Inicialmente, para uma operação segura, o
sinalizador deverá dispor dos seguintes equipamentos básicos:
- Equipamento de Proteção Individual (óculos de proteção, protetor auricular e abafador de ruídos).
- Colete refletivo.
- Raquetes de sinalização refletivas ou luvas refletivas para o período diurno.
- Lanternas refletivas para o período noturno.
- Capas de proteção para dias chuvosos.
Dispondo destes equipamentos o sinalizador
deverá atentar para algumas situações perigosas, como, por exemplo:
- Chegada de mais de uma aeronave para o pouso.
- Decolagem simultânea de aeronaves.
- Tráfego intenso de aeronaves na taxiway.
Assim, o sinalizador terá que cumprir uma sequência de ações,
que podem ser resumidas, conforme segue:
- Estar sempre em posse do material necessário para executar sua função.
- Antes do acionamento da aeronave, posicionar-se à frente dela.
- Atentar para que não haja fluxo de pessoas durante o procedimento de partida, com exceção dos tripulantes e passageiros da aeronave.
- Estar sempre em contato visual com o mecânico de pátio e todo o movimento aos redores quando os rotores estiverem em acionamento.
- Somente proceder a liberação de decolagem ao piloto, após certificar-se de que o mecânico de pátio fechou a porta do 1P (comandante da aeronave) e tomou distância de segurança.
- Antes de sinalizar a liberação da aeronave observar o tráfego de aeronaves em todos os sentidos da taxiway, no céu acima do pátio e presença de aves ou pipas.
- Ao liberar a aeronave utilizar os sinais padrão de balizamento para helicópteros.
- Atentar para o retorno das aeronaves que estão em vôo ou para a chegada de outras aeronaves que tenham autorização de pouso nos pátios.
- Consultar junto ao mecânico de pátio se houve alteração de local de pouso de aeronaves que estão em vôo.
- Estar posicionado para o balizamento da aeronave que vem para pouso antes mesmo de que ela ingresse na taxiway, com a finalidade de não permitir o trafego de pessoas pelo pátio de manobras.
- Adotar movimentos claros e bem definidos para que não haja interpretação errônea pelo piloto.
O sinalizador, cumprindo essas regras, observando também o
disposto na IAC 2308, alcançará os resultados esperados, como:
- Que nenhuma aeronave pouse ou decole sem o balizamento do sinalizador.
- Que o sinalizador esteja sempre trajando o colete refletivo e utilizando seus equipamentos de proteção individual.
- Que o sinalizador esteja sempre em contato com o mecânico de pátio (se este não for o sinalizador) para estar ciente de qualquer alteração que possa ocorrer.
- Que o sinalizador não seja empregado em outra função em prejuízo a sua função principal.
- Que o sinalizador utilize a sinalização padrão para execução do balizamento.
A ICA 100-12 (pg 247 a 255)
preconiza os sinais para manobras no solo, onde os sinais serão
indicados para uso do sinalizador, com suas mãos convenientemente
iluminadas para facilitar a observação por parte do piloto, postando-se à
frente da aeronave em uma posição, conforme segue:
- Para aeronaves de asa fixa, à frente da extremidade da asa esquerda e dentro do campo de visão do piloto, à esquerda da aeronave, onde possa ser visto pelo piloto; e
- Para helicópteros, onde o sinalizador possa ser visto pelo piloto.
O significado dos sinais permanece o
mesmo, quer sejam empregadas raquetes, balizas iluminadas ou
lanternas. Os motores das aeronaves são numerados, para o sinalizador
situado à frente da aeronave, da direita para esquerda; isto é, o motor
n.º 1 é o motor externo da asa esquerda.
As referências às balizas podem também ser interpretadas como
relativas a raquetes do tipo das de tênis de mesa com fluorescentes ou a
luvas (somente durante o dia).
Fonte: pilotopolicial.com.br
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