Na última semana, quatro aeroportos da Rede Infraero – João Pessoa (PB), Montes Claros (MG), Juazeiro do Norte (CE) e Teresina (PI) - realizaram ações no intuito de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Na sexta-feira (27/1), o Aeroporto Internacional de João Pessoa/Presidente Castro Pinto realizou uma vistoria para encontrar possíveis focos do mosquito no sítio aeroportuário, em especial naqueles pontos já mapeados anteriormente. O superintendente do terminal paraibano, Roberto Germano de Souza Araújo, também participou da vistoria e ressaltou a importância da continuidade de ações como essa. “Não podemos deixar que o assunto caia no esquecimento, pois muitas pessoas continuam adoecendo”, lembrou.
Também foi feita distribuição de material explicativo e de adesivos aos passageiros e à comunidade aeroportuária. Faixas alusivas à campanha foram colocadas na entrada do terminal e no balcão de informações. Todo o material foi cedido pelo Governo do Estado da Paraíba.
No Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro, foi realizado um mutirão no último dia 25, que também teve como objetivo detectar e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito. Todos os funcionários do aeroporto foram convidados a participar. A superintendente de Montes Claros, Tayse Brandão Figueiredo, enfatizou a importância da conscientização de todos. “O importante é que esse conhecimento se estenda para nossas casas e comunidade”, disse.
Também no dia 25, o Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, realizou uma visita aos bairros do entorno do aeroporto com o intuito de orientar os moradores sobre a forma correta do descarte do lixo. “Foram recolhidos pneus e uma grande quantidade de resíduos que haviam sido descartados incorretamente”, destacou Dirceane Pereira Dias, superintendente do Aeroporto de Juazeiro do Norte, que considerou a abordagem positiva. “A Secretaria de Saúde levou alguns personagens da campanha, como o mosquito e o sapo, que atraíram a atenção dos moradores e contribuíram no processo de conscientização”, pontuou.
Em Juazeiro, a ação da Infraero e da Prefeitura se estendeu ao terminal de passageiros, onde foram distribuídos panfletos sobre a campanha aos usuários.
Em Teresina, no Aeroporto Senador Petrônio Portela, a Infraero lançou no dia 23/1 uma campanha contra o mosquito, numa parceria com a Anvisa e o Centro de Zoonoses. O evento contou com uma palestra, realizada pelo biólogo Pedro Abe, que destacou a necessidade do empenho de todos no combate à proliferação do Aedes, além de elencar os sintomas relacionados a cada doença transmitida pelo mosquito.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero