sábado, 2 de setembro de 2017

Drone auxilia Guarda Municipal a combater crime e encontrar focos de dengue em Potirendaba


Há pouco mais de um mês, um drone auxilia o trabalho de 30 guardas municipais, que se revezam para combater a criminalidade em Potirendaba (SP). O aparelho é capaz de captar imagens além das que são obtidas pelas mais de 150 câmeras de segurança espalhadas na cidade de pouco mais de 16 mil habitantes.

O drone sobrevoa Potirendaba com uma câmera de alta definição e, segundo o comandante Jacques Eduardo Cestini, o aparelho assusta os criminosos, principalmente quando passa por pontos de tráfico de drogas.

De acordo com a Guarda Municipal, em um mês o drone auxiliou em 10 ocorrências. Um dos casos foi de uma moradora que teve a motocicleta roubada de dentro do estacionamento do hospital da cidade. No outro dia, a guarda recebeu uma denúncia anônima e, com o drone, o veículo foi localizado.

Além de ocorrências policiais, o aparelho também flagra irregularidades em imóveis. “A gente flagra piscinas que não estão sendo cuidadas. Então a gente passa para a Vigilância Epidemiológica, eles vão ao local, notificam o morador e dão um prazo para regularizar a situação. Depois a gente volta para conferir com imagens aéreas”, explica o guarda municipal Sidnir José Marcos.

Para trabalhar com o drone, os agentes passaram por treinamento, visto que a utilização do aparelho é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já os moradores de Potirendaba aprovaram o uso do aparelho. “Achei que não iria ter diferença nenhuma, mas mudei de opinião depois que encontraram a moto”, diz a moradora Silvana Bittencourt.

Para o aposentado José Jesus Caseiro de Castro, o drone pode ajudar a trazer mais segurança para a cidade. “Tudo o que beneficiar a comunidade, a cidade, eu acho que é muito importante, como é o caso dos drones”, finaliza.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.