segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Aeroportos brasileiros terão novo sistema de identificação de passageiros

Mais rapidez e segurança na identificação de passageiros nos aeroportos brasileiros que vão adotar novo sistema já usado na Europa. O primeiro aeroporto a operar com os portões eletrônicos de controle migratório, é o Juscelino Kubitschek, em Brasília. Na prática, o reconhecimento automático de passageiros, identificados documentalmente, sistema de tecnologia portuguesa, faz a leitura eletrônica de passaportes e vai agilizar o desembarque de estrangeiros no país.
A intenção é que o sistema possa ser implantando, na sequência, em todos os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, inclusive o aeroporto de Confins, como destacou o Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Ele explicou como funcionarão as novidades nos terminais: "esse sistema, nós inauguramos em uma fase de modernização do controle migratório nos aeroportos brasileiros permitindo que, cada estrangeiro que chegue ou saia do Brasil, e os brasileiros também, tenham esse controle feito por essas máquinas, de maneira rápida e automatizada.
Outra função do sistema é a verificação dos dados de segurança dos passageiros. "Poderemos saber se se trata de uma pessoa que tem algum antecedente criminal no exterior, se é foragido internacional ou não, se o passaporte está válido. Tudo isso é verificado naquele curto espaço de tempo, que representa o desembarque de um estrangeiro ou um brasileiro ingressando no território do nosso país.", explicou o Secretário.
O projeto está sendo realizado por meio de uma cooperação entre Brasil e Portugual, e está em fase de testes. Em Brasília, acontece a avaliação do funcionamento e após esse teste, a expectativa é que o sistema seja expandido para todo o país, realizando um controle migratório efetivo, com desembarque mais rápido.
Fonte: Assessoria de Imprensa
 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.