política financeira e de políticas de risco.

A ata da reunião está disponível no site da Gol para investidores.

Fonte: www.panrotas.com.br

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

GTA de Pernambuco orienta operadores de Drones sobre uso seguro no Carnaval 2017


O Grupamento Tático Aéreo de Pernambuco, responsável pelas Operações Aéreas Policiais em todo o Estado, alerta a sociedade e também os aeromodelistas, hobbystas, entusiastas e operadores de Drones, sobre a importância do uso seguro e consciente desses equipamentos no período Carnavalesco.

O VANT (Veículo Aéreo não tripulado) ou ARP (Aeronave Remotamente Pilotada), popularmente conhecido por “Drone” (Zangão em Inglês) é toda aeronave em que o piloto não está a bordo e controla o equipamento a distância. Elas podem ser, basicamente de Asa fixa (Aviões e Asas Zagi) ou de Asa Rotativa (Multi-rotores ou Helicópteros).

Em meados de 1980 foram criados os primeiros drones de uso militar, porém só após algumas décadas, começaram a ser vendidos aos consumidores para fins de recreação. Após 2010, os multi-rotores Quadcópteros foram amplamente aceitos, e suas vendas batem recordes a cada ano, pois podem ser utilizados em diversas aplicações – monitoramento, filmagens e fotografias aéreas, agricultura, tendo um ótimo custo X benefício nas operações.

Usados para fins comerciais ou não, essas aeronaves remotamente controladas disputam o mesmo Espaço Aéreo utilizado pelas aeronaves TRIPULADAS em geral. Por isso, Órgãos de Controle da Aviação (ANAC e DECEA) foram obrigados a Regular e Normatizar tal atividade, além da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) que também homologa o Rádio Controle utilizado em cada equipamento. Tudo isso é feito para aumentar a segurança do tráfego aéreo.

Em princípio, quem quiser operar qualquer um desses equipamentos, deve, antes de tudo, conhecer algumas normas que regulam as operações. A ANAC, por exemplo, disponibilizou um Guia para fiscalização da operação de AERONAVES NÃO TRIPULADAS, onde podem ser lidas normas básicas de utilização.

Com o objetivo de alertar e educar toda a comunidade Pernambucana, o GTA traz oito tópicos mais relevantes sobre Operações com Drones, os quais jamais podem ser negligenciados pelos Operadores:

1) Nunca voe acima de 30m;
2) Nunca distancie seu equipamento mais que 300m;
3) Nunca voe próximo a aeroportos ou Helipontos (distância mínima de afastamento 5Km);
4) Nunca voe próximo a quaisquer edificações (distância mínima de afastamento 30m);
5) Nunca voe a mais de 55km/h;
6) Nunca perca seu equipamento de vista;
7) Nunca voe no período noturno;
8) Nunca sobrevoe pessoas.

Os usuários devem acessar também o portal oficial do DECEA, além de ler a ICA 100-40 (Instrução do Comando da Aeronáutica ), que estabelece Normas para o SISTEMAS DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS E O ACESSO AO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO.

Lembrem-se que o descumprimento de quaisquer normas acima descritas pode ensejar apreensão do equipamento, além de sanções penais e cíveis para o operador do equipamento.

Fonte: Piloto Policial