quarta-feira, 30 de março de 2016

Gol tem prejuízo de R$1,13 bi no 4º trimestre


A companhia aérea Gol apurou prejuízo líquido de 1,13 bilhão de reais no quarto trimestre, um aumento de 79 por cento ante o resultado líquido negativo registrado no mesmo período do ano anterior.
 
A empresa teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel de aeronaves (Ebitdar) de 398,9 milhões de reais nos últimos três meses de 2015, queda de 17,3 por cento contra o mesmo trimestre um ano antes.

A Gol também informou projeção de reduzir entre 15 e 18 por cento o volume total de decolagens em 2016. A projeção anterior da empresa era reduzir de 4 a 6 por cento o volume de decolagens nacional.

Fonte: UOL

terça-feira, 29 de março de 2016

Avianca atrasa voo em Aracaju


A Avianca está atrasando voo Aracaju-Brasília, marcado para às 4h40 da madrugada desta terça-feira, 29.

Passageiros continuam no Aeroporto Santa Maria.

A empresa informa que ainda não sabe quando será autorizada a fazer a decolagem porque chove forte em Salvador, para onde está programada uma escala.


Fonte: Nenoticias

Emoção no desembarque do Iron Maiden em Fortaleza


Na tarde da quarta-feira (23/3), o Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) se preparou para receber a banda de rock Iron Maiden. Todo o esquema para que as operações fossem realizadas com segurança foi desenvolvido com sucesso. Ações para fãs, spotters e imprensa também ocorreram de forma organizada.
 
O grupo aterrissou no Aeroporto de Fortaleza por volta de 16h20, na lendária aeronave Ed Force One, pilotada pelo vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson. Os integrantes da banda e equipe técnica desembarcaram conforme esquema de segurança estabelecido especialmente para a ação.

O atendimento à aeronave em solo cearense foi todo especial. A começar pelo estacionamento do avião, realizado pelo fiscal de pátio Áureo Mazza que, especialmente para essa operação, veio vestido a caráter, com a camisa da banda. “Tive a honra de parquear essa linda aeronave. Foi uma emoção sem tamanho”, afirmou Áureo.

Dentro e fora do aeroporto, centenas de fãs aguardavam ansiosos pelos ídolos. O mirante do terminal de passageiros ficou repleto de curiosos. Já do outro lado, no mirante do Terminal de Aviação Geral (TAG), um grupo de spotters e a imprensa registraram toda a movimentação. A ação no TAG, em área controlada, foi preparada pelo Aeroporto de Fortaleza em parceria com a Superintendência de Comunicação e Marketing Institucional da Infraero, a partir de divulgação nas redes sociais. Foram mais de 100 solicitações para garantir o registro de uma imagem. O sucesso nas redes foi garantido com 1.411 curtidas até aqui e mais de 16,5 mil visualizações.

“Foi muito bacana a Infraero ter nos proporcionado esse momento. Contribuiu muito positivamente para nossa imagem perante nossos públicos. No dia 2 de abril farei 30 anos de Infraero, e isso foi muito especial, poder chegar perto desse avião histórico. Foi o máximo! Nunca vou esquecer. E ainda curtirei o show esta noite!”, declarou o empregado Roberto Caldas.

Nesta manhã (24/3), esse mesmo grupo teve a oportunidade de chegar mais perto da aeronave. Empregados da Infraero e integrantes da comunidade aeroportuária também puderam participar da visita ao pátio e fazer seu registro.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

quarta-feira, 23 de março de 2016

Avianca Brasil deve controlar possível Avianca Argentina


A Avianca Holdings está interessada em transformar a Avianca Colombia e Avianca Brasil em uma só companhia. Além disso, anunciou a aquisição da companhia aérea argentina Macair, de propriedade da família do presidente daquele país, Mauricio Macri. Essas ações, somadas à renovação total da frota com a aquisição de 132 novas aeronaves, foram confirmadas pelo presidente da Avianca Holdings, Germán Efromovich, para o jornal colombiano El Tiempo

De acordo com Efromovich, o grupo Sinergy Speed, que controla Avianca Holdings e Avianca Brasil, a compra da Macair se deu por interesse no mercado argentino. “A ideia é começar com esta companhia, que é regional, para atender um nicho doméstico interessante e para alimentar não somente a Star Alliance como também as Aviancas Brasil e Colombia”, afirmou. Ainda segundo o líder do grupo, a Avianca Brasil será a responsável pela futura Avianca Argentina para depois todas se fundirem com a aérea colombiana. Com essas fusões e com a Taca, a marca seria uma das mais fortes do mundo da aviação.

Segundo o irmão de José Efromovich, presidente da Avianca Brasil, a nova Avianca teria 250 aeronaves de grande porte (A319neo, A320neo e A321neo) e 18 turboélices. Há também o plano de construir o Aeroporto El Dorado II. O colombiano ainda revelou que 2015 não foi o melhor ano da companhia, mas os números não foram ruins comparados com o mercado no geral.

“Foi muito difícil pelo grande aumento do dólar e o impacto negativo que essa variação cambial brusca gera na mente do consumidor”, avaliou.

Procurada pelo Portal PANROTAS, a Avianca Brasil não se manifestou.

Fonte: Panrotas

terça-feira, 22 de março de 2016

GRAer/BA apoia combate a incêndio em Porto Seguro/BA


Na quinta-feira (10), um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) foi enviado para Porto Seguro para ajudar a combater as chamas nas áreas de difícil acesso. O foco que mais preocupava os brigadistas fica no Vale do Rio Buranhém, por causa dos transtornos causados à população, devido à fumaça que chegava até às residências.

Também foram registrados focos de incêndio nas localidades de Mundaí, Outeiro da Glória, na estrada que dá acesso ao distrito de Arraial D’Ajuda, na Fazenda Tabatinga, localizada na entrada do município, e no bairro Xurupita, onde um jovem de 23 anos foi preso em flagrante, no início desta semana, no momento em que colocava fogo numa área florestal.

Houve registro de incêndio também numa área do município vizinho de Santa Cruz Cabrália, a cerca de 20 quilômetros de Porto Seguro. Todos os locais possuem áreas de proteção permanente.

“As chamas são provocadas pela ação humana. É criminoso. Temos acompanhado o uso indevido do fogo por muitas pessoas no município, sobretudo em áreas de ocupação desordenada, mas isso cabe aos órgãos ambientais fiscalizar. A seca é um grande problema e favorece as queimadas. O que a gente deve deixar claro é que o fogo não começa sozinho”, destacou o Tenente Coronel Resende.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não foi feito um levantamento para dimensionar a área atingida pelas chamas. “O tamanho da área atingida a gente vai ver com o Inema, que é responsável por verificar as causa e a dimensão da área afetadas”, completou Resende.


Fonte:  Piloto Policial


segunda-feira, 21 de março de 2016

Petrolina recebe nova malha aérea da Azul com voo do Recife para a cidade


O Aeroporto de Petrolina/Senador Nilo Coelho (PE) realizou na quarta-feira, 16, uma ação promocional para comemorar a nova operação da Azul Linhas Aéreas. Proveniente do Recife, a aeronave - Embraer 190, com capacidade para 118 passageiros, pousou em Petrolina às 23h49, marcando o início da nova malha da empresa aérea, que recentemente ampliou o número de voos no Nordeste.
 
Para celebrar a estreia do voo, a aeronave foi batizada com jato de água dos Caminhões Contra Incêndio do terminal. Em seguida, os passageiros foram recepcionados na sala de desembarque com um kit contendo brindes que remetem ao artesanato local, além da apresentação de danças e músicas regionais do grupo Matingueiros. O evento teve patrocínio da Prefeitura de Petrolina e participação da Empetur, que representou o Governo do Estado de Pernambuco.

“Em dezembro e janeiro recebemos alguns voos extras da Azul e agora podemos contar com uma frequência regular, por isso comemoramos esta nova operação no Aeroporto de Petrolina”, ressaltou o superintendente do terminal, Rodrigo Siebra.

Com a expansão de sua malha aérea, proporcionando uma maior conectividade às cidades do Nordeste, a Azul passará a operar, a partir do Aeroporto do Recife, 32 decolagens diárias para 24 destinos. Ao todo, de Petrolina, os passageiros poderão fazer conexão para 15 destinos com voos diários (Natal, Fortaleza, Maceió, Fernando de Noronha, Aracajú, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Ilhéus, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo - Guarulhos e Campinas -, Belém e Teresina) e 2 destinos com voos apenas aos sábados (Goiânia e Curitiba).

Fonte: www.infraero.gov.br

sábado, 19 de março de 2016

Ex-presidente da Vale e mais seis pessoas morrem em queda de avião


O empresário Roger Agnelli, de 56 anos, morreu num acidente aéreo na tarde deste sábado. Além de Roger e do piloto, também estavam na aeronave a mulher do empresário, Andréia, dois filhos — João e Ana Carolina —, além do genro e da nora do executivo. O monomotor caiu sobre uma casa na Zona Norte da capital paulista, próximo ao Aeroporto do Campo de Marte.

Segundo a Infraero, o avião caiu logo depois de decolar de uma das pistas do Campo por volta das 15h. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já havia informado que a aeronave estava em nome do ex-presidente da Vale.

Fonte: O Globo

quarta-feira, 16 de março de 2016

Aeronaves vão auxiliar no socorro a pacientes em SE


Duas aeronaves vão auxiliar no socorro a pacientes, que precisarem de transferência ou resgate em áreas de difícil acesso. O termo de cooperação entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Secretária de Segurança Pública (SSP) foi assinado na manhã desta quarta-feira, 16.  

O acordo entre as secretarias vai disponibilizar o helicóptero tipo esquilo e um avião Seneca. O Serviço de Atendimento Médico Móvel (Samu) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) irão atuar juntos no processo de regulação Aeromédica em todo o estado.

Fonte: Infonet

terça-feira, 15 de março de 2016

Lançado edital para desmontagem das pontes de embarque do Aeroporto de Maceió


A Infraero publicou na última sexta-feira (11/3), no Diário Oficial da União (DOU), edital para a contratação de empresa para executar os serviços de desmontagem, catalogação, embalagem e transporte das pontes de embarque do Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares (AL). A licitação, na modalidade pregão eletrônico, tem abertura prevista para 23/3. Os detalhes e documentos relativos ao processo licitatório podem ser obtidos neste link.
 
O prazo contratual estabelecido em edital para a conclusão dos serviços é de 70 dias a partir da emissão da ordem de serviço. O valor de referência para a execução dos serviços é de R$ 257.418,32.

O procedimento faz parte do planejamento da Infraero para substituir as pontes de embarque do aeroporto. Além do desmonte das pontes atuais, está prevista para os próximos dias a publicação de edital para a execução da fundação para a instalação de novas pontes de embarque, que serão transportados de Florianópolis para o terminal alagoano.

Fonte: Infraero

Exposição no Aeroporto dos Guararapes celebra aniversário do Recife e de Olinda


Em homenagem ao aniversário das cidades de Recife e Olinda (PE), que completaram, no último dia 12/3, respectivamente, 479 e 481 anos, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre realiza uma exposição em 3D do artista plástico Ricardo Coimbra. A mostra, localizada na área central do saguão, segue até o dia 31/3.
 
No espaço cultural do terminal recifense, o visitante poderá observar as diversas paisagens que são verdadeiros cartões postais do Recife e de Olinda. Nas imagens, estão o alto da Igreja da Sé, casas coloridas, construções históricas, pontes, coqueiros, arrecifes e águas cristalinas. Os personagens têm partes do corpo ressaltadas de maneira a criar a ilusão de que estão se movimentando para fora dos quadros, como o Homem da Meia Noite e o Caboclo de Lança – personagens conhecidos do carnaval pernambucano.


Para criar os quadros, o artista Ricardo Coimbra explica que usa técnicas do contraste entre sombra e luz, feitos com pincel, bisnaga, a dedo, além de materiais diversos para construir o que ficará em 3D. O artista se define como autodidata. “A minha obra mistura o popular e o erudito, unindo numa mesma expressão plástica as técnicas de artesanato, escultura e pintura”, explicou.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

sexta-feira, 11 de março de 2016

ANAC coloca novas propostas em Audiência Pública


A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou ontem (09/03) abertura de audiências públicas para discussão da proposta de revisão das Condições Gerais de Transporte (CGT) e das regras de aprovação de voos pela ANAC.

A revisão das condições gerais de transporte traz inovações como o direito de desistência, a redução do prazo de reembolso quando houver cancelamento da passagem aérea, a compensação imediata por extravio de bagagem, dentre outras. A futura norma vai consolidar os regulamentos afetos ao tema, agregando em um único normativo todas as condições gerais de transporte e os direitos de assistência aos passageiros.

A diretoria também aprovou abertura de audiência pública para discussão de proposta de regulamento para a simplificação do processo de aprovação de voos (Hotran), buscando a melhoria do fluxo de informações entre as empresas aéreas e os provedores de infraestrutura. Os voos só serão aprovados após prévia coordenação do operador aéreo com os aeroportos envolvidos e com o controle do espaço aéreo.

As duas propostas fazem parte do conjunto de ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios no país, à diversificação de serviços, à redução dos custos das empresas aéreas e ao incentivo à concorrência, buscando, ao final, reduzir os preços das passagens a fim de estimular o crescimento do mercado e a entrada de empresas de serviços de baixo custo (low cost) e a universalização do transporte aéreo. Alinhada aos objetivos das propostas apresentadas, foi divulgada na última quinta-feira (03/03) medida provisória que permite o aumento do capital estrangeiro nas companhias aéreas de 20% para 49%.

Os avisos das duas audiências públicas, com os prazos de contribuição, serão divulgados pela ANAC no Diário Oficial da União. Após análise das contribuições recebidas durante a audiência pública, as matérias serão submetidas à apreciação da Diretoria Colegiada.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Grupamento Tático Aéreo recebe a visita do novo Comandante Geral da PMSE


Na manhã da última segunda-feira (29), o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA/SE), recebeu a visita do novo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, Coronel Marcony Cabral Santos.

Na ocasião, o Coronel Marcony foi recebido pelo Coordenador do GTA, Virgílio Dantas e pelos Oficiais militares da unidade, momento onde pode assistir a uma breve apresentação sobre as atividades de Operações Aéreas desenvolvidas no Estado.

Em seguida, as equipes do GTA juntamente com o Comandante Geral fizeram a checagem e conferência dos equipamentos de intervenção policial e resgate, comumente utilizados nas aeronaves do Grupamento. Ao término foi oferecido um Coffee Break para os presentes, momento em que foi realizada a foto oficial da visita.



Fonte: Piloto Policial Fotos Ricardo Pinho

terça-feira, 8 de março de 2016

FAB já opera helicóptero capaz de reabastecer em voo e com sistema de autodefesa


A Força Aérea Brasileira concluiu o processo de recebimento da primeira unidade do helicóptero H-36 Caracal na versão operacional. A aquisição é fruto do projeto H-XBR, que envolveu a Marinha, Exército e Aeronáutica na compra de 50 aparelhos. 
A versão operacional da FAB, que já está sendo operada pelo Esquadrão Falcão, em Belém/PA, traz uma potencialidade inédita para a Aviação de Asas Rotativas no Brasil e ainda pouco comum inclusive no cenário mundial: o H-36 possui sistema de reabastecimento em voo. Isso vai permitir uma maior capacidade de atuação da aeronave, pois sua operacionalidade fica agora, restrita à fadiga da tripulação. 
Para tornar possível esse tipo de manobra, um avião KC-130 já está sendo adaptado para funcionar como reabastecedor do helicóptero. A nova unidade do Caracal também está equipada com um moderno sistema de autodefesa, o EWS (Electronic Warfare System), capaz de detectar mísseis teleguiados e acionar chaff e flare – dispositivos que “enganam” o sistema do armamento e protegem a tripulação. 
Fonte:  Revista Flap

segunda-feira, 7 de março de 2016

Terminal de carga do Aeroporto de Recife registra recorde nas cargas de importação


O terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) registrou em 2015 um crescimento histórico na movimentação de cargas de importação. No acumulado do ano, o complexo processou 8.435 toneladas no setor de importação, um crescimento de 103,79% em relação às 4.139 toneladas movimentadas em 2014. O resultado representa cerca de 27% da movimentação total do Teca em 2015, que foi de 31.042 t.

O terminal também apresentou resultados positivos no processamento de cargas de exportação: 8.435 t, movimentação 25,8% superior às 3.801 t processadas em 2014.

Os principais produtos movimentados pelo complexo logístico pernambucano no setor de cargas de importação são peças do setor automobilístico, medicamentos e insumos, reagentes químicos, instrumentos e equipamentos médico-hospitalares, instrumentos e equipamentos de informática, sendo os setores automotivo e fármaco-químico os carros-chefes do crescimento registrado no ano passado.

Já no setor de exportação, os principais volumes transportados são de frutas (especialmente mamão e manga), pescados resfriados como atum e meca, sandálias, produtos ortopédicos e painéis eletrônicos para ônibus.

Outro fator que contribuiu para os resultados obtidos foi a fidelização de duas empresas importantes: a Fiat Chrysler Automobiles, no setor automotivo, e a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, no setor médico-hospitalar. A fidelização da Fiat, em particular, acompanha a efetivação do polo automotivo da empresa no estado de Pernambuco.

“A sequência de recordes de movimentação comprova a qualidade do serviço prestado pela área de cargas do terminal do Guararapes”, pontuou o gerente de Negócios em Logística de Carga do aeroporto, Geovanni Costa. “Isso motiva as equipes da Gerência de Negócios em Logística de Carga a superar-se ainda mais nos desafios futuros, garantindo a consolidação do Teca como elo de destaque da cadeia logística pernambucana”, concluiu.


Fonte: Transporta Brasil

Militares da FAB treinam reabastecimento em voo durante exercício operacional


A Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, sediou recentemente o Exercício Operacional Barão. O treinamento envolveu os aviões KC-130 Hércules e aeronaves de caça para missões de reabastecimento em voo. 

O exercício envolveu os Esquadrões Pampa com as aeronaves F-5; Centauro e Poker, ambos com os caças A-1; e os KC-130 do 1° GTT e do Esquadrão Gordo. Durante a operação, os caças se aproximam da aeronave reabastecedora e reduzem a velocidade. 

Em seguida, o avião "tanque" libera uma mangueira de 30 metros que se conecta ao caça e o combustível é transferido. Todo esse processo dura cerca de dois minutos. Há pouco mais de dois anos, o 1° GTT retomou as missões de reabastecimento em voo, após 28 anos sem realizar a atividade. 

Mais informações no portal www.fab.mil.br. 


Fonte: Revista Flap
Foto: CECOMSAER

sábado, 5 de março de 2016

Azul Brazil Air Pass é lançado em Portugal


A companhia aérea Azul está lançando em Portugal o produto que garante viagens ilimitadas pela ampla malha aérea da empresa no Brasil. 

Ao valor de US$ 299 por dez dias ou US$ 399 por 21 dias, o passe pode ser adquirido por passageiros com bilhetes de ida e volta em voos da Azul ou passagens que combinem voos da transportadora brasileira e da TAP, com origem em qualquer cidade servida pela empresa portuguesa e com destino a qualquer cidade brasileira. 

A novidade já está disponível por meio de agências de viagens e pelo callcenter da Azul (+55 11 4003 3255). A oferta do Azul Brazil Air Pass para Portugal é válida para voos completados até 17 de outubro. 


Fonte: Revista Flap
Foto: Benito Latorre

quinta-feira, 3 de março de 2016

Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ) passa a receber primeiro voo cargueiro regular da Europa


O Riogaleão Cargo, terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ), passa a receber, neste mês de março, sua primeira rota regular exclusivamente de carga vinda da Europa. A Cargolux, empresa de Luxemburgo, realizará um voo semanal com destino ao aeroporto fluminense.

No dia 26 de fevereiro, a companhia europeia realizou uma viagem fretada especial que antecedeu as operação regulares – que terão início no dia 4 de março – utilizando um Boeing 747-800 com 96 toneladas de carga a bordo. A rota será feita por uma aeronave Boeing 744F e acontecerá toda sexta-feira. Com a novidade, o Riogaleão Cargo poderá receber até 110 toneladas de carga a mais por semana.

“Desde que assumimos a operação do Aeroporto Internacional Tom Jobim estamos investindo em roadshows por todo o mundo. A vinda da Cargolux consolida nossos esforços em criar novas oportunidades de mercado e colocar o Rio de Janeiro na rota das maiores empresas cargueiras”, avalia Patrick Fehring, diretor do Riogaleão Cargo.

Além do potencial de crescimento dos negócios entre Brasil e Europa e de oportunidades no mercado farmacêutico, a crescente demanda por capacidade de frete no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi um dos impulsionadores para a confirmação da nova operação.

“A Cargolux tem o prazer de adicionar o Rio de Janeiro aos seus destinos já existentes no Brasil. Estamos ansiosos para continuar a servir o mercado brasileiro no longo prazo e desenvolver ainda mais esta rota”, analisa Niek van der Weide, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing da Cargolux.


Fonte: Transporta Brasil


quarta-feira, 2 de março de 2016

EMBRAER: ROLLOUT DO E190-E2


Líder mundial na fabricação de jatos comerciais até 130 assentos, a EMBRAER deu hoje um passo na consolidação sua posição ao apresentar o E190-E2 (PR-ZEY), primeiro jato da segunda geração da família de E-Jets de aviões comerciais, cujo voo inaugural está programado para o segundo semestre de 2016, com entrada em serviço prevista para 2018. A cerimônia foi realizada em unidade da Empresa em São José dos Campos.
 
“Hoje demos mais um passo para o futuro da aviação comercial da Embraer com a apresentação mundial da nossa segunda geração de E-Jets”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial. “Tenho certeza que a partir deste evento, o interesse do mercado pelos E2 crescerá ainda mais, aumentando o sucesso comercial deste programa em todo o mundo.”

Com investimento de USD 1,7 bilhão, o programa E2 foi lançado em junho de 2013 e reforça o compromisso da Embraer em investir continuamente na linha de jatos comerciais e manter a liderança de mercado no segmento de 70 a 130 assentos. Os jatos terão motores de última geração de alto desempenho que, em conjunto com novas asas aerodinamicamente avançadas, controles de voo totalmente fly-by-wire e avanços em outros sistemas, resultarão em melhoras significativas no consumo de combustível, custos de manutenção, emissões e ruído externo.

Desde o lançamento, alcançou 640 pedidos, dos quais 267 firmes e de 373 opções e direitos de compra, tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente, a família de E-Jets opera com cerca de 70 clientes em 50 países, sendo líder global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de participação de mercado.

“A apresentação pública realizada hoje marca o término da montagem do primeiro E-Jet 190-E2 e abre caminho para o início dos testes que permitirão a realização do primeiro voo”, comentou Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Operações & COO da Embraer Aviação Comercial. “Estamos muito satisfeitos em atingir esta fase do programa atendendo todos os objetivos técnicos e econômicos estabelecidos no lançamento.”

O E190-E2 é o primeiro dos quatro protótipos que serão usados na campanha de certificação, enquanto outros dois aviões estarão envolvidos na campanha do E195-E2 e três na do modelo E175-E2, cujas entradas em serviço estão programadas, respectivamente, para 2019 e 2020.

O E190-E2 terá o mesmo número de assentos do atual E190, podendo ser configurado com 97 lugares em duas classes de serviço, ou 106 em classe única. Além disso, haverá aumento significativo de 800 quilômetros no alcance com capacidade cobrir distâncias de mais de cinco mil quilômetros.

Sobre a Embraer Aviação Comercial
A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos. Cerca de 900 aviões da família ERJ 145 de jatos regionais foram entregues a companhias aéreas desde sua introdução no mercado, em 1996. A família de E-Jets inclui quatro aeronaves que têm entre 70 e 130 assentos. Com engenharia avançada, alto grau de eficiência, cabines ergonômicas e espaçosas com dois assentos por fileira, além de atraente economia operacional, o E170, o E175, o E190 e o E195 estabeleceram um novo padrão na categoria. Desde que os E-Jets entraram em serviço, em 2004, a Embraer recebeu mais de 1.700 pedidos firmes para esta família de aeronaves e mais de 1.200 E-Jets já foram entregues.

Fonte: www.aeroentusiasta.com.br

terça-feira, 1 de março de 2016

Helibras e Marinha assinam acordo para treinamento no Full Flight Simulator


A Helibras e a Marinha do Brasil assinaram, no último dia 18, um termo de acordo de horas de voo no Full Flight Simulator (FFS) no Centro de Treinamento do Rio de Janeiro. Ao todo, serão 18 pilotos treinados durante todo o ano e os dois primeiros já iniciaram as atividades essa semana.

Ministradas pelos instrutores Alexandre Anselmo, Sergio Khalil e Patrick Correa, as atividades consistem em um programa customizado de treinamento em situações de emergência, visando à consolidação dos procedimentos adotados em caso de falha de diversos sistemas da aeronave, que deve ser conduzida com segurança até o pouso.

Além da instrução em situações emergenciais, a capacitação atenderá as particularidades das operações realizadas pela Força. No total, 265 horas de treinamento em simulador serão realizadas entre 2016 e 2018.

O CTS da Helibras possibilita aos clientes reduzir significativamente os custos de operação do H225 e do H225M com treinamentos. Outra vantagem é poder acompanhar o desenvolvimento e as necessidades específicas dos operadores brasileiros.

O FFS permite ao piloto realizar a sua qualificação de tipo, treinamentos recorrentes e capacitação em situações de emergência em um ambiente de realidade virtual. O simulador tem uma base de dados visual de todo o território nacional, desenvolvida especialmente para os operadores nacionais. Dessa forma, a tecnologia possibilita que o treinamento seja realizado no ambiente operacional do piloto.

Participaram da assinatura o presidente da Helibras, Richard Marelli, o gerente do Centro de Treinamento e Simuladores, Alberto Duek, a executiva de vendas no mercado militar, Amanda Torres, o Diretor Geral do Material da Marinha, AlteEsq Gusmão, o Diretor de Aeronáutica da Marinha, CAlte Primo, o Comandante da Força Aeronaval, CAlte Goldstein, acompanhados do Comandante do CIAAN, CMG Renato Gomes, do Comandante do EsqdHU-2, CF Morgado e outros 4 oficiais.

Fonte: Piloto Policial
Foto: Eny Miranda.