terça-feira, 8 de março de 2016

FAB já opera helicóptero capaz de reabastecer em voo e com sistema de autodefesa


A Força Aérea Brasileira concluiu o processo de recebimento da primeira unidade do helicóptero H-36 Caracal na versão operacional. A aquisição é fruto do projeto H-XBR, que envolveu a Marinha, Exército e Aeronáutica na compra de 50 aparelhos. 
A versão operacional da FAB, que já está sendo operada pelo Esquadrão Falcão, em Belém/PA, traz uma potencialidade inédita para a Aviação de Asas Rotativas no Brasil e ainda pouco comum inclusive no cenário mundial: o H-36 possui sistema de reabastecimento em voo. Isso vai permitir uma maior capacidade de atuação da aeronave, pois sua operacionalidade fica agora, restrita à fadiga da tripulação. 
Para tornar possível esse tipo de manobra, um avião KC-130 já está sendo adaptado para funcionar como reabastecedor do helicóptero. A nova unidade do Caracal também está equipada com um moderno sistema de autodefesa, o EWS (Electronic Warfare System), capaz de detectar mísseis teleguiados e acionar chaff e flare – dispositivos que “enganam” o sistema do armamento e protegem a tripulação. 
Fonte:  Revista Flap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.