sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Por que helicópteros decolam como aviões?


Se helicópteros podem decolar na vertical, porque correm a pista de decolagem como um avião, para depois sair do chão?

Quer saber por que o helicóptero decola como avião?

Bom, esta pergunta pode ser respondida com um pouco de teoria de voo. Para começar, os helicópteros tem um peso máximo de decolagem, que é descrito pelo fabricante. Quanto mais próximo deste peso, sem falar em outros agravantes como temperatura alta e pressão atmosférica baixa, mais difícil é para a aeronave sair do chão. A coisa pode ficar tão difícil, que a aeronave pode não ter potência disponível para ficar sequer a dois metros do chão.

O segundo ponto a ser abordado, é a questão da segurança. E se o motor apagar?

Bom, é um cenário muito difícil de acontecer, mas acontece, em condições muito raras, ou em um prévoo mal feito, deixando por exemplo, água nas linhas de combustível [caso o helicóptero vire a noite com um tanque não completamente cheio, a água no ar condensa e desce até o fundo do tanque, já que é mais pesada que o combustível] ou óleo insuficiente [motores aeronáuticos à pistão podem trabalhar a incríveis temperaturas de até 260°c, e o óleo queima naturalmente, devendo ser completado a cada 4 ou 5 voos]. Faltando óleo, ou entrando água no sistema o motor pode apagar.

Existe então no manual dos helicópteros um gráfico chamado “diagrama de altura e velocidade”, ou, popularmente conhecido como “Curva do homem morto”. Nele consta a velocidade segura que a aeronave deve estar para uma altura X,  para realizar uma autorrotação com sucesso.
 
KIAS = Knot indicated air speed (velocidade indicada em nós [1kt = 1.852 km/h])
FEET AGL = Pés acima do solo (1 metro = 3ft)

Logo, sempre que um helicóptero estiver pesado, ou sempre que a área de decolagem permitir, preferencialmente os pilotos vão optar uma decolagem corrida.


Fonte: SuperHelis

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