sexta-feira, 25 de maio de 2012

Obras nos aeroportos para Copa 2014

Adequar a infraestrutura aeroportuária para a crescente demanda de usuários do transporte aéreo é, atualmente, um dos desafios enfrentados pelo país, que sediará em 2014, a Copa do Mundo de Futebol, que deve receber mais de 500 mil turistas.

Das 31 obras previstas em aeroportos para a Copa do Mundo da FIFA 2014, cinco (16%) já estão prontas. São duas em Guarulhos (SP), além de intervenções em Campinas (SP), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT). Treze obras, que correspondem a outros 42% do total, estão em andamento. Há seis em fase de licitação e sete na etapa de elaboração de projetos. Os dados constam do Terceiro Balanço do governo federal referente aos empreendimentos da Copa do Mundo, com informações consolidadas em abril de 2012 e divulgado nesta quarta-feira, 23.05.

As iniciativas atualmente em curso abrangem dez das 13 cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. A previsão é de que até o fim do ano que vem 84% dos empreendimentos (26) sejam concluídos. Os cinco últimos tem previsão de finalização no primeiro semestre de 2014. As obras incluem novos terminais de passageiros, módulos operacionais, ampliação de pistas e pátios de aeronaves, além de novas torres de controle.

Ao todo, são R$ 7,35 bilhões em investimentos, com R$ 3,73 bilhões em recursos federais e R$ 3,61 bilhões em aportes privados, a partir das concessões dos terminais de São Gonçalo do Amarante (RN), Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF). A previsão é de que a capacidade dos 13 aeroportos salte de 141 milhões de passageiros por ano (dados de 2011) para 259 milhões de passageiros ao ano em 2014.

No caso do aeroporto de Aracaju a expectativa é de não recebermos a notícia de congelamento da reforma e ampliação com a desculpa de que por não ser sede e nem tão pouco sub-sede, está obra ficará para depois da Copa.

É verdade que o governo tem se desdobrado e muito para conseguir realizar a obra inclusive tem feito a sua parte que é a construção do anél de acesso ao aeroporto construíndo e ampliando avenidas, canais e urbanizando a área no entorno.

Para o sucesso deste trabalho é preciso que o setor público promova investimentos e coloque em prática um marco regulatório. Tal missão também é compartilhada pelas empresas privadas, que precisam investir em ampliação da frota e na qualificação da mão de obra.
Uma missão difícil e que se não cuidada agora, nossa nação que tem o título de "País do Futebol" passará o maior vexame do século.

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