A GOL, a partir desta segunda-feira (2/12), passa a ser a
primeira companhia aérea brasileira autorizada pela Anac (Agência
Nacional de Aviação Civil) a utilizar a tecnologia de navegação por
satélite (RNP-AR) em todas as aproximações para pouso no aeroporto
Santos Dumont (RJ).
Com isso, cai a necessidade de manobras, além de permitir descidas
mais lineares e constantes. Isto representa 850 milhas náuticas (1574
quilômetros) a menos por semana, 120 quilos de combustível a menos por
voo ou 22,6 toneladas por semana, impactando na redução de emissão de
gases causadores do efeito estufa em 71 toneladas no mesmo período.
As informações de voo coletadas permitem o pouso em condições de
baixa visibilidade com mais segurança. Além disso, as aproximações
poderão acontecer com mínimo de 93 metros de altitude ante os 300 metros
exigidos até então pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço
Aéreo).
“Nossa companhia investiu recursos, dados, equipou suas aeronaves e
treinou sua tripulação técnica desde maio de 2012, quando fomos
homologados para usar o RNP-AR no Santos Dumont. A autorização para
fazer todas as operações é motivo de orgulho para nós e reforça nosso
compromisso com nossos clientes”, diz Adalberto Bogsan, vice presidente
Técnico da GOL. “Passaremos, a partir de segunda-feira, a oferecer mais
esta melhoria em nossos serviços, que já contam com a maior oferta de
assentos selo A da Anac na ponte aérea”.
Hoje a GOL tem 38 aeronaves já equipadas com o dispositivo e mais de
200 pilotos treinados para executar o procedimento. Segundo o comandante
Sérgio Quito, diretor de Segurança Operacional da GOL e piloto regular
da ponte aérea – rota que exige um treinamento especial – fazer
aproximações para pouso usando o RNP-AR tem efeitos positivos para
tripulantes e clientes. “A precisão das aproximações RNP-AR permite
descidas constantes, trazendo a sensação de um voo mais confortável, com
menos curvas, ao mesmo tempo que otimiza as trajetórias até o aeroporto
em condições de teto e visibilidade menores”.
Fonte: Victor José, (Portal Transporta Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.