quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Grupamento Aéreo da PMBA forma a primeira turma de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas



A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou, entre os dias 2 e 27 de janeiro de 2017, o I Curso de Operador de RPAS (CORPAS) sob a responsabilidade acadêmica do Grupamento Aéreo (GRAER) da PMBA e sob a supervisão pedagógica do Instituto de Ensino e Pesquisa da PMBA (IEP).

Esse curso é um dos projetos que compõem o PROGRAMA RPAS desenvolvido pelo GRAER para aplicação na atividade aérea de Segurança Pública e de Defesa Civil. Os alunos participantes foram selecionados conforme Edital n.º IEP/CPCP 053/12/2016.

O GRAER é a unidade responsável por validar o cumprimento das normas específicas pelas unidades da PMBA interessadas em fazer uso de RPAS no espaço aéreo brasileiro, conforme prevê a Portaria n.º 151-CG/16.

A aderência ao protocolo institucional de validação do uso de RPAS deveu-se à vocação natural do GRAER para os assuntos técnicos em aviação, bem como à expertise acumulada ao longo dos seus 10 anos de excelentes serviços prestados à sociedade baiana.

O Curso de Operador de RPAS (CORPAS) é um projeto de capacitação com duração de 60 horas-aula, cuja primeira edição foi encerrada na sexta-feira (27).

O curso possui o formado de ensino a distância (EAD), na modalidade semipresencial, tendo a relação ensino-aprendizagem ocorrido da seguinte forma: 75% do conteúdo foi difundido em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e 25% do conteúdo foi facilitado de forma presencial. O AVA é outro exemplo de projeto, desenvolvido no GRAER, que forma a base de sustentação do Programa RPAS.

Voltado para aeronaves Classe 3, segundo a classificação sugerida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o curso aborda disciplinas e atividades que sustentam o voo seguro e que estejam alinhadas com o uso permitido dessas aeronaves.

O currículo do curso foi preenchido com base nas doutrinas e nos conhecimentos previstos em leis, regulamentos e conteúdos em vigor no Brasil; além daqueles oferecidos pela Federal Aviation Administration (FAA), por falta de referência escrita no nosso país.

Na sexta-feira (27/01), às 15h, realizou-se o encerramento das atividades do curso, o qual contou com a participação de 18 (dezoito) alunos.

Todos os integrantes dessa turma são lotados na estrutura de governo do Estado da Bahia cujo objetivo é atender diretamente a sociedade.

Agora, o Sistema de Defesa Social poderá contar com aeronaves remotamente pilotadas para apoiar as atividades de Segurança Pública e de Defesa Civil no Estado da Bahia. Após o encerramento do I CORPAS, os alunos retornam para as suas organizações.

Fonte: Piloto Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.