quinta-feira, 27 de novembro de 2014

EASA provoca controvérsia com regra para Helicópteros Monomotores


Desde o dia 28 de outubro, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) estabeleceu uma regra que proíbe voos de helicóptero monomotor acima de áreas densamente povoadas e áreas ‘hostis’, causando polêmica na indústria europeia de operadores de helicóptero.
 
Uma associação francesa, a União Francesa de Helicópteros (UFH), protestou com franqueza, já que esperava que as isenções existentes fossem ser mantidas. A UFH declarou que a maior parte das operações no heliporto de Paris está agora seriamente ameaçada.O presidente da UFH, Dominique Orbec, também chamou a atenção para o fato de que alguns recentes acidentes de alto perfil com helicópteros em áreas urbanas envolveram helicópteros bimotores, incluindo a queda do EC135T2i em Glasgow, em novembro de 2013.

Enquanto isso, as autoridades suíças rejeitaram a regra da EASA. “Mantivemos as regras locais para o resgate em montanhas, permitindo, assim, monomotores,” contou para a AIN o porta-voz da agência federal de aviação civil da Suíça (OFAC).

A EASA insiste que a indústria teve anos para se preparar e o período de transição é contínuo para operações não-comerciais, voos circulares e trabalhos aéreos. “Ninguém pode garantir que os helicópteros monomotores oferecem um nível aceitável de segurança para os passageiros e os moradores de áreas densamente povoadas”, afirmou o porta-voz da EASA.


Fonte: www.pilotopolicial.com.br

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Embraer expande Centro de Engenharia e Tecnologia de MG


A fabricante de aeronaves Embraer inaugurou na última sexta-feira (21/11) a expansão do seu CETE-MG (Centro de Engenharia e Tecnologia de Minas Gerais), localizado nas instalações do SENAI (Centro de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional da Indústria) e da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em Belo Horizonte (MG).
 
Com as obras, a área útil do escritório aumenta de 700 m² para 1.550 m² e o número total de postos de trabalho cresce de 100 para 200. Hoje, já são 150 profissionais empregados, entre engenheiros, técnicos e pessoal administrativo, sendo que os últimos 50 contratados ficaram quatro meses em treinamento em São Jose dos Campos (SP) e estão se juntando ao grupo após a expansão.

“A Empresa se mobilizou para participar desse movimento a fim de explorar sinergias e oportunidades com outras organizações que estão se instalando em Minas Gerais, bem como com instituições de ensino da região. Entendemos que a presença da Embraer contribui para a criação e consolidação de uma indústria de base tecnológica de relevância para a economia do estado”, diz Mario Lott, Gerente Geral do CETE-MG.

A Embraer está instalada em Belo Horizonte desde o final de 2011. A equipe alocada no CETE-MG faz parte da força de engenharia da Empresa, atuando em atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos, produtos e serviços para o setor aeronáutico e de defesa e segurança.

Inicialmente instalado no Centro de Inovação e Tecnologia SENAI / FIEMG, o CETE-MG deverá se transferir para o complexo do CTCA (Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial), em Lagoa Santa (MG), assim que esse for concluído.


Fonte: www.transportabrasil.com.br

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Azul inicia a venda de passagens internacionais


A companhia aérea Azul iniciou a venda de passagens para os voos internacionais diários, com origem no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e que têm como destinos Fort Lauderdale/Miami e Orlando, ambos na Flórida. 

As operações terão início em 1º e 15 de dezembro, respectivamente e as passagens podem ser encontradas com tarifas a partir de R$ 1.500,00 ou 60.000 pontos do programa TudoAzul para ida e volta. 


Serão realizadas duas frequências diárias, sendo uma para Fort Lauderdale e outra para Orlando. Para o período que compreende as férias de fim de ano e Carnaval, serão operados voos extras, aumentando a oferta de assentos disponíveis. 

Em meados de 2015, a Azul deve estrear seu terceiro destino norte-americano, com voos para Nova York.


Fonte: Revista Flap

Foto: Benito Latorre 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Airbus entregará primeiro A350 para a Qatar Airways em dezembro


A fabricante de aeronaves Airbus entregará o primeiro modelo A350 para a Qatar Airways entre 12 e 15/12. O novo avião feito com fuselagem de fibra de carbono composta é um competidor direto do 787 Dreamliner da Boeing.

O avião de corredor duplo e longo alcance recebeu sua certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) na semana passada, após obter aprovação de segurança na Europa em setembro.

O A350-900, versão do jato certificada pela FAA e reguladores europeus, é produzido para comportar 314 passageiros.

A Airbus registrou 750 encomendas para o A350, incluindo 549 para o A350-900 e 169 para o A350-1000, de maior porte, que deve entrar em serviço em 2017. O de menor porte, A350-800, possui 32 encomendas, mas deve dar lugar ao atualizado A330neo.


Com informações da Reuters

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Azul Cargo iniciará operações exclusivas de cargas em Fernando de Noronha


Para atender ainda melhor à Ilha de Fernando de Noronha, a Azul Cargo terá uma aeronave dedicada exclusivamente ao transporte de cargas a partir deste sábado (8/11). O modelo escolhido para realizar os voos cargueiros é um turboélice ATR 72-500, com capacidade para um total aproximado de seis toneladas. Os voos dedicados a cargas serão realizados aos sábados entre a capital pernambucana e o arquipélago. Os voos abastecerão a ilha com suprimentos e cargas em geral.  Com as novas operações,  a Azul Cargo pretende atender à demanda de transporte rápido de mercadorias entre a ilha e o continente. 

“O voo para Fernando de Noronha é mais um exemplo do compromisso Azul em nosso país acreditando e investindo em soluções que atendam às necessidades específicas de cada mercado com qualidade e rapidez de transporte”, afirma Claudio Fonseca, diretor da Azul Cargo. “O ATR 72-500 será a primeira operação de aeronave cargueira da ilha elevando a qualidade do atendimento e transporte oferecido à população local”, completa Fonseca.

Confira abaixo os horários dos voos da Azul Cargo:
Recife – Fernando de Noronha
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
Recife
13h25
Fernando de Noronha
16h05
Aos sábados
Fernando de Noronha
17h25
Recife
17h59
Aos sábados

Fonte: www.voeazul.com.br

Infraero homologa Linktel a instalar e operar Wi-Fi em 60 aeroportos

A Linktel, operadora de telecomunicação que se destaca como a única do país a oferecer serviço Wi-Fi NGH 2.0 passpoint, acaba de receber concessão exclusiva da Infraero para a instalação e operação de sistema Wi-Fi em 60 aeroportos brasileiros, com a finalidade de levar a estes aeroportos a mesma tecnologia de primeiro mundo, conduzindo o país a uma unificação de serviços Wi-Fi.


A implantação do serviço começa agora em novembro e deverá ser entregue no final de 2015, com a previsão de ter 10 aeroportos com o serviço concretizado já em março próximo. Com este acordo a Linktel consolida-se como a maior operadora de Wi-Fi do Brasil e uma das maiores em nível mundial a operar em grande número de aeroportos de forma exclusiva e com tecnologia homologada pela Wi-Fi Alliance.

Mais de 114 milhões de usuários serão beneficiados com o serviço de acesso gratuito em alta velocidade para transmissão de vídeos e fotos em HD, transmissão de arquivos e outros documentos, além de permitir acesso rápido à Internet. A tecnologia utilizada pela Linktel é compatível com a nova geração de hotspots 2.0, NGH2.0, lançado no começo de outubro em São Francisco durante evento organizado pela WBA – Wireless Broadband Alliance, onde a Linktel foi a única operadora do Brasil e América Latina participante do evento e do trial de lançamento.

Os pontos de acessos nos aeroportos brasileiros também estarão preparados para o 3G/4G offload, com a finalidade de garantir que as operadoras móveis possam realizar o desvio do tráfego de dados a partir da infraestrutura da Linktel e garantir a melhor entrega dos serviços de dados aos seus clientes.

Para Jonas Trunk, presidente da Linktel, a conquista desta concessão reafirma o ritmo de crescimento da operadora no mercado. “Iremos investir R$ 20 milhões no projeto e o serviço ao usuário será de exclusividade da Linktel”, informa o executivo.


Fonte: www.aviacaobrasil.com.br

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Autoridades aeroportuárias solicitam internacionalização de voos


Autoridades aeroportuárias brasileiras criaram um grupo designado a definir diretrizes para a internacionalização de aeroportos no País.

Esta decisão foi tomada pela Conaero (Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias) ao constatar que mesmo com cinco aeroportos pedindo internacionalização e um solicitando desinternacionalização não há nenhuma regra geral para a análise dos pedidos.

O grupo já está analisando as solicitações dos aeroportos de Sorocaba (SP), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cabo Frio (RJ) e do futuro aeroporto Catarina, em São Roque (SP).

Coordenado pela SAC (Secretaria de Aviação Civil), o grupo de trabalho é integrado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Infraero, Ministério da Aeronáutica, Ibama, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa (ligada ao Ministério da Saúde) e Vigiagro (ligada e Ministério da Agricultura).

Segundo os integrantes do grupo, a situação desejada é a definição de uma política de internacionalização de aeroportos como estratégia de desenvolvimento regional e nacional, o fortalecimento das estruturas dos órgãos públicos voltadas ao apoio das operações de tráfego aéreo internacional e a manutenção do atual processo técnico para internacionalização.

Atualmente o operador aeroportuário solicita aos órgãos públicos (Receita, PF, Anvisa e Vigiagro) um atestado da capacidade de atendimento às operações de tráfego aéreo internacional. Na sequência, a Anac analisa os referidos atestados e demais documentações e, caso o operador cumpra as exigências legais, a Anac reconhece o aeroporto como internacional. Os órgãos se queixam da grande quantidade de pedidos e da insuficiência de recursos humanos e logísticos para o atendimento de todos eles.

O grupo deve se reunir novamente no dia 24 de novembro, em Brasília, para debater questões acerca do assunto.


Fonte: www.transportabrasil.com.br

American Airlines cancela Rio – Dallas


A American Airlines deixará de operar o voo Rio – Dallas em 22 de fevereiro do próximo ano. O voo AAL 250 parte atualmente as segundas, sextas e domingos, com Boeing 767-300ER, às 23h35. 

Os passageiros que desejarem ir a Dallas, do Brasil, sem escalas, poderão utilizar o voo diário, com Boeing 777-300ER, que opera no Aeroporto de Guarulhos.


Fonte: www.aviacaobrasil.com.br

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Avião é esvaziado no Recife após comissária encontrar rojão


Um avião da TAM que fazia o voo JJ 3304 com destino a Brasília e escala em Salvador foi esvaziado quando se preparava para decolar do Aeroporto Internacional do Recife, na manhã desta terça-feira (18). De acordo com a Polícia Federal, tudo aconteceu após uma comissária de bordo achar um rojão no chão da aeronave, próximo a uma das portas.

É um fogo de artifício que cabe na palma da mão, era pequeno, um buscapé. Entretanto, por precaução, todos os passageiros foram retirados da aeronave e tiveram que passar pelo raio-X e inspeção novamente, informou o chefe de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro.

O voo estava programado para decolar às 6h10 (horário do Recife), mas sofreu um atraso de quase três horas para que uma nova varredura também fosse feita no avião. A aeronave só decolou às 9h, aterrissando cerca de uma hora depois em Salvador.

Em nota, a TAM afirmou que obedece os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais.  A aeronave chegou ao destino final, na capital federal, às 13h39.
Confira abaixo a nota da TAM na íntegra:
A TAM Linhas Aéreas informa que o voo JJ3304 (Recife – Salvador), programado para decolar às 7h10 (horário de Brasília) de hoje (18), operou com atraso em razão da presença de um artefato de pequeno porte a bordo. Após realizar os procedimentos de segurança, que incluíram varredura na aeronave e inspeção dos passageiros pela Polícia Federal, o voo partiu às 10h (horário de Brasília) e seguiu normalmente para o seu destino.

A companhia prestou a assistência necessária aos passageiros que perderam conexões, reacomodando-os nas opções de voos disponíveis.

A TAM esclarece, ainda, que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais.

Atenciosamente,
TAM Linhas Aéreas



Fonte: G1

Recheques de habilitação TIPO fora de CTAC estão autorizados por mais um ano pela ANAC


O D.O.U. traz publicada a Resolução No.347 da ANAC que prorroga por mais um ano a possibilidade de que os pilotos realizem recheques de habilitação TIPO fora de CTAC – ou, conforme o texto do inciso II do parágrafo 1o. da referida Resolução:

Para os candidatos que iniciarem o treinamento de voo até 12 de novembro de 2015, a revalidação poderá ser feita com o treinamento previsto no parágrafo 61.215(c) ainda que exista CTAC, escola de aviação civil ou aeroclube certificado ou validado para o tipo.

O parágrafo 61.215-c diz que:
Caso não exista, até a data em que o candidato iniciar o treinamento para revalidação, CTAC, escola de aviação civil ou aeroclube certificado ou validado pela ANAC para ministrá-lo [os treinamentos de solo e de voo para revalidação], esse treinamento poderá ser ministrado por um PC ou PLA habilitado e qualificado na aeronave. O treinamento deverá, nesse caso, incluir, no mínimo, 20% (vinte por cento) das horas de voo previstas nos parágrafos 61.213(a)(3)(iii)(A) ou 61.213(a)(3)(iii)(B), conforme aplicável.

Então, precisa-se saber também o que dizem os parágrafos 61.213(a)(3)(iii)(A) ou 61.213(a)(3)(iii)(B), que seguem abaixo:

Caso não exista, até a data em que o candidato iniciar o treinamento de voo, CTAC, escola de aviação civil ou aeroclube certificado ou validado pela ANAC para ministrá-lo, o treinamento de voo poderá ser ministrado por um PC ou PLA habilitado e qualificado na aeronave, desde que inclua, no mínimo:

(A) 20 (vinte) horas de voo para aviões turbojato e 12 (doze) horas de voo para aviões turboélice ou convencionais; (B) para a categoria helicóptero: ( 1 ) 5 (cinco) horas de voo para helicópteros com peso máximo de decolagem até 3175 kg (7000 lbs ) e 9 (nove) ou menos assentos de passageiros; ( 2 ) 8 (oito) horas de voo para helicópteros com peso máximo de decolagem até 9071 kg (20000 lbs); ( 3 ) 10 (dez) horas de voo para helicópteros com peso máximo de decolagem acima de 9071 kg (20000 lbs).

Isso significa, em outras palavras, que:

Quem precisar rechecar uma habilitação TIPO cujo treinamento se inicie até 12/nov/2015 poderá fazê-lo com treinamento de solo e de voo ministrados por PC/PLA habilitado ao TIPO da aeronave, e com treinamento de voo realizado em aeronave com a seguinte carga horária:

– Para aviões turbojato: 4h/voo;
– Para aviões turboélice: 2,4h/voo;
– Para helicópteros com MTOW20.000lbs: 2h de voo.

Não há referência explícita quanto a isso, mas parece evidente que os respectivos cheques também ocorrerão em aeronave. Ou seja: elimina-se por completo a necessidade de recheques em CTAC (com ou sem simulador, dentro ou fora do país) por mais um ano.

Além disso, a Resolução 347 também altera a seção 61.3-i-1, que trata da revogação da suspensão de habilitações ocasionada por envolvimento em acidente aeronáutico, cujo treinamento tinha que ocorrer em aeronave do mesmo modelo o qual ocorreu o acidente que originou a suspensão, Agora, este treinamento segue os mesmos parâmetros de instrução revisória da seção 61.23.

Fonte: ANAC

Jovem é preso por atingir helicóptero da polícia com laser no Reino Unido

Um jovem de 23 anos foi condenado no Reino Unido por atingir um helicóptero da polícia nacional com um feixe de laser. Chris Vowles estava bebendo com amigos nos fundos de uma casa em Kitts Green quando mirou na aeronave, segundo a polícia de West Midlands.


A tripulação do helicóptero ficou temporariamente desorientada após a luz verde atingir a cabine. Em seguida, eles utilizaram as poderosas câmeras do helicóptero para identificar a origem do laser, e encontraram Chris e seus amigos rindo e comemorando o feito.

A festa, entretanto, foi interrompida rapidamente – policiais no solo foram direcionados ao local e prenderam o jovem de 23 anos por suspeita de “agir de maneira irresponsável de maneira a ameaçar uma aeronave”.

O jovem pode ser visto na gravação jogando o feixe de laser no quintal de um vizinho.

O caso aconteceu em 31 de julho. No dia 16 de outubro, Chris compareceu a uma audiência na qual foi condenado a sete meses de prisão – que foram suspensos por dois anos – e 250 horas de trabalho voluntário. Ele também foi condenado a pagar os custos do processo.

Toda a ação foi filmada pelas câmeras da aeronave e publicada pela polícia no YouTube:


Fonte: www.pilotopolicial.com.br





terça-feira, 18 de novembro de 2014

ANAC atualiza Glossário online de termos da Aviação

Glossário online contém termos da aviação

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) atualizou as bases de dados ANACpédia ESPANHOL-PORTUGUÊS/PORTUGUÊS-ESPANHOL. Ao acessar a ANACpédia, o visitante encontrará, além da tradução dos termos, informações como definições, fontes e notas, que ajudarão os consulentes ao se depararem com textos ou palavras em espanhol.

O serviço está disponível no menu “A ANAC”. Clique aqui para acessar.

Dúvidas e sugestões, inclusive sobre termos não localizados, podem ser enviadas para anacpedia@anac.gov.br


Fonte: ANAC

Avião é transformado em quarto de hotel com 7 banheiros e 126 janelas


Dormir no avião costuma ser uma experiência desconfortável, mas não no caso de uma aeronave de uma companhia aérea holandesa que acaba de ser transformada em hotel.
A promoção da companhia em parceria com um site de hospedagem alternativa – transformou a cabine de um avião que já voou o mundo todo e agora está “aposentado” em um espaço cheio de atrativos.
A hospedagem só será permitida às três pessoas que vencerem o concurso e a seus amigos. O “quarto de hotel” tem 366 metros quadrados, cinema privativo, duas cozinhas equipadas, sete banheiros e 126 janelas.
O hotel-avião da KLM e do Airbnb vai ficar estacionado no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, e funcionará por apenas três noites, entre os dias 28 e 30 de novembro.

Não é permitido levantar voo

Cada vencedor poderá levar até três amigos para viver a experiência. Para participar, é preciso fazer uma reserva na página que descreve o hotel-avião no site Airbnbb e dizer por que gostaria de se hospedar lá.

Nas regras da hospedagem, o anúncio explica que não é permitido "voar", "usar o escorregador inflável de emergência" ou "assar marshmallows nos motores da aeronave". "Por favor, trate nosso avião como você trata seu próprio avião", afirma o texto bem-humorado.

Fonte: G1

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Após fogo em motor, avião que ia de SP para Angola pousa no Recife

Um avião da Angola Airlines (TAAG) que seguiria para Luanda, capital da Angola, fez um pouso no Recife após a constatação de um problema técnico, na noite do último sábado (15). O Boeing 777-300 vinha de São Paulo com 199 passageiros e oito tripulantes e deve seguir viagem na próxima segunda-feira (17), segundo a Infraero.
Houve sinal de chamas em um dos motores e o piloto acionou o extintor e fechou o reservatório de combustível, seguindo para o aeroporto mais próximo, que era o da capital pernambucana. A aeronave passa por consertos neste domingo (16) e os passageiros foram encaminhados para hotéis na cidade.
Fonte: G1/PE

Anac autoriza entrada dos Correios na Rio Linhas Aéreas


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu autorização prévia para aporte de capital e transferência de ações para a Rio Linhas Aéreas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), cita que a operação deverá ser feita "nos termos deliberados pela Assembleia Geral Extraordinária realizada pela concessionária em 25 de fevereiro de 2014".
Em julho, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) havia aprovado, sem restrições, a aquisição de 49,99% das ações da Rio Linhas Aéreas pelos Correios.
Na ocasião, a estatal distribui nota afirmando que o despacho do Cade representava mais uma etapa para a concretização da parceria, condicionada, além da aprovação do Cade e agora da Anac, de outros órgãos federais (Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Ministério das Comunicações).
Segundo os Correios, o objetivo da entrada no capital da Rio é ter uma empresa para fazer o transporte aéreo da carga postal, hoje feito por meio de 13 linhas aéreas contratadas na Rede Postal Noturna (RPN).
Atualmente, essa rede transporta 500 toneladas por dia, ao custo de R$ 500 milhões por ano. A Rio Linhas Aéreas já é responsável pelo atendimento de cinco linhas da RPN, conforme os Correios.
Com previsão de aporte inicial de R$ 24 milhões, a participação acionária dos Correios na Rio Linhas Aéreas deve ter início ainda este ano.
A estimativa é de que o retorno do investimento ocorra em sete meses após o início das operações. Desde 2011, com a sanção da Lei 12.490, os Correios podem adquirir participação acionária em outras empresas.

Fonte: Exame.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Embraer projeta entrega de 700 jatos de até 130 lugares na América Latina em 20 anos


A fabricante brasileira de aeronaves Embraer prevê que as companhias aéreas na América Latina receberão aproximadamente 700 novos jatos no segmento de 70 a 130 assentos nos próximos 20 anos.

Segundo o levantamento, quantidade entregue representaria 11% da demanda mundial no período para o segmento, sendo que 63% dessas aeronaves serão responsáveis elo apoio ao crescimento e 37% substituirão aviões mais antigos.

A Embraer também afirma que a frota de jatos de 70 a 130 assentos aumentará das atuais 280 unidades para 750 em 20 anos.

A primeira entrega de um E-Jet na América Latina ocorreu em 2005, quando a Copa Airlines, do Panamá, recebeu um E190. Atualmente, cerca de 200 E-Jets estão em serviço com oito operadores de sete países da região.

A família de E-Jets já registrou mais de 1.500 pedidos firmes e mais de mil entregas até a data atual. As aeronaves estão em serviço com cerca de 65 clientes de 45 países.


Fonte: Transporta Brasil

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Avião é atingido por ave e voo é cancelado em Aracaju


Na tarde desta quarta-feira, 12, uma aeronave da companhia aérea Tam foi atingida por um pássaro quando se preparava para aterrissar nas pistas do Aeroporto Internacional de Santa Maria, em Aracaju. Devido ao incidente, o voo que logo depois seguiria de Aracaju para Manaus, fazendo escala em outras cidades do Brasil, foi cancelado.
Segundo nota de esclarecimento da Tam, o cancelamento foi feito no intuito de manter a segurança dos passageiros. “A companhia reitera que a segurança de voo é um valor imprescindível e todas suas ações visam garantir uma operação segura. Todos os clientes estão recebendo assistência necessária”, de acordo um dos trechos da nota.
A aeronave da Tam estava programada para operar o voo JJ3892, de Aracaju para Manaus, que estava marcado para as 15h30. O avião também faria escalas em outras cidades, como Fortaleza e Recife.
Cancelado o voo, alguns passageiros foram prejudicados. Um deles é a advogada Nayana Albuquerque. Ela fala que tem compromissos marcados para amanhã e não esperava o probblema com o voo. "Tenho duas audiências amanhã, uma às 10h da manhã e outra às 15h, em Fortaleza. Não sei como vai ser”,  lamentou a advogada.
O bancário Gilson Vieira reclamou da espera para embarcar em um voo que o levasse até Fortaleza. O bancário explicou que está no aeroporto desde às 13h. “Estou há muito tempo aqui e ainda não sei a hora que vou sair. Ainda não recebemos nenhum auxílio, estamos aguardando”, disse Gilson.
De acordo com a Tam, a operação desta tarde foi cancelada, mas os passageiros estão sendo reacomodados em outros voos da companhia e de empresas aéreas parceiras.

Fonte: Portal Infonet

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ANAC lança pesquisa sobre acessibilidade no transporte aéreo

Responda ao questionário e participe!
Na última década tem sido mais fácil e muito mais comum viajar de avião do que há anos atrás. Nesse contexto, faz-se necessário observar que a dignidade, a segurança e o conforto de passageiros com deficiência sejam garantidos durante as viagens aéreas.
Com interesse em aprimorar a acessibilidade no transporte aéreo público no Brasil, a ANAC propôs o projeto ‘Pacto pela Acessibilidade’, buscando uma construção participativa de soluções para as situações que podem afetar a Pessoa com Deficiência-PcD durante sua viagem aérea.
Para isso, precisamos que você responda esta pesquisa para podermos entender como o passageiro vê a acessibilidade no Transporte Aéreo. A ANAC pretende planejar a fiscalização da acessibilidade com base nas informações obtidas por meio desta pesquisa. A ideia é levar em consideração a máxima: “Nada sobre nós, sem nós!”
A Pesquisa está dividida em duas partes e poderá ser respondida até o dia 30/11. A Parte I contém um Questionário Sócio-Econômico e a Parte II é formada por um Questionário de Análise.
O Questionário Sócio-Econômico tem a finalidade de identificar o perfil do Questionado (tipo de deficiência, cidade de residência etc), mas sem a identificação pessoal do indivíduo.
O Questionário de Análise tem o objetivo de captar a percepção do usuário sobre a qualidade da acessibilidade no Transporte Aéreo. Os itens referem-se aos dispositivos da Resolução de Acessibilidade da ANAC (Resolução nº. 280/2013), que as empresas aéreas e os operadores dos aeroportos devem obedecer.
Pode ser que você não seja PcD, mas mesmo assim pode responder este questionário, pois pode ter conhecimento sobre o tema ou relacionar-se com PcD.
Sabemos que o questionário é extenso e exige atenção e tempo, mas você pode interromper, salvando o que já respondeu para continuar de onde parou. Lembramos que a sua dedicação irá nos ajudar a melhorar a acessibilidade na aviação para todos os PcD, por isso ela é tão importante!
Caso você não tenha um computador ou acesso à Internet ou ainda precise de alguém para ler o documento para você, venha até a sede da ANAC que o ajudaremos. A sede fica no endereço: Setor Comercial Sul, Quadra 09, Lote ‘C’, Torre A, 6º andar (GGAF), Ed. Parque Cidade, Brasília/DF. 
Caso tenha dúvidas, você pode encaminhá-las para o seguinte e-mail: geop@anac.gov.br
Dedique um pouco do seu tempo para este projeto, pois ele foi feito para melhorar a sua vida e a de muitos outros!
O link para a pesquisa é o seguinte: https://pt.surveymonkey.com/s/AnacPesquisaAcessibilidade
http://svy.mk/1zAItlt (link em sua forma reduzida)
Fonte: www.anac.gov.br

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Piloto sergipano morre em queda de aeronave

Familiares do piloto Ives Monte Costa confirmaram a morte do sergipano que estava em uma aeronave que caiu na divisa da Bahia com Minas Gerais na última segunda-feira, 10. De acordo com Luciana Botto que é parente da vítima, uma irmã do piloto viajou para Minas Gerais para cuidar do translado do corpo. Segundo Luciana o corpo do piloto estava desaparecido e foi encontrado somente na manhã de hoje, 11.
No IML de Minas gerais, o corpo do piloto permanece sem identificação, mas os parentes já confirmam a morte de Ives.
A previsão é que após a liberação, o corpo do piloto sergipano seja cremado em Salvador. A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o 44º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais que confirmou o acidente e o resgate das vítimas. A informação é que três pessoas estavam na aeronave. Até o momento nenhuma nota foi encaminhada pela Infraero para explicar as causas do acidente ou mesmo a rota do equipamento.
A equipe entrou ainda em contato com a equipe do Portal Macarani Urgente que realizou a cobertura do acidente e liberou a utilização de imagens para a Infonet.
Em dezembro de 2010 o piloto sofreu um acidente aéreo na capital sergipana. O fato ocorre em um terreno na avenida Maranhão. O acidente teve como vítima fatal o coronel Dionysio Bomfim.

Fonte: Portal Infonet

Embraer encerra 3º trimestre com prejuízo líquido de R$ 24,3 milhões


A fabricante de aeronaves Embraer registrou um prejuízo líquido de R$ 24,3 milhões no terceiro trimestre do ano, após ter registrado lucro de R$ 319,8 milhões de abril a junho. De janeiro a setembro, a companhia obteve lucro líquido de R$ 554,2 milhões.

“Como resultado do menor número de entregas de aeronaves, parcialmente compensado por uma maior receita na área de Defesa & Segurança, a receita líquida atingiu R$ 2.827,3 milhões no 3º trimestre, queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos primeiros nove meses de 2014, a receita líquida atingiu R$ 9,684,6 bilhões, representando um crescimento de 16% em relação aos primeiros nove meses de 2013”, informou a Embraer em comunicado.

O Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da fabricante de aeronaves caiu 13,1% em comparação com o mesmo período do ano passado, para R$ 311,3 milhões.

A margem Ebitda sofreu decréscimo de 1,2% e passou de 12,2% no terceiro trimestre do ano passado para 11% ao final de setembro. A receita líquida da Embraer somou R$ 2,827 bilhões, o que representa uma queda de 3,9% sobre igual período de 2013.

No terceiro trimestre, a empresa entregou 19 aeronaves comerciais e 15 aeronaves executivas. No acumulado do ano até setembro, o total de entregas chegou a 126 unidades aeronaves, sendo 62 comerciais e 64 executivas, contra 124 em igual intervalo de 2013.


Fonte: Transporta Brasil

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cessna Citation M2 é certificado no Brasil pela ANAC


A fabricante de aeronaves Cessna Aircraft acaba de receber a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil para o modelo executivo Citation M2. A nova aeronave redefiniu o padrão de desempenho para os jatos executivos do segmento “very light jet”, com um alcance de 1.300 NM (2.408 km), maior velocidade de cruzeiro e capacidade de subir mais rápido. O aparelho oferece ainda cabine com grande conforto, toalete traseiro privativo, assentos maiores e outras comodidades. 

O sistema intuitivo de aviônicos Garmin G3000 com controles touch screen resulta em níveis mais altos de eficiência e segurança. Com a certificação da ANAC, o jato começará a ser entregue aos clientes brasileiros no segundo semestre. A empresa é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva.

Fonte: http://12horasnotciassobreaviacao.blogspot.com.br/

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SAC defende que 15% do Fnac seja usado para subvenção de aviação regional


O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, defendeu nesta terça-feira (04/11) durante audiência pública no Senado Federal a utilização de 15% do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para subsidiar a aviação regional. O incentivo deve ser regulamentado por lei após a aprovação da criação do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, estabelecida pela Medida Provisória nº 652/2014. Para 2015, a previsão para o fundo é de R$ 4 bilhões.

“Nós já temos uma definição do percentual máximo dos recursos do Fnac para os subsídios, que é de 15%”, disse Moreira Franco, destacando que a percentagem acompanha a opinião do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), relator da proposta na comissão mista formada por senadores e deputados para analisar a MP.

Ainda segundo Moreira Franco, outro ponto que tem sido debatido entre a SAC e Flexa Ribeiro é a duração do programa de subvenção da aviação regional: “Se é um programa de subsídios, ele tem que ter um prazo de duração para que as partes todas se organizem. Não só os passageiros e o governo, mas também as companhias aéreas com os planos de negócios delas”.

“Há uma discussão e nós achamos que o prazo tem que ser cinco anos, mais cinco. Porque dois anos passam muito rápido, e deixa de ser um programa de estado para ser programa de governo. O nosso objetivo é fazer da política de aviação civil que está sendo implementada uma política de Estado e não de governo, para que nós possamos ter de fato esse modal enraizado na cultura, na prática de todos os brasileiros”, enfatizou Moreira Franco.

A MP visa baratear as passagens aéreas em aeroportos regionais por meio de subvenção em tarifas aeroportuárias e parte dos custos das companhias, para que a maior parte da população tenha acesso ao transporte aéreo. 

A medida recebeu 85 emendas. Após análise na comissão mista, a proposta segue para votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.



Fonte: www.aviacaocivil.gov.br

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Infraero amplia frota de ônibus para transporte de passageiros



A Infraero concluiu em outubro a distribuição dos 58 novos ônibus para o transporte de passageiros nos trajetos entre os terminais de passageiros e aeronaves, o chamado embarque e desembarque remoto. Com a aquisição, no valor de R$ 24,5 milhões, a empresa aumenta em 126% sua frota, passando para 104 veículos à disposição em sua rede de aeroportos.

Os novos veículos vão reforçar o serviço de transporte, aumentando o nível de conforto e segurança dos viajantes nos aeroportos de Fortaleza (CE), Maceió (AL), Confins (MG), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Salvador (BA).  São equipados com tecnologia capaz de oferecer alto padrão de acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de oferecer mecanismos de segurança que evitem os riscos de fechamento das portas sobre os passageiros e de deslocamento em caso de abertura das entradas e saídas. “O passageiro também embarcará num ônibus com câmeras de ré e sistema especial de iluminação”, afirma o superintendente de Gestão Operacional, Antônio Erivaldo Sales.

Os novos ônibus contam com visual inspirado na bandeira do Brasil e na marca da empresa. Os veículos serão acionados para transportar passageiros com base na movimentação do aeroporto, levando em consideração alguns fatores como o tempo médio de atendimento de embarque e desembarque dos voos, a hora de chegada ou partida e a quantidade de viajantes.​


Fonte: Mercado e Eventos

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Australiano é indiciado após 'pilotar' avião sem asas até bar


Um australiano foi indiciado por ter ido de avião a um bar na última sexta-feira, taxiando a aeronave sem asas pela rua principal da cidade de Newman até chegar a um pub.

Por volta das 14h do dia de Halloween, o homem "dirigiu" uma aeronave Beechcraft de dois lugares, sem asas, entre outros carros e pedestres.

O motorista, que não tinha licença para pilotar aviões, foi acusado de colocar em perigo a vida, saúde e segurança de outras pessoas. Ele terá que comparecer ao tribunal no dia 18.

Segundo a polícia, ele havia acabado de comprar o avião e estava levando a aeronave para casa, do outro lado da cidade, quando decidiu parar no pub.

A perícia descobriu também que, ao parar a aeronave, o piloto deixou o motor com a ignição ligada, o que pode ser perigoso.


"Foi uma coisa bem idiota de se fazer", disse o policial Mark McKenzi. "As crianças estavam voltando da escola. Podia ter sido bem feio."

Segundo ele, uma rajada de vento poderia ter virado o avião, porque ele perde estabilidade sem as asas.

"As pessoas acharam engraçado mas foi muito perigoso. Não ficamos nem um pouco felizes", completou.

A chegada informal do homem ao pub fez ele ser considerado uma lenda entre os funcionários. 

Depois que o piloto parou a aeronave no estacionamento, cerca de 200 pessoas foram ao local tirar fotos.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese

Avianca opera com 17 novos slots no Aeroporto de Congonhas (SP)


A Avianca anunciou que neste mês de novembro começará a operar os 17 novos slots (horários de pousos de decolagens) concedidos pela ANAC (Agência Nacional de Avição Civil). Com as frequências, a companhia aérea passa a contar com 41 no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).

As novas operações irão ligar São Paulo ao Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA). Essas novas posições têm potencial de acrescentar 30 mil passageiros por mês, o que significa um aumento de 5% na operação diária que hoje é de 20 mil.

A Ponte Aérea Rio-São Paulo terão mais dois voos, e com isso passará a ter 12 frequências diárias. Outros dois voos sairão de Congonhas com destino ao Aeroporto do Galeão (RJ), o que dará suporte às conexões para Nordeste. Além deles, haverá mais três voos para Brasília e um voo direto de Congonhas para Salvador.

A empresa também promete para novembro a chegada de duas novas aeronaves A320, completando as sete previstas para serem entregues em 2014.

A Avianca também anunciou que fornecerá voos extras para a temporada de final de ano. A partir do dia 15/12, mais dois voos diários da companhia aérea sairão de Guarulhos (SP). Um deles com destino a João Pessoa (PB), e o outro para Natal (RN). Ambos serão operados até o dia 21/2.

A taxa de ocupação média da empresa no Brasil é superior à registrada pelo setor. Em 2010, era de 74%, ante 68% da média da aviação, e deve terminar este ano com 84%, e o segmento em geral com 79%.

Este percentual pode significar avançar dos aproximadamente 2,5 milhões de passageiros atendidos em 2010 para os atuais 7,2 milhões estimados para 2014.

A empresa prevê que a receita em 2014 chegue a R$ 2,303 bilhões, o que significa um acréscimo de cerca de 300% em relação a 2010, quando lucro calculado foi de R$ 574 milhões.


Fonte: www.transportabrasil.com.br

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Tarifas aéreas devem subir 12% em novembro


Num ano em que o consumo das famílias pisou no freio, as companhias aéreas recorreram às promoções para atrair os consumidores. Como resultado, os preços das passagens aéreas já recuaram 22,97% este ano, de janeiro a outubro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, a taxa acumulada em 12 meses mostra que as tarifas costumam acelerar na reta final do ano, devido à alta temporada. A queda nos preços em 12 meses terminados em outubro é de apenas 1,38% devido à pressão de preços mais altos em novembro e dezembro do ano passado, o que indica que o item deve voltar a pressionar o IPCA no fechamento do ano, que já roda acima do teto da meta do governo, cuja tolerância é de 6,5% em 2014.

A consultoria Tendências prevê um aumento de 12% nas tarifas em novembro, seguido de outra elevação de 18% nos preços em dezembro. Ainda assim, a alta nas passagens aéreas no fechamento do IPCA de 2014 seria de apenas 1,9%, bem abaixo do avanço registrado em 2013, de 7,42%. Em dezembro de 2012, quando o consumo estava mais aquecido no País, essa alta foi ainda maior: 26%.

"Nesses meses de maior sazonalidade a gente espera sim esse aumento de tarifas. Mas a gente tem um quadro do cenário econômico que justifica uma demanda mais fraca. O consumo vai ter um comportamento muito pior este ano. A gente espera uma alta de 2,1% nas vendas do varejo, contra um resultado de 4,3% em 2013", explicou a economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências.

Nem a realização da Copa do Mundo foi capaz de manter os preços mais altos este ano, como era esperado. "Subiu muito num mês e, no seguinte, a expectativa era que subisse também, mas caiu. As empresas se prepararam para uma demanda maior, que não aconteceu", contou a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

O IBGE mede os preços das passagens aéreas com origem em 13 capitais para os destinos turísticos mais importantes do País. Em meses de baixa temporada, a pesquisa de preços é feita com 30 dias de antecedência. Para os meses de alta temporada, a apuração dos preços ocorre com antecedência de 60 dias. "Os aumentos costumam acompanhar os meses de férias e feriados", confirmou Eulina.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens acredita que os preços estão mais baratos este ano porque a oferta de passagens e pacotes de viagens aumentou. A entidade prevê um aumento de 5% a 5,5% nas vendas de agências de viagens neste fim de ano.

Outra explicação para a cobrança de tarifas menores pode estar na queda do preço do querosene de aviação (QAV). "Qualquer redução no combustível normalmente resulta em redução na tarifa, porque o QAV representa cerca de 40% do custo das empresas. Não é trivial", ressaltou o especialista em setor aéreo Cleveland Prates, sócio-diretor da consultoria Pezco Microanalysis.

Segundo a Gol, a relação entre o preço do combustível e as tarifas aéreas não é tão direta, até porque há uma defasagem de cerca de 45 dias para que um reajuste chegue de fato à companhia "O preço da passagem está muito mais ligado à demanda de mercado", afirmou Eduardo Bernardes, diretor executivo de Vendas e Marketing da Gol.

A companhia contou que fez algumas promoções ao longo do ano, e que opta pela estratégia de mostrar ao consumidor as tarifas mais competitivas toda vez que identifica uma redução na demanda No entanto, o indicador de valor médio da tarifa mostra que os preços cresceram 10% nos seis primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2013. No terceiro trimestre, houve queda de 2% nos preços, mas por uma redução na demanda de passageiros corporativos, que foi substituída por um aumento na demanda de passageiros em busca de lazer.

A Azul Linhas Aéreas também confirmou que tem feito diversas promoções, "especialmente em casos de lançamento de novas rotas e estreia em novos mercados". A TAM foi outra a promover ações promocionais ao longo do ano, com descontos de até 90% no valor da tarifa. "Como integra uma estratégia comercial, não revelamos os números e os resultados obtidos em nossas ações promocionais", ponderou a empresa, em nota. Segundo a companhia, os passageiros brasileiros já assimilaram que conseguem pagar menos quando compram passagens aéreas com antecipação.

Fonte: www.diariodolitoral.com.br