O presidente interino da Embratur, Paulo Guilherme de Araújo,
classificou de "de baixa qualidade" o serviço aéreo prestado no Brasil e
disse que o tema deve ser tratado pelo governo junto às companhias
aéreas para não prejudicar o crescimento do turismo no Brasil.
As reclamações relativas a atraso de voos, cancelamentos, espera em
aeroportos, preços de tarifas e atendimento inadequado são frequentes,
segundo Araújo.
O tema também preocupa o governo num momento em que o país se prepara
para sediar uma série de grandes eventos internacionais, como a Jornada
Mundial da Juventude da Igreja Católica e a Copa das Confederações neste
ano, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
"A qualidade do serviço aéreo é de baixa qualidade e isso é uma
preocupação nossa", disse ele a jornalistas. "O primeiro contato do
turista é com a companhia aérea. Se ele tem uma impressão ruim fica
difícil." A Embratur e outros órgãos do governo federal pretendem se
reunir com as principais companhias aéreas para cobrar um serviço de
melhor qualidade aos usuários nacionais e estrangeiros.
O órgão é favorável à abertura do mercado brasileiro a companhias aéreas
estrangeiras para aumentar a concorrência no país e possivelmente a
qualidade do serviço e também tem mostrado preocupação com as altas
tarifas praticadas por alguns hotéis que, também nesta segunda, Araújo
chamou de "oportunismo".
Fonte: Revista Exame/Economia
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