A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) certificou o helicóptero
Ka-32 A11BC, de fabricação russa, para a realização de voos no Brasil. A
certificação é indispensável para a operação de aeronaves em solo
brasileiro. A empresa brasileira responsável pelas operações de voo, a Helipark,
identificou um grande potencial no modelo de carga da Russian
Helicopters, capaz de transportar até 5 toneladas.
O presidente da Helipark,
João Velloso, explica o otimismo: “O Kamov Ka 32 trará um conceito
pouco explorado no país, o de transporte aéreo de cargas pesadas para
locais pouco acessíveis. A Heliparkcomprou um primeiro
helicóptero, em parceria com a Guindastec, e esperamos que seja o
primeiro de vários”. A união da Helipark, principal
centro de serviços para helicópteros da América Latina, com aGuindastec,
especialista em içamento e movimentação de grandes volumes, resultou na
Helicargo, primeira empresa brasileira a explorar o
transporte aéreo de cargas pesadas por helicóptero.
Com essa
aeronave, a empresa poderá oferecer apoio para sondas e plataformas de
exploração petrolífera on shore (costeira) e offshore (alto-mar),
construção de oleodutos, gasodutos, linhas de transmissão, usinas
hidrelétricas e termelétricas, combate a incêndios, etc. O acordo com a
Russian Helicopters envolve a assistência técnica nas instalações da Helipark
no Brasil.
As negociações com a holding russa começaram em
2009, e incluem o estabelecimento de um centro de manutenção para o
helicóptero dentro das instalações do Helipark e o
treinamento das equipes. Para o treinamento, quatro pilotos, dois
operadores de equipamentos e quatro mecânicos foram enviados à Rússia em
setembro.
Além de garantir maior agilidade e economia no
deslocamento de materiais pesados, a Helicargo busca
atender às necessidades ambientais de um país em desenvolvimento. Até
hoje, o transporte de equipes, infraestrutura e equipamentos até pontos
remotos, inacessíveis por rios ou rodovias, depende exclusivamente da
abertura de pequenas estradas vicinais, e essas se tornam inevitáveis
vetores do desmatamento. O transporte aéreo para esse fim reduz
sensivelmente o impacto ambiental na construção de gasodutos, oleodutos e
torres de transmissão. A maior parte do potencial hidrelétrico
remanescente no Brasil, por exemplo, está na Amazônia, em áreas de
difícil acesso e necessidade de cuidados ambientais redobrados.
Agora
a grande aposta da Helicargo é o Ka-32 A11BC, um
robusto helicóptero multifuncional capaz de transportar 5 toneladas de
carga externa e 3,7 toneladas de carga interna, que já opera em mais de
30 países.
Fonte: http://www.helicargo.com.br
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