A última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE mostrou que 14,5% dos brasileiros, algo em torno de 24 milhões de pessoas, tem mais de 60 anos. Por conta desta pesquisa, o Brasil já é considerado um dos países que possui uma das maiores taxas de crescimento da população idosa do mundo. O aumento desta parcela da sociedade, que está fora do processo produtivo e que vive de aposentadoria, representa um novo segmento para o turismo.
Em Sergipe, principalmente na capital, Aracaju, há também opções noturnas para este público. Os quitutes sergipanos, nos famosos cafés regionais e sair para dançar em casas noturnas com apresentação de artistas locais com direito a dança de salão. Enfim, de Norte a Sul, Sergipe está nos caminhos da Melhor Idade. "É uma preocupação do Governo do Estado fortalecer este turismo, tanto qualificando os profissionais para atender este público, quanto adequando os espaços para a perfeita locomoção dos idosos. Reconhecemos que este é um segmento da sociedade que são formadores de opinião e, principalmente, buscam um turismo diferenciado e mais cultural”", disse o secretário de Turismo, Elber Batalha.
Segundo a secretária de Assistência Social de Areia Branca, Irani Batista Santos, esse público já está com a vida financeira estável, criaram os filhos, se aposentaram e adquiriram a maioria dos bens materiais que vislumbravam, "restando tempo livre para aproveitar a vida. Nesse caso, não há opção melhor do que viajar e conhecer novos lugares", explica.
As cidades sergipanas são cheias de cores, vida e proporcionam as pessoas de todas as idades passeios inesquecíveis. Segundo João Valmir de Souza, presidente da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado de Sergipe e presidente do Conselho Estadual dos Direitos de Proteção dos Idosos, não é para menos que Sergipe é também qualidade e destino de vida para a melhor idade. "O segmento turístico para este público está crescendo a cada ano devido ao aumento do público potencial e, principalmente, pela maior conscientização da população da melhor idade sobre a importância da atividade física e do lazer para se ter uma vida mais saudável", esclarece.
Caminhar pela Orla em Aracaju, tomar uma água de coco, fazer esportes, realizar compras e comer uma deliciosa tapioca são pontos que atraem este público para a capital sergipana. "Os roteiros sergipanos são as melhores opções, por proporcionar praias, museus, hotéis e pousadas com conforto e comodidade, enfim, todos os atrativos para a melhor idade”", disse João Souza.
Descobrir as virtudes da velhice e envelhecer com boa qualidade de vida tem sido uma preocupação constante dos seres humanos. "Somos estimulados ao movimento, ao contato com a natureza, conhecemos novas pessoas, redescobrimos novas motivações e novas possibilidades para a vida depois dos 60 anos e, principalmente esquecemos os problemas. Amo realizar estes passeios", disse Tereza Santos, de 65 anos que é de Areia Branca e sempre vem a Aracaju para passear.
Para Cleudeves Santos, do núcleo de gerontologia do SESC/SE, inserir o idoso em grupos é muito importante para manutenção da sua qualidade de vida. "“Esses pacotes oferecem toda uma programação especial, com atividades recreativas e culturais para idosos, além de estimular a saúde, com atividades físicas e cuidados na alimentação".
Programa “Viaja mais, melhor idade”
É um programa que visa estimular as viagens de pessoas com 60 anos ou mais, como forma de promover a inclusão social delas, proporcionando oportunidade de viajar e de usufruir dos benefícios da atividade turística. Por meio do programa ‘Viaja mais, melhor idade’, o Ministério do Turismo pretende fortalecer o turismo interno regionalizado, garantindo maior estabilidade do setor de serviços; estimular a atividade turística nos períodos de baixa ocupação; proporcionar ao público-alvo melhor conhecimento do país.
O turismo na terceira idade está em alta e nunca se viu tantos pacotes e promoções tão específicos como nos últimos tempos. De acordo com a dona da agência de turismo Zezé Tur, Maria José Correia, viajar pelo estado sergipano é surpreendente. "Fazemos parte do programa ‘Viaja mais, melhor idade’, do Ministério do Turismo (Mtur), o que aumentou a procura desse grupo por pacotes turísticos, tanto para fora quanto para os roteiros sergipanos. Sergipe é um recanto, calmo e está preparado para receber este público", expõe.
Fonte: Secretaria de Estado do Turismo - Setur
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.