O transporte aéreo internacional de cargas conta com diversas
companhias e modernas aeronaves que, na grande maioria dos casos, dão
conta do recado das operações demandadas. Mas, e quando a carga tiver
mais que 100 toneladas ou ultrapassar as dimensões de um cargueiro
convencional, como um Boeing ou um Airbus?
Basta chamar a Ruslan International, empresa com sede na Inglaterra
que administra a frota dos únicos cargueiros Antonov em operação em todo
o planeta, 17 aviões do modelo An-124, com quatro motores e capacidade
para transportar até 120 toneladas de carga útil, e o único exemplar já
construído do modelo Antonov An-225 Mriya, o maior cargueiro em operação
em todo o mundo, com seis motores e capacidade de carga de até 250
toneladas.
Gigante no Brasil
Recentemente, um dos integrantes desta frota, modelo An-124, realizou
uma operação especial e transportou uma grande peça de caldeira para
uma usina de etanol entre Toronto, no Canadá, e o Aeroporto
Internacional de Viracopos, em Campinas.
O transporte, contratado às pressas para poder cumprir um prazo de
inauguração na usina, foi encomendado pela Fly Easy para o cliente
nacional e envolveu a transferência de um total de 79 toneladas, com a
maior peça pesando 58 toneladas.
A carga, acondicionada em rack, mediu um total de 13 metros de
comprimento, por 3,15 de altura e 3,8 metros de largura, fazendo jus às
dimensões da aeronave.
Operação especial nos ares
Já o enorme An-225 Mriya, o maior avião cargueiro do mundo, realizou
uma operação de transporte especial neste mês, transferindo um
equipamento industrial de troca de calor pesando 139 toneladas através
do Atlântico, entre a Alemanha e o Canadá.
O trocador de calor, acondicionado em seu rack especial, teve um peso
final a bordo de mais de 147 toneladas, carga pesada demais para
qualquer outro avião disponível no mundo. Os seis motores do An-225
transportaram a carga colossal entre Leipzig, na Alemanha, e Edmonton,
no Canadá, com escala técnica na Islândia, em um percurso total de 8,4
mil quilômetros. A operação foi realizada pela Antonov Airlines sob
contratação da DB Schenker.
“Quando uma carga de dimensões especiais e peso como esta precisa de
transporte urgente, o grande e único An-225 Mriya entra em cena,
proporcionando uma alternativa muito atraente para as grandes viagens
oceânicas, que são custosas e demoradas e demandam equipamentos
complexos e caros”, diz o executivo Comercial da Antonov Airlines,
Andriy Blagovisniy, com exclusividade para o Portal Transporta Brasil.
Fonte: www.transportabrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.