segunda-feira, 14 de abril de 2014

Abear seleciona dicas para viajantes. Confira!

Desde a compra do bilhete até que levar na bagagem, companhias aéreas dão sugestões para melhorar a experiência de viagem.

Quem pretende viajar de avião nas férias de julho tem que estar atento para questões como o preço das passagens, documentação e o que levar na bagagem. A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) preparou uma série de dicas com base no Guia do Passageiro – Voar Melhor para você viajar sossegado e aproveitar da melhor forma o descanso.

Passagem - Comprar o bilhete com antecedência é a melhor opção, já que as passagens mais baratas tendem a se esgotar com a proximidade da data da viagem. Em voos domésticos, os preços mais baixos geralmente são encontrados entre 30 e 90 dias antes da data de embarque. Viajar em dias menos concorridos, como terça ou quarta-feira, e em horários menos solicitados (por exemplo, das 10h às 16h e durante o fim da noite ou madrugada), também pode baratear a passagem. Vale ficar de olho nas promoções divulgadas nos sites das companhias aéreas e nas redes sociais.

Bagagem - A bagagem de mão não pode ultrapassar os 5Kg e não pode conter objetos cortantes ou pontiagudos (tesoura, faca, canivete etc.), armas e réplicas, ferramentas e substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis. Em voos internacionais, não é permitido levar líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml. Além disso, todos os líquidos e cremes devem ser armazenados em um saco plástico transparente. Na mala que vai ser despachada, em voos domésticos, são permitidos 23 kg de bagagem por passageiro, independentemente do número de peças.

Para voos internacionais, a regra varia de acordo com o destino e com a política da companhia aérea – vale sempre consultar as regras com a empresa escolhida. Se a bagagem ultrapassar o limite de peso, é cobrada uma taxa pelo excesso. As regras variam de país para país e entre as companhias, portanto é essencial se informar. Não é aconselhável despachar objetos de valor, como dinheiro, joias e eletrônicos.

Recomenda-se identificar a bagagem por fora e colocar um cartão de identificação interno. O uso de filmes plásticos (serviços de embalagem disponíveis em diversos aeroportos) ajuda a aumentar a vida útil da bagagem e a reforçar sua proteção.

Documentos - Para embarque em voos domésticos, é necessário apresentar um documento com foto, que pode ser: RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte Nacional ou Licenças de voo. Em viagens internacionais, o documento solicitado no momento do embarque é o passaporte. Nos países membros e associados do MERCOSUL também é permitido o embarque com a carteira de identidade.

Não esqueça o documento das crianças! Menores de 18 anos devem apresentar a identidade ou a certidão de nascimento (até os nove anos de idade). Os menores desacompanhados necessitam de uma autorização da família por escrito reconhecida no cartório. Como o novo passaporte não contém informações de filiação, os pais devem levar documentos originais que comprovem parentesco com o menor acompanhante. Para mais informações, dirija-se à Vara da Infância e Juventude na localidade do embarque.

Check-in -
Recomenda-se utilizar uma das opções de check-in eletrônico para agilizar a viagem e evitar filas: é possível fazer o check-in pelo site da companhia, pelo celular ou utilizando os totens de autoatendimento que já existem na maioria dos aeroportos. Lembre-se de estar sempre com o documento em mãos.

Chegue ao aeroporto com antecedência, principalmente se for despachar bagagem, e procure saber a distância em tempo entre o aeroporto e o local de hospedagem, para se programar para a volta.

Animais - Vai levar o pet para viajar? Entre em contato com a companhia aérea com pelo menos 24 horas de antecedência da viagem para informar que vai levar o animal de estimação. Lembre-se que caixa ou gaiola de transporte (“kennel”) é responsabilidade do passageiro e deve garantir um voo seguro, confortável e à prova de aberturas para o bichinho. Atente-se às regras: a caixa de transporte é considerada bagagem e está sujeito às regras de cobrança por excesso em caso de peso total superior ao permitido.

Em voos domésticos, cães e gatos devem ir ao veterinário até 10 dias antes da viagem para providenciar atestado médico para transporte de avião e atualizar o histórico de vacinações. Para levar outros animais, eles devem estar adequados às normas do Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial e federal para transporte de animais, que ajuda os fiscais a controlar a movimentação e a evitar doenças de risco à população. O proprietário deve procurar com antecedência a Agência Estadual de Defesa Agropecuária de sua cidade.

Se o destino for internacional, é preciso verificar as medidas aplicadas em cada país, consultando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para emissão do documento.

Passageiros com deficiência visual ou auditiva que estejam acompanhados de um cão-guia são isentos e têm permissão para viajar com o animal dentro da cabine. Nesses casos, porém, o uso de focinheira é indispensável.

O Guia do Passageiro está disponível na íntegra no site da Abear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.