quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Profissionais Do GTA Sergipe Participam De Missões Do IBAMA


A Secretaria de Segurança Pública conta com dois profissionais atuando em missões especiais do Instituto.

Considerada entre os profissionais de segurança pública como algumas das mais complexas, as Operações Aéreas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) são uma excelente oportunidade para especialização das equipes de todo o país. Desde a última semana, a Secretaria de Segurança Pública conta com dois profissionais atuando em missões especiais do instituto.

O Oficial de Segurança de Voo e piloto de helicóptero, major BM Danilo Carvalho, e o Tripulante Operacional do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe, sargento PM Robson Andrade, estão na região central do país. Durante um período de aproximadamente 15 (quinze) dias, os profissionais estarão integrando o Núcleo de Operações Aéreas (NOA) do órgão federal, para realizar atividades em diversas partes do país, mas com principal foco na região da Amazônia.

As missões do Ibama possuem características bem específicas e grau de dificuldade elevado. “Tendo em vista os locais de atuação e também devido às situações para pouso, voo e decolagem, as atividades ocorrem frequentemente em locais extremamente restritos. Precisamos atuar com a máxima segurança operacional, técnica conhecida como voo com gerenciamento de risco?”, afirmou o piloto major Danilo.

As operações serão executadas com poder de Polícia Ambiental e incluem transporte aeromédico, busca e salvamento, prevenção e combate a incêndios florestais, transporte de fiscais federais, monitoramento e demarcação de áreas de desmatamentos, dentre outras missões que exijam a utilização do helicóptero. “As missões que realizamos, são de suma importância para adquirirmos mais conhecimento e aumentar o nosso nível de alerta para as atividades que desempenhamos em Sergipe”, enfatizou o tripulante Sgt Andrade.

“Reconhecidamente, os profissionais que atuam periodicamente nas missões do Ibama, somam experiências de Operações Aéreas, que servirão ainda mais para a execução das atividades de Segurança Pública em seus respectivos Estados de origem”, ressaltou, o piloto PC Virgílio Dantas, coordenador do GTA.

Fonte: Ricardo Pinho

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Helibras leva à Labace a experiência de 38 anos fabricando helicópteros no Brasil



A Helibras confirmou as novidades que estarão em exposição em seu estande durante a 13ª edição da Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, o maior evento voltado para a aviação executiva da América Latina que acontece de 30 de agosto a 01 de setembro em São Paulo.

Um helicóptero Esquilo em sua mais recente versão, o H125, com interior VIP com banco de couro e detalhes exclusivos estará na área externa do estande. Ao lado dele, uma maca para transporte aeromédico destaca a atuação e a versatilidade do modelo, em meio a diversos equipamentos opcionais, para atuação aeromédica.

Na edição de 2016, a empresa também trará ao evento o diferencial de ser a única fabricante de helicópteros da América Latina, destacando no estande os serviços realizados na unidade de Itajubá (MG).

Estará em exposição um conjunto dinâmico de H125 seccionado para possibilitar a visão do funcionamento e interior da caixa de transmissão principal, de cauda e do mastro. Os reparos e a revisão geral desse conjunto são feitos apenas pela Helibras no Brasil. A empresa também mostrará modelos de pás reparadas em sua oficina, que é a única homologada na América Latina para esse tipo de serviço.

Uma área específica do estande também vai mostrar a linha de serviços HCare. Novidade entre as atividades já desempenhadas pela empresa, como manutenção, reparos, modernizações e treinamentos, o serviço HCare Smart propõe o gerenciamento de materiais para atender o cliente sob pagamento parcelado por hora de voo, evitando aquisição de estoque próprio e podendo contar com reserva de peças e ferramentas da Airbus Helicopters em todo o mundo.

O primeiro contrato de aquisição de um helicóptero Esquilo com o novo sistema de gerenciamento HCare Smart será assinado durante a Labace, no estande da empresa.

A Helibras ainda vai anunciar na feira o início da Demo Tour do primeiro H135 civil modernizado pela empresa no país que percorrerá ainda outras capitais brasileiras nas próximas semanas.

Entre os demais modelos da Airbus Helicopters destinados ao mercado civil, os visitantes da Labace terão a experiência de entrar em um H175 por meio de óculos de realidade virtual e conhecer a cabine do helicóptero em configuração VIP e para o mercado Oil & Gas.

Seminário Transporte Aeromédico

Também na programação do evento, a Helibras participa do Seminário de Transporte Aeromédico, promovido pela Comissão Aeromédica da ABAG, da qual a empresa é parte integrante.

O debate, aberto ao público, acontece no dia 1º de setembro, das 9h30 às 12h no auditório da Labace. Entre os temas abordados, os avanços e desafios das operações de resgate, legislação para a atividade, a operação aeromédica nos EUA, país referência nesse segmento e a operação privada serão os principais tópicos do encontro.

Labace 2016

Local: Av. Washington Luís, 6000 – Portão 3 – São Paulo
Faça seu credenciamento de imprensa

30 de agosto
10h30 – Cerimônia de abertura do evento
Das 12h às 20h – Exposições

31 de agosto
Das 8h às 19h – Palestras
Das 12h às 20h – Exposições

01 de setembro
Das 8h às 18h – Palestras
Das 12h às 19h – Exposições

Fonte: Piloto Policial

sábado, 27 de agosto de 2016

Avião da NASA faz parada técnica no Aeroporto do Recife


O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre recebeu na manhã de terça-feira (23/8), a aeronave da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) de modelo ER-2, proveniente de Geórgia, dos Estados Unidos. A aeronave, utilizada para pesquisas da agência na área de ciência ambiental, voa a 70 mil pés, altura bem acima da média dos voos comerciais. O voo durou cerca de 10 horas, a aproximadamente 750 quilômetros por hora.

Devido à localização geográfica e às condições operacionais do terminal recifense, a aeronave realizou o pouso técnico, por volta das 8h, para reabastecimento e manutenção preventiva. A aeronave ficará em solo pernambucano até a próxima sexta-feira (26), quando está prevista a decolagem, às 5h, com destino à Namíbia, na África. Outras informações sobre a aeronave podem ser encontradas no site da NASA (https://www.nasa.gov/centers/armstrong/news/FactSheets/FS-046-DFRC.html).

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Galeão bate recorde de passageiros e recebe jatos executivos milionários


A Olimpíada no Rio também bateu recordes no ar. Durante os cerca de 30 dias das chegadas e partidas olímpicas, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, viu um movimento jamais registrado na sua história.

Além de aviões de companhias que nunca haviam pousado na cidade, o aeroporto recebeu jatos executivos milionários. Passaram pelo Rio aviões particulares como o Global Express, o Falcon e o Gulfstream, avaliados em cerca de U$ 60 milhões ou R$ 190 milhões. Os passageiros tiveram atendimento personalizado na chegada, saída e deslocamentos.

Nesta segunda-feira (22) será o dia de circulação do maior número de passageiros desde a inauguração do terminal aéreo: 85 mil pessoas. É movimento de volta para casa de atletas, dirigentes e turistas.

O Galeão também recebe, pela primeira vez, o avião A-380 da Air France, o maior avião de passageiros do mundo.

Lançado em 2005, o A-380 pode transportar entre 520 e 800 passageiros. Ele pousa pela primeira vez na pista do Galeão trazendo passageiros de Paris. Como é tradição, será batizado na pista. O avião volta à noite para Paris levando integrantes do Comitê Olímpico Francês e atletas.

O G1 teve acesso ao pátio onde ficaram estacionados os jatos executivos durante os Jogos Olímpicos. Na sexta-feira (19), havia 34 aviões parados. A maioria deles eram estrangeiros. Pelo menos dois, um do México e outro do Azerbaijão estavam lá desde 3 de agosto.

Os aviões executivos atraem a atenção dos funcionários que trabalham nessa área do aeroporto. Eles descrevem detalhes, nomes e até valores dos aviões. Muitos chegam a sonhar em viajar neles e fazem planos.

"Gostaria de voar para as Bahamas ou S.Marteen em um desses. Já chegava de sunga e mergulhando", disse um funcionário que não quis se identificar.

A reportagem do G1 não pôde entrar nos jatos que estavam sem tripulação e nem fotografar os prefixos por causa da segurança.

Super máquinas
De acordo com a Riogaleão, concessionária do aeroporto e a Líder Aviação, operadora oficial da aviação executiva no Galeão, 85% dos voos executivos na Olimpíada eram internacionais.

"Podemos dizer que recebemos 'jatões', aeronaves que fazem voos intercontinentais e que podem, por exemplo, voar direto para Nova Iorque", disse Cynthia Oliveira, diretora de atendimento aeroportuário da Líder Aviação, operadora oficial da aviação executiva no Galeão. 

Nessas máquinas voadoras desembarcaram e embarcaram celebridades nacionais e estrangeiras, chefes de estado e atletas estrangeiros, como o tenista Novak Djokovic. O recorde aconteceu na abertura e no encerramento, com um total de 60 de aviões executivos chegando ao Rio. 

O serviço personalizado oferecido também por operadoras nacionais socorreu alguns atletas, como contou Cynthia.

"Recebemos um pedido de um grupo que precisava competir no dia seguinte em outro país. Eles queriam fretar um avião. Tivemos menos de um dia para organizar a viagem e enviá-los para a competição. Foi um sucesso", contou.

A concessionária e a operadora preferiram não fazer comparações com o movimento olímpico com o que aconteceu na Copa do Mundo, em 2014.

"Os perfis dos eventos são muito diferentes. Na Copa do Mundo foram 12 cidades sedes. Recebemos todo tipo de avião, mas eram pequenos. A Copa do Mundo mexe com mais pessoas em momentos muito mais concentrados. São jogos mais específicos com duas torcidas", disse Carlos Rodriguez, gerente de operações da Riogaleão. 
   
Os custos para receber esse atendimento de primeira classe é um segredo que a operadora preferiu não revelar. "É um pacote por um conjunto de prestação de serviço que envolve limpeza, manutenção, transporte em áreas internas, algumas vezes hotel e até documentação", explicou Cynthia.

Recorde de voos
A concessionária que administra o aeroporto do Galeão montou uma operação especial para receber os passageiros nesta segunda-feira e evitar qualquer contratempo ou atraso.

Serão 46 voos charters, 40 voos internacionais, mais que o dobro de um dia normal, e 500 pousos e decolagens. Os voos charters bateram recorde. Na Copa do Mundo, por exemplo, o maior registro de voos desse tipo foi de menos de 10 aviões em um único dia. "Será um dia atípico", diz Carlos Rodriguez, gerente de operações da Riogaleão.

Segundo Rodriguez, para atender o grande fluxo de passageiros o aeroporto se preparou desde 2014. Até sexta-feira (19) ele se orgulhava de não ter tido qualquer registro nas operações do Galeão. Ele disse que o trabalho foi feito para evitar os gargalos em várias áreas do aeroporto. E revelou alguns 'jeitinhos' para evitar filas em alguns setores, como no de passaportes.  

"Tive casos em que uma aeronave estava antecipado e que a gente ligava para o comandante e dizia: 'comandante, levanta o pé do acelerador porque se o senhor muito cedo vai dar errado. Poupa combustível e vem devagarzinho' ", revelou

Rodriguez contou que um dos maiores testes do aeroporto foi entre os dias 8 e 18 de agosto, com o Santos Dumont, no Centro, ficou fechado por um período para as provas de vela na Baía de Guanabara. "Nosso funcionamento foi noite e dia", disse.

Chegar cedo para voar
Nesta segunda-feira, a recomendação para os passageiros é chegar ao Galeão com até seis horas antes para o fazer o check-in internacional e duas horas para o nacional. Rodriguez diz que a operação foi testada para atender à "família olímpica" e aos outros passageiros.

Voluntários da Rio 2016 também vão ajudar na organização e no fluxo das filas. Além disso, a concessionária contratou 135 pessoas adicionais. E o check-in poderá ser feito nos 174 balcões do aeroporto e também no check-in remoto, instalado na Vila dos Atletas.

Segundo o gerente de operações, depois desse teste final será hora de comemorar. "Se Deus quiser, na quarta-feira eu espero ganhar medalha de ouro pela operação no Galeão", disse.

Fonte: G1

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Investigação técnica foi encerrada mês passado; falha mecânica está descartada


Falta, apenas, o relatório final ser divulgado, mas a apuração técnica acerca da queda do helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), ocorrido no dia 23 de setembro do ano passado, matando quatro militares, já está concluída desde o mês passado.
 
Os técnicos do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) concluíram que a aeronave não apresentou falha mecânica. Logo, fundamentaram que aspectos operacionais (falha humana) foram a provável causa da tragédia.

O coronel aviador da reserva José Roberto Mendes da Silva, líder da equipe de investigadores que atuaram neste caso, explicou que fechou os detalhes antes mesmo do prazo rotineiro para apurações desta natureza, que é basicamente de um ano. Como ele já havia adiantado, o trabalho foi bastante difícil devido ao estado em que os destroços ficaram após a queda do helicóptero. Mesmo assim, o grupo conseguiu avançar com o suporte dos laudos periciais.

Na análise minuciosa feita no local do acidente e nas peças da aeronave não ficou evidente, segundo o coronel Roberto, qualquer indício de falha mecânica. Todo material foi recolhido, detalhadamente vistoriado, estudado e serviu de base para a construção da minuta do relatório final, elaborada pelos técnicos do Seripa.

O documento foi encaminhado em julho para o Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão responsável por produzir e divulgar, no próprio site, o relatório final da respectiva apuração. De acordo com o Seripa, até o fim deste ano a conclusão estará pronta e visível na internet.

Foram 10 meses de investigação até que se chegasse a este relatório. Os aspectos operacionais citados pelo coronel José Roberto não foram detalhados. Ele explicou que caberia ao Cenipa esta divulgação. Mas, adiantou que a falha humana deve ter acontecido justamente pela ausência de elementos que comprovassem algum defeito na aeronave. O coronel garantiu que os referidos ‘aspectos operacionais’ estão claramente fundamentados na minuta do relatório final.

Durante a investigação, engenheiros brasileiros e americanos vieram a Alagoas e entraram em consenso após analisarem os destroços de que não havia falha técnica, mas um provável erro operacional.

Problemas de pilotagem
Para os investigadores, o mais provável é que tenha ocorrido um problema com a pilotagem da aeronave. Na verdade, pode ter acontecido uma manobra que tornou o acidente irreversível. A investigação se baseou em hipóteses, já que a equipe não contou com simulador do voo (não foi possível junto à empresa fabricante), com a caixa-preta e também não tem indícios de falha técnica.

O caso
O acidente aconteceu no dia 23 de setembro do ano passado. O helicóptero da SSP caiu nas proximidades do Aeroclube de Maceió, no bairro de Santa Lúcia. Após a queda, a aeronave pegou fogo e os corpos foram completamente carbonizados. Morreram o major CB Milton Carnaúba, o capitão PM Mário Henrique de Assunção, e os soldados Diogo Melo e Marcos de Moura Pereira, ambos da PM de Alagoas.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a responsabilidade do episódio. O delegado Manoel Acácio Júnior, designado para a investigação, aguarda o relatório final para fechar o caso.

Fonte: Piloto Policial

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ESTACIONAMENTO DO AEROPORTO DE MACEIÓ GANHA SOMBREADORES


Passageiros e usuários do Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares (AL) que utilizam o estacionamento de veículos contam agora com maior comodidade. Todas as 591 vagas, localizadas numa área de 18.169,19 m², ganharam coberturas. A medida está prevista no contrato firmado com a Estapar, empresa vencedora da licitação para a exploração do estacionamento do terminal de passageiros.

Em cada vaga, foi instalado um sombreador, produzido a partir de uma tela de polietileno, que protege usuários e veículos do sol e da chuva. Com isso, a estrutura oferece uma redução térmica de até 10º C.

O contrato com a Estapar prevê ainda outras melhorias. O concessionário já removeu quatro cancelas antigas - entrada e saída do estacionamento – que serão substituídas por equipamentos modernos e, em fase final de conclusão, está a instalação da infraestrutura para dois novos caixas assistidos (com atendentes) e quatro totens de autoatendimento para pagamento de tickets horistas, no saguão de desembarque.

Outra ação prevista no contrato está a ampliação de espaços para o estacionamento, com a adequação de duas novas áreas, que totalizam cerca de 4,3 mil m² e vão possibilitar a oferta de mais 171 vagas. Esses espaços estão localizados ao lado do terminal de passageiros, no antigo estacionamento de ônibus e vans de turismo.

O gerente de Negócios Comerciais e Logística de Carga de Maceió, Fábio Gorgônio de Lima, destacou os benefícios que essas melhorias significam para o público do aeroporto. “Conseguimos assim ampliar o nível de conforto aos nossos usuários, agregando valor aos serviços prestados e valorizando a imagem da Infraero”, disse.

Fonte:www.infraero.gov.br

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo de Minas realiza missão de transporte de órgãos em Salvador/BA

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (Btl RpAer), foi acionada no dia 05/08, por volta das 17:00, pela Central do MG TRANSPLANTES para realizar mais uma missão de Transporte de Órgão Humano.

A missão era deslocar com a equipe médica de Belo Horizonte/MG até o município de Salvador/BA, onde seria captado um fígado para uma criança de 04 anos, internada no hospital das clínicas mineiro com hepatite congênita e em estado grave.

Diante da situação, rapidamente o Comando da Unidade acionou a equipe de Asa fixa para execução da missão que embarcou três médicos e uma enfermeira do MG TRANSPLANTES no Pégasus 12 (Avião King Air C-90) por volta das 20:00 para inicio do deslocamento.

Com tempo de voo aproximado de duas horas, o Pégasus 12 já pousava em Salvador, para realização dos procedimentos médicos de retirada do fígado e retorno imediato a Belo Horizonte, o que aconteceu por volta das 03:00 da manhã.

As 05:30 o avião da PMMG desembarcou os médicos com os órgãos a serem transplantados no Aeroporto da Pampulha, tendo o transplante sido realizado ainda na manhã deste sábado.

A coordenação entre os órgãos envolvidos e disponibilidade do serviço da Esquadrilha Pégasus foi precisa e em tempo hábil, garantindo o sucesso da missão e a vida da criança transplantada.

Fonte: Piloto Policial

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Aeroporto de Aracaju realiza treinamento de acessibilidade


Entre 20 e 21/7, foi realizado no Aeroporto de Aracaju/Santa Maria (SE) treinamento de acessibilidade com o objetivo de garantir a excelência no atendimento ao Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) e testar as condições de acessibilidade do terminal sergipano.

No primeiro dia, o gerente de Gestão Operacional e Segurança Aeroportuária de Aracaju, Gilnei Vidigal, apresentou uma palestra abordando os principais locais de atendimento para embarque, inspeção e desembarque, ressaltando a importância das técnicas a serem utilizadas para cada tipo de PNAE.

Em seguida, foi ministrada a parte teórica do treinamento, onde foram explicados os quesitos necessários para atingir a acessibilidade plena, as ações que podem impactar no atendimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus direitos como público consumidor ativo.

No segundo dia, foi cumprido o treinamento prático, onde equipes se dividiram para efetuar o devido acompanhamento aos passageiros no check-in, canais de inspeção, trajeto do pátio à aeronave, embarque e desembarque.

A ação recebeu o apoio das companhias aéreas que operam no terminal (Latam, Gol, Azul e Avianca), sendo que a aeronave utilizada para a realização dos procedimentos do simulado foi cedida pela Avianca. Além disso, a simulação contou com a presença de autoridades municipais e representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Associação de Deficientes Visuais do Estado de Sergipe.


 Fonte:  Assessoria de Imprensa - Infraero

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Aeronave que era da Igreja Universal 'encalha' pela segunda vez em leilão


A Receita Federal arrecadou R$ 434 mil no terceiro leilão do ano de produtos apreendidos na Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na semana passada. Mais uma vez, a aeronave ano 2005 modelo Cessna Citation X, que tinha lance mínimo de R$ 9 milhões, não foi arrematada.  Esta foi a segunda tentativa de vender o jato feita pelo órgão.

Em junho, no primeiro leilão, o Cessna Citation X também encalhou. Na ocasião, o lance mínimo era de R$ 13 milhões. Agora, a Receita estuda a possibilidade de realizar um novo pregão específico para a aeronave, talvez ainda em agosto, com lance mínimo a ser definido.

O avião pertencia à Igreja Universal do Reino de Deus da Argentina e foi retido em fevereiro de 2012 por falta de documentação. De acordo com a Receita Federal, não foram apresentados pela tripulação nome e endereço do proprietário da aeronave com prefixo argentino, o relatório das últimas entradas no Brasil desde 2010 e o contrato de hangar.

No processo que correu na 19ª Vara Cível do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, e que determinou a alienação da aeronave há a informação de que o jato foi comprado junto à Cessna Finance Corporation, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2010, por US$ 11, 9 milhões, o equivalente a R$ 38,9 milhões em valores atualizados.

Crise
O piloto Patrick Leão, que é sócio de uma empresa de compra e venda de aeronaves, acredita que, mesmo com uma redução no preço, a aeronave deve encalhar em um novo leilão.

O motivo seria a crise econômica. Hoje, um jato novo custaria US$ 25 milhões, aproximadamente R$ 81,7 milhões.

“Esse é um o melhor jato do mundo, com uma aerodinâmica inspirada em jatos de guerra. Apenas para dar partida no jato o proprietário vai gastar US$ 4 mil, quase R$ 13 mil. Um modelo 2005, igual ao que a Receita está leiloando, custa US$ 5,6 milhões, quase R$ 19 milhões. O lance mínimo de R$ 9 milhões está bem abaixo do valor de mercado. A vantagem de comprar do fabricante é poder parcelar. No leilão, teriam que pagar à vista e nem todo mundo está podendo”, conta Patrick.

Mais rápido do mundo
De acordo com a fabricante Cessna, o Citation X é o avião civil mais rápido do mundo e já bateu o recorde de velocidade voando uma média de pouco menos de 606 milhas por hora, equivalente a 975.262 quilômetros por hora a 39.000 pés .

A aeronave tem um alcance intercontinental e consegue voar de Los Angeles a Nova York em 4 horas, uma hora a menos se comparado com outros jatos executivos.

O jato tem consumo de 386 litros de combustível por hora, fazendo dele não apenas o business jet mais rápido, mas também o mais eficiente em consumo de combustível.

O jato possui dois motores Rolls-Royce e um sistema que controla o desempenho do motor para os pilotos. Além de diminuir o trabalho de quem pilota, o sistema também diminui o desgaste dos motores.

O interior do jato é equipado com telas de LCD, DVD, Blu-ray e telefone e os passageiros contam com uma tela digital que apresenta informações sobre a velocidade, a altitude e a localização da aeronave no globo terrestre.

A cozinha da aeronave possui refrigerador, forno de microondas, espaço para louças e talheres personalizados. O banheiro é amplo e possui até mesmo um armário para armazenar malas de viagem. Neste modelo de avião o compartimento de bagagem é aquecido e pressurizado e tem capacidade para 350 kg.

Quem arrematar a aeronave terá que de regularizar a documentação junto às autoridades competentes. Todo o dinheiro arrecadado no leilão será revertido à Previdência Social e ao Fundo Especial de Desenvolvimento de Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf).


Fonte: G1

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O aplicativo PILOTS HELP já está disponível para Android e IPhone


Uma excelente novidade para os aviadores. Já está disponível gratuitamente o APP PILOTS HELP, para Android , Tablet (ideal) e Iphone, em fase experimental. O aplicativo contará com quase 3,5 mil pontos de interesse ( já são 2.300) entre Aeroportos, Aeródromos, Helipontos e pontos de Referencia (R) de todo o Brasil. Baixe nas respectivas lojas:


Inicialmente contará com os Estados de AC, AL, AM, AP, CE, DF, ES, MA, PB, PI, PR, RJ, RN, SC,SE e TO. Os demais estados BA, GO, MG, MS, MT, PA, RO, RR e RS, serão inseridos periodicamente (semanal/diária) até sua totalidade.

Todas as informações dos Aeroportos, Aeródromos e Helipontos estarão disponíveis no aplicativo: Frequências, telefones da Sala AIS com click to call, Meteorologia, Plano de Voo, Combustíveis, Cartas do Aeródromo, Precauções, Informações complementares, etc.

O aplicativo conta ainda com uma Revista Eletrônica com informações para Pilotos, Controladores, Anunciantes, Mecânicos e Entusiastas da aviação. Baixe agora e envie sugestões, seu feed back é muito importante para o aprimoramento do aplicativo.

Fonte: Piloto Policial