sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Mais tecnologia a serviço da inovação nos aeroportos


Pelo menos um em cada cinco viajantes já faz check-in de voo pela internet, de acordo com pesquisa da Secretaria de Aviação. Mas quem vê essa tecnologia ao alcance das mãos mal pode imaginar a complexidade da operação tecnológica que faz uma aeronave decolar. Ao entrar em um avião, há ciência por todos os lados, mas ela não está só: a tecnologia também chegou com força à experiência dos passageiros nos aeroportos brasileiros. 

O terminal de Guarulhos aposta na modernização de procedimentos que agilizam o fluxo de passageiros. Com a inauguração do terminal 3, houve a instalação de portões eletrônicos de controle automatizado de passaporte brasileiro: são os e-gates. Os portões agilizam o processo de inspeção de passaporte realizado pela Polícia Federal, reduzindo o procedimento de três minutos em média, para 30 segundos. 

Outra tecnologia implantada no aeroporto é o sistema automatizado de distribuição de bagagens do terminal 3, que gerencia o fluxo diário de volumes dos passageiros que circulam pelo aeroporto. Em 2014, a média diária de movimentação foi de 108 mil passageiros, com processamento de 130 mil bagagens. Com 5 km de esteiras e capacidade para processar cinco mil bagagens por hora, o sistema tem controle inteligente, que permite rastrear e localizar as malas. 

São 102 posições de check-in para despacho de bagagem, além de 26 balcões para passageiros em conexão. Para quem está desembarcando, são sete esteiras de restituição de bagagem. Além disso, uma nova tecnologia permite que a equipe de solo no aeroporto, prepare uma operação customizada para o voo que vai chegar. 

O sistema emite à operação em terra informações como tipo de aeronave, número de passageiros, total de bagagens e de carga e equipamentos para mobilidade de passageiros com necessidades especiais. É possível alocar com antecedência recursos como pontes de embarque, escadas, tratores, esteira de bagagens e ônibus, caso a aeronave pare em posição remota. Isso permite que o processo de embarque e desembarque de passageiros seja mais rápido e sem imprevistos. 

Mais informações no portal www.aviacao.gov.br. 


Fonte: www.revistaflap.com.br

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