sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Avião com esparadrapo? ANAC permite gambiarra aérea.

Alguns passageiros do voo 6700 da Webjet (Rio-Porto Alegre) que faziam o trajeto numa manhã de domingo tomaram um susto ao olhar pela janela do avião. Parte da fuselagem da aeronave havia sido reparada com uma fita adesiva, que é permitida pelas autoridades para uso em consertos  temporários; no entanto, o tamanho do reparo impressionou e assustou quem estava a bordo.
Em nota enviada por e-mail, a Webjet explica que o material usado na aeronave é uma fita homologada para aplicação em superfícies externas das aeronaves. "Os critérios para utilização e aplicação também são especificados nos manuais dos fabricantes das aeronaves, tal como o manual de reparos estruturais, e são sempre usadas em caráter temporário até que o reparo definitivo seja realizado, não comprometendo a segurança. Neste evento em que foi usado um excesso redundante da fita, o problema foi resolvido de forma permanente no mesmo dia em que foi detectado pelo nosso passageiro", afirma a empresa.
A Anac, por sua vez, diz que "a fita foi colocada para cobrir a falta da porta de acesso em questão. A aeronave pode ser despachada para vôo sem esta porta de acesso" e, no caso em questão, "pode ser colocada uma fita aeronáutica".


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