domingo, 5 de fevereiro de 2012

Infraero divulga balanço de 2011 em reunião do Fortur

Aconteceu na manhã do dia 01 a 22º reunião ordinária do Fórum de Turismo em Sergipe (Fortur/SE), no auditório do Hotel da Costa. Nesta primeira reunião do ano do foram abordados diversos temas como Verão Sergipe 2012, o recorde de passageiros no aeroporto Santa Maria, as ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além da reativação do núcleo gestor do código de conduta ética do turismo.
Segundo o superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt, o aeroporto Santa Maria encontra-se acima da média nacional em relação à oferta no número de assentos. Esses dados variam de acordo com o mês. Em 2009 tínhamos 10 voos diários em 2012 pulamos para 24 novos voos e agora mais 3 estão operando no estado. Diariamente cerca de 6 mil pessoas circulam pelo terminal e no ano aproximadamente 2 milhões. São mais de mil profissionais trabalhando no complexo aeroportuário, esclareceu.
O secretário de Turismo, Elber Batalha ficou bastante entusiasmado com as novas informações das movimentações aeroportuárias do Santa Maria. "Este crescimento nos número de aeronaves pousando no estado mostra o quanto estamos sendo procurados e vistos lá fora. Os novos voos que estão vindos dos estados de Pernambuco, Bahia e Belo Horizonte vão atender a grande demanda do Nordeste e isso só vai reforçar que estamos no caminho certo com a política do Governo do Estado em divulgar nosso destino para o mundo", disse.
Crescimento
Ainda durante o Fortur, o superintendente Infraero fez questão de ressaltar também o aumento do número de voos e do fluxo de turistas no aeroporto. Segundo Bittencourt, houve um crescimento de 16,24% no número de desembarque em 2011 em relação ao ano anterior, sendo Santa Maria o aeroporto que mais cresceu no Nordeste. No mesmo período, o aeroporto de Pernambuco registrou um crescimento de 8%, o da Bahia 7,6%, e do Rio Grande do Norte, 6% e 12,4% em Fortaleza. "Por conta deste aumento no fluxo no aeroporto, o Santa Maria vai passar por ampliação, que já se encontra em licitação e o as obras estão previstas para iniciarem no segundo semestre", informou Bittencourt.
Reforma
Para se adaptar ao aumento no número de passageiros, o aeroporto Santa Maria vai passar por mudanças. De acordo com a Infraero, somente o aumento natural da chegada de turistas já era motivo para ampliar o aeroporto, mas com a realização de jogos de caráter internacional este fluxo aumentará. Durante a reunião do Fortur, foi exposta uma maquete da primeira etapa de como será o aeroporto após a ampliação. O aeroporto Santa Maria vai triplicar o seu tamanho e ganhará novo local para embarque e desembarque, podendo atender voos de aeronaves de grande porte e passageiros da costa da Europa. A obra será feita em duas etapas, uma estará pronta até 2013 e a conclusão das obras ocorrerá em 2015. Por conta disso o funcionamento do aeroporto sofrerá algumas mudanças de horários.
Presenças
Participaram da 22º reunião ordinária do Fórum de Turismo em Sergipe representantes do Banco do Nordeste (BNB), da Secretaria da Cultura (Secult), da Fundação Municipal da Cultura e Turismo (Funcaju), as prefeituras de Estância, São Cristovão e Laranjeiras, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih), a Asssociação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), o Aracaju Convention e Visitors Bureau (AC&VB), Associação dos Organizadores de Eventos e Conveções (Abeoc), Associação dos Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet), do Sebrae, Senac e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Fonte: Ascom/Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.