A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) certificou o helicóptero 
Ka-32 A11BC, de fabricação russa, para a realização de voos no Brasil. A
 certificação é indispensável para a operação de aeronaves em solo 
brasileiro. A empresa brasileira responsável pelas operações de voo, a Helipark,
 identificou um grande potencial no modelo de carga da Russian 
Helicopters, capaz de transportar até 5 toneladas. 
O presidente da Helipark,
 João Velloso, explica o otimismo: “O Kamov Ka 32 trará um conceito 
pouco explorado no país, o de transporte aéreo de cargas pesadas para 
locais pouco acessíveis. A Heliparkcomprou um primeiro 
helicóptero, em parceria com a Guindastec, e esperamos que seja o 
primeiro de vários”. A união da Helipark, principal 
centro de serviços para helicópteros da América Latina, com aGuindastec,
 especialista em içamento e movimentação de grandes volumes, resultou na
 Helicargo, primeira empresa brasileira a explorar o 
transporte aéreo de cargas pesadas por helicóptero.
Com essa 
aeronave, a empresa poderá oferecer apoio para sondas e plataformas de 
exploração petrolífera on shore (costeira) e offshore (alto-mar), 
construção de oleodutos, gasodutos, linhas de transmissão, usinas 
hidrelétricas e termelétricas, combate a incêndios, etc. O acordo com a 
Russian Helicopters envolve a assistência técnica nas instalações da Helipark
 no Brasil.
As negociações com a holding russa começaram em 
2009, e incluem o estabelecimento de um centro de manutenção para o 
helicóptero dentro das instalações do Helipark e o 
treinamento das equipes. Para o treinamento, quatro pilotos, dois 
operadores de equipamentos e quatro mecânicos foram enviados à Rússia em
 setembro.
Além de garantir maior agilidade e economia no 
deslocamento de materiais pesados, a Helicargo busca 
atender às necessidades ambientais de um país em desenvolvimento. Até 
hoje, o transporte de equipes, infraestrutura e equipamentos até pontos 
remotos, inacessíveis por rios ou rodovias, depende exclusivamente da 
abertura de pequenas estradas vicinais, e essas se tornam inevitáveis 
vetores do desmatamento. O transporte aéreo para esse fim reduz 
sensivelmente o impacto ambiental na construção de gasodutos, oleodutos e
 torres de transmissão. A maior parte do potencial hidrelétrico 
remanescente no Brasil, por exemplo, está na Amazônia, em áreas de 
difícil acesso e necessidade de cuidados ambientais redobrados.
Agora
 a grande aposta da Helicargo é o Ka-32 A11BC, um 
robusto helicóptero multifuncional capaz de transportar 5 toneladas de 
carga externa e 3,7 toneladas de carga interna, que já opera em mais de 
30 países.
Fonte: http://www.helicargo.com.br


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