segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Helicóptero quase cai durante tentativa de retirada do corpo de uma alpinista


Na tentativa de retirar o corpo de uma alpinista que havia caído em Corner Canyon, um helicóptero do Departamento de Segurança Pública de Utah (EUA) passou por uma situação aterrorizante e quase acidentou-se, relatou a agência.

Segundo Luke Bowman, piloto-chefe para o Aero Bureau da Polícia Rodoviária de Utah, o piloto Ken Harrison e outro oficial a bordo tentavam encontrar os socorristas no penhasco. 

A tripulação tentava fazer uma manobra “skid load”, com a intenção de apoiar um parte do esqui na beirada do penhasco enquanto basicamente mantinha o helicóptero pairando, quando uma corda enroscou-se no rotor principal da aeronave.

“O piloto, naquela altura, usou manobras agressivas para retirar a aeronave do penhasco e as pessoas em solo,” disse Bowman.

O rotor do helicóptero girava à potência máxima, enviando a rotação da aeronave e a cauda do helicóptero em direção aos socorristas no penhasco, disse Bowman.  A cauda passou por cima da cabeça dos socorristas, bateu na parede do penhasco e o helicóptero continuou a girar à medida que se aproximava do solo.

Harrison começou a se preparar para um pouso de emergência, mas conseguiu estabilizar a aeronave e achou que tivesse controle suficiente para voar até um parque em Highland, contou Bowman.



No entanto, quando Harrison começou a usar mais potência à medida que se preparava para pousar, o helicóptero voltou a tremer de novo. Com receio de cair, o piloto solicitou ajuda médica antes de tentar trazer a aeronave ao solo.

“Ele estava certo, naquela momento, de que quando estivesse pousando, eles iriam rolar e não conseguiriam controlar a aeronave para o pouso,” disse Bowman. “Na verdade, eles conseguiram pousar sem qualquer problema.

Depois que a emergência foi contornada, a tripulação conseguiu completar com êxito a sua missão de retirar o corpo de Kerry Crowley, uma mulher de South Jordan, Utah, de 43 anos que, ao que tudo indica, faleceu ao cair acidentalmente.


Fonte: Piloto Policial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.