segunda-feira, 14 de maio de 2012

Calculando Altitude e Densidade

A altitude densidade é um importante parâmetro meteorológico, causa principal ou contribuinte de muitos acidentes aeronáuticos. A imperícia de alguns pilotos, por não conhecerem bem esse fator, a imprudência por não respeitarem os limites da capacidade dos aviões ou ainda a negligência podem levá-los a riscos desnecessários e até mesmo a acidentes fatais.

É a altitude de pressão (altitude na atmosfera padrão) corrigida à temperatura não padronizada  (fora da atmosfera padrão) ou, em outras palavras, é a correlação da performance da aeronave com a densidade do ar.
 
Ficou estabelecido que, no nível médio do mar, com as condições padrão de temperatura (15ºC) e pressão (1013,2 hPa), a altitude densidade é zero.
Os principais fatores que afetam a AD são a altitude, temperatura e umidade do ar. Quanto maior a altitude e mais quente estiver a temperatura ambiente, menor será a densidade do ar e, consequentemente, maior a AD.

Por exemplo: um aeroporto situado ao nível do mar pode estar com uma grande altitude densidade em um dia muito quente e com pressão baixa. Neste dia será necessário que um avião - ao decolar - percorra mais pista. Há uma escala (chamada comumente "envelope") no avião que nos dá a altitude de densidade para cada momento da decolagem.
 
No limite leva o piloto a tirar peso no avião ou a escolher uma pista com maior comprimento(maior TORA) ou simplesmente a não efetuar o vôo naquelas condições.
 
Fórmula para Calcular Altitude Densidade
AD = AP + 100 x DT
Onde:
DT = diferença entre a temperatura lida e a temperatura ISA.
AD = altitude densidade
AP = altitude pressão
100 = constante
Exemplo: para uma altitude pressão a 2.000 pés , a temperatura lida é de 15ºC e temperatura ISA de 11ºC, portanto uma variação de 4ºC, temos: AD = 2.000 x 4 = 2.400 ft.
Em Suma:
TAT > ISA » AD > AP = atmosfera mais quente/pressão mais baixa
TAT < ISA » AD < AP = atmosfera mais fria/pressão mais alta 
 
Calculando no Computador de Voo:
Ajuste a temperatura de 15ºC na janela TEMPERATURA, com a altitude de 2.000 pés ajuste na janela ALTITUDE PRESSÃO. Confira o resultado na janela de ALTITUDE DENSIDADE conforme desenho abaixo.
 
 
 
Fontes: oaviao.com, Livro Navegação Visual e Estimada, Titus Roos, Wikipédia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.