Pelo menos um em cada cinco viajantes já faz check-in de voo pela
internet, de acordo com pesquisa da Secretaria de Aviação. Mas quem vê
essa tecnologia ao alcance das mãos mal pode imaginar a complexidade da
operação tecnológica que faz uma aeronave decolar. Ao entrar em um
avião, há ciência por todos os lados, mas ela não está só: a tecnologia
também chegou com força à experiência dos passageiros nos aeroportos
brasileiros.
O terminal de Guarulhos aposta na modernização de
procedimentos que agilizam o fluxo de passageiros. Com a inauguração do
terminal 3, houve a instalação de portões eletrônicos de controle
automatizado de passaporte brasileiro: são os e-gates. Os portões
agilizam o processo de inspeção de passaporte realizado pela Polícia
Federal, reduzindo o procedimento de três minutos em média, para 30
segundos.
Outra tecnologia implantada no aeroporto é o sistema
automatizado de distribuição de bagagens do terminal 3, que gerencia o
fluxo diário de volumes dos passageiros que circulam pelo aeroporto. Em
2014, a média diária de movimentação foi de 108 mil passageiros, com
processamento de 130 mil bagagens. Com 5 km de esteiras e capacidade
para processar cinco mil bagagens por hora, o sistema tem controle
inteligente, que permite rastrear e localizar as malas.
São 102 posições
de check-in para despacho de bagagem, além de 26 balcões para
passageiros em conexão. Para quem está desembarcando, são sete esteiras
de restituição de bagagem. Além disso, uma nova tecnologia permite que a
equipe de solo no aeroporto, prepare uma operação customizada para o
voo que vai chegar.
O sistema emite à operação em terra informações como
tipo de aeronave, número de passageiros, total de bagagens e de carga e
equipamentos para mobilidade de passageiros com necessidades especiais.
É possível alocar com antecedência recursos como pontes de embarque,
escadas, tratores, esteira de bagagens e ônibus, caso a aeronave pare em
posição remota. Isso permite que o processo de embarque e desembarque
de passageiros seja mais rápido e sem imprevistos.
Mais informações no
portal www.aviacao.gov.br.
Fonte: www.revistaflap.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.