O Aeroporto da Pampulha, oficialmente batizado de Carlos Drummond de
Andrade, pode voltar a operar voos diretos para Brasília (Juscelino
Kubitschek). A Azul e a Passaredo encaminharam pedidos formais à Agência
Nacional de Aviação Civil, mas a Anac não informou quando vai se
manifestar sobre a questão. A expectativa, contudo, é de que a resposta
ocorra antes do término da primeira quinzena de março.
A Azul tem o interesse em explorar três rotas. A primeira, de segunda-feira a sexta-feira e aos domingos, com partidas sugeridas pela companhia às 6h58. A segunda, nos mesmos dias, às 19h05. A última, com decolagens apenas aos sábados, ocorreria ao meio dia. As aeronaves são do modelo ATR 45, com capacidade para 70 assentos.
Já a Passaredo manifestou o desejo de operar duas frequências diárias, com saídas às 10h10 e às 20h10. O modelo a ser usado pela companhia, caso os pedidos sejam deferidos pela Anac, é o ATR 72, um bimotor pressurizado, com propulsão turboélice e capacidade para até 72 passageiros.
Desde 2005, quando ocorreu a revitalização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), o terminal da Pampulha passou a operar, sobretudo, voos regionais. Atualmente não há nenhuma partida de lá para outra capital.
A partir de 1º de abril, contudo, a Azul poderá operar voos diários para Vitória (ES), conforme decisão recente da Anac. O modelo de aeronave a ser usado também será o ATR 45.
A possibilidade de o terminal da Pampulha receber voos diários para Brasília vai favorecer os passageiros que moram na capital. O terminal próximo à lagoa mais famosa da cidade está a 8 quilômetros do Centro. Já o aeroporto de Confins foi construído a cerca de 40 quilômetros da Praça Sete.
HISTÓRIA O Carlos Drummond de Andrade foi inaugurado em 1933 para servir ao Correio Aéreo Militar, rota que ia do Rio de Janeiro a Fortaleza. Em março de 1937, o terminal começou a operar a primeira frequência comercial, da capital mineira ao Rio, então capital do país.
No início da década passada, o Pampulha não era mais um terminal com boa infraestrutura para os passageiros: filas que começavam nos guichês das companhias e terminavam na área externa do aeroporto passaram a ser comuns.
Entre 2007 e 2010, o aeroporto foi fechado para voos com destinos a outras capitais.
Rumo aos EUA
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras terá novos voos regulares entre Campinas e Fort Lauderdale/Miami a partir de 6 de maio. A companhia encaminhou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Federal Aviation Administration (FAA) o pedido para operar três frequências semanais adicionais – às quartas, sextas-feiras e aos domingos – na rota internacional. “Ampliaremos a oferta de assentos para nosso primeiro destino internacional devido à alta demanda que temos recebido de nossos Clientes. A novidade é fruto dos bons resultados que temos registrado nos voos para Fort Lauderdale/Miami e Orlando, nossas primeiras cidades atendidas fora do Brasil”, afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.
A Azul tem o interesse em explorar três rotas. A primeira, de segunda-feira a sexta-feira e aos domingos, com partidas sugeridas pela companhia às 6h58. A segunda, nos mesmos dias, às 19h05. A última, com decolagens apenas aos sábados, ocorreria ao meio dia. As aeronaves são do modelo ATR 45, com capacidade para 70 assentos.
Já a Passaredo manifestou o desejo de operar duas frequências diárias, com saídas às 10h10 e às 20h10. O modelo a ser usado pela companhia, caso os pedidos sejam deferidos pela Anac, é o ATR 72, um bimotor pressurizado, com propulsão turboélice e capacidade para até 72 passageiros.
Desde 2005, quando ocorreu a revitalização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), o terminal da Pampulha passou a operar, sobretudo, voos regionais. Atualmente não há nenhuma partida de lá para outra capital.
A partir de 1º de abril, contudo, a Azul poderá operar voos diários para Vitória (ES), conforme decisão recente da Anac. O modelo de aeronave a ser usado também será o ATR 45.
A possibilidade de o terminal da Pampulha receber voos diários para Brasília vai favorecer os passageiros que moram na capital. O terminal próximo à lagoa mais famosa da cidade está a 8 quilômetros do Centro. Já o aeroporto de Confins foi construído a cerca de 40 quilômetros da Praça Sete.
HISTÓRIA O Carlos Drummond de Andrade foi inaugurado em 1933 para servir ao Correio Aéreo Militar, rota que ia do Rio de Janeiro a Fortaleza. Em março de 1937, o terminal começou a operar a primeira frequência comercial, da capital mineira ao Rio, então capital do país.
No início da década passada, o Pampulha não era mais um terminal com boa infraestrutura para os passageiros: filas que começavam nos guichês das companhias e terminavam na área externa do aeroporto passaram a ser comuns.
Entre 2007 e 2010, o aeroporto foi fechado para voos com destinos a outras capitais.
Rumo aos EUA
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras terá novos voos regulares entre Campinas e Fort Lauderdale/Miami a partir de 6 de maio. A companhia encaminhou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Federal Aviation Administration (FAA) o pedido para operar três frequências semanais adicionais – às quartas, sextas-feiras e aos domingos – na rota internacional. “Ampliaremos a oferta de assentos para nosso primeiro destino internacional devido à alta demanda que temos recebido de nossos Clientes. A novidade é fruto dos bons resultados que temos registrado nos voos para Fort Lauderdale/Miami e Orlando, nossas primeiras cidades atendidas fora do Brasil”, afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.
Forte: http://www.em.com.br
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