O dia 21 de fevereiro marcou os 54 anos da primeira inspeção em voo
ocorrida em nosso território, com aeronave e tripulação brasileiras. O
primeiro avião-laboratório nacional, especialmente equipado com
laboratório de aferição e calibragem, foi o Douglas EC-47 FAB 2065.
No longínquo fevereiro de 1959 o EC-47 decolou para sua primeira
missão, onde efetuou verificações na região do Sítio de Itaipuaçu/RJ,
visando adequação do local para instalação de um VOR. O "Dakota" foi
utilizado como calibrador até o ano de 1976, quando a FAB recebeu os
Embraer EC-95 Bandeirante.
Atualmente o GRUPO ESPECIAL DE INSPEÇÃO EM VOO (GEIV), da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, dispõem de dez aviões-laboratório sendo quatro jatos Hawker IU-93A (FAB 6050 a 6053)
e seis turbo-hélices IC-95 B/C "Bandeirante" (FAB 2307 / 2327 / 2328 /
2331 / 2334 / 2338), além de um C-95 cargueiro para o transporte
logístico da unidade.
O GEIV homologa, inspeciona em voo e
mantém aferidos todos os auxílios instalados no território brasileiro. A
unidade inspeciona periodicamente equipamentos de comunicação, de
trajetória de aproximação visual (VASIS/AVASIS), de trajetória de
aproximação de precisão (PAPIS), de recalada (VHF-DF), omnidirecionais
em VHF (VOR), medidores de distância (DME), além de aferir sistemas de
pouso por instrumentos (ILS), sistemas de luzes de aproximação (ALS),
radiofaróis não direcionais (NDB), radares (primário e secundário) e
radares de aproximação de precisão (PAR), perfazendo um total de
aproximadamente 900 equipamentos de auxílio à navegação aérea em todo
território nacional. A unidade também realiza inspeções em voo,
eventualmente, em outros países da América do Sul, por meio de contratos
firmados internacionalmente.
O pequeno texto acima demonstra
minimamente a enorme importância do GEIV, para a segurança da aviação
nacional. Portanto, nos cabe saudar esta data histórica. Parabéns ao
GEIV !
A foto acima mostra o EC-93A (FAB 6051) nas cores que utilizou até o
ano de 2008, quando passou a ostentar um novo padrão de pintura e a
designação IU-93A.
( Foto: Fábio Luís Fonseca © BEL 11/08/2001 |Site AeroEntusiasta )
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