domingo, 24 de fevereiro de 2013

FAB: INSPEÇÃO EM VOO. 54 ANOS DE BRASIL !

O dia 21 de fevereiro marcou os 54 anos da primeira inspeção em voo ocorrida em nosso território, com aeronave e tripulação brasileiras. O primeiro avião-laboratório nacional, especialmente equipado com laboratório de aferição e calibragem, foi o Douglas EC-47 FAB 2065. 

No longínquo fevereiro de 1959 o EC-47 decolou para sua primeira missão, onde efetuou verificações na região do Sítio de Itaipuaçu/RJ, visando adequação do local para instalação de um VOR. O "Dakota" foi utilizado como calibrador até o ano de 1976, quando a FAB recebeu os Embraer EC-95 Bandeirante. 

Atualmente o GRUPO ESPECIAL DE INSPEÇÃO EM VOO (GEIV), da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, dispõem de dez aviões-laboratório sendo quatro jatos Hawker IU-93A (FAB 6050 a 6053) e seis turbo-hélices IC-95 B/C "Bandeirante" (FAB 2307 / 2327 / 2328 / 2331 / 2334 / 2338), além de um C-95 cargueiro para o transporte logístico da unidade.

O GEIV homologa, inspeciona em voo e mantém aferidos todos os auxílios instalados no território brasileiro. A unidade inspeciona periodicamente equipamentos de comunicação, de trajetória de aproximação visual (VASIS/AVASIS), de trajetória de aproximação de precisão (PAPIS), de recalada (VHF-DF), omnidirecionais em VHF (VOR), medidores de distância (DME), além de aferir sistemas de pouso por instrumentos (ILS), sistemas de luzes de aproximação (ALS), radiofaróis não direcionais (NDB), radares (primário e secundário) e radares de aproximação de precisão (PAR), perfazendo um total de aproximadamente 900 equipamentos de auxílio à navegação aérea em todo território nacional. A unidade também realiza inspeções em voo, eventualmente, em outros países da América do Sul, por meio de contratos firmados internacionalmente.

O pequeno texto acima demonstra minimamente a enorme importância do GEIV, para a segurança da aviação nacional. Portanto, nos cabe saudar esta data histórica. Parabéns ao GEIV !
A foto acima mostra o EC-93A (FAB 6051) nas cores que utilizou até o ano de 2008, quando passou a ostentar um novo padrão de pintura e a designação IU-93A.

( Foto: Fábio Luís Fonseca © BEL 11/08/2001 |Site AeroEntusiasta )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.