A fabricante de aeronaves Boeing realizou, no dia 2/12, o
primeiro voo no mundo utilizando o chamado “diesel verde”, que é um
biocombustível feito de óleos vegetais, resíduos de óleo de cozinha e de
gorduras animais.
O avião de testes da empresa, o ecoDemonstrator 787, voou com uma
mistura de 15% de diesel verde e 85% de combustível à base de petróleo
para aviões na turbina esquerda.
A Boeing já havia verificado que existe uma semelhança química desse
combustível com o HEFA (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados)
aprovado como biocombustível para a aviação em 2011.
Com uma capacidade de produção de 800 milhões de galões (três bilhões
de litros) nos EUA, na Europa e na Ásia, o diesel verde poderia suprir,
rapidamente, até 1% da demanda global para combustível para aeronaves.
Com custo no atacado de cerca de US$3 por galão, incluindo incentivos do
governo dos EUA, o diesel verde chega próximo ao preço do combustível
convencional de aviação.
“O diesel verde oferece uma enorme oportunidade de fazer com que um
biocombustível sustentável esteja mais disponível e a preços mais em
conta para os nossos clientes”, disse Julie Felgar, diretora executiva
de Estratégia e Integração Ambiental da Boeing Aviação Comercial. “Vamos
fornecer dados de vários voos do ecoDemonstrator para apoiar os
esforços de aprovação desse combustível para a aviação comercial e
ajudar na realização das metas ambientais da nossa indústria”, completa a
executiva.
O diesel verde sustentável reduz as emissões de carbono de 50 a 90%
quando comparado com o combustível fóssil, de acordo com a Neste Oil,
baseada na Finlândia, que forneceu o diesel verde para o ecoDemonstrator
787.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.