domingo, 25 de março de 2018

Comando de Policiamento Ambiental testa RPAS “Caçador” para combater crimes em São Paulo

 O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar realizou teste com o Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS – Remotely Piloted Aircraft Systems), denominada “Caçador”, para monitorar crimes ambientais no Estado de São Paulo.

O “Caçador” é uma versão brasileira do UAV Heron-1, desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI). Desde a assinatura de um convênio de cooperação há 4 anos, a IAI e a Avionics Services trabalham em conjunto para estabelecer uma consistente base industrial brasileira no campo dos sistemas não tripulados. O sistema está instalado em Botucatu, interior de São Paulo, aeródromo SDBK, onde fica a sede da Avionics Service.

O RPAS opera em média altitude e longa duração e é capaz de voar por mais de 40 horas seguidas, a uma altitude de até 30.000 pés, possui um canal de comunicação por satélite “SATCOM” em banda larga, com transmissão de imagens e dados em tempo real, que permite que ela opere por mais de 1.000 km de raio da sua estação de comando e controle, ou seja, contemplando em recobrimento de 100% de todo o Estado de São Paulo.

Com as câmeras de longo alcance, de infravermelho e termográficas, o RPAS é capaz de localizar infrações ambientais, diferenciar tipos de vegetações, localizar veículos, estruturas e pessoas na prática de ilícitos em cenários diversos, com modelos tridimensionais georeferenciados de terreno e estruturas em solos, inclusive das Unidades de Conservação.

Esse RPAS ainda está em teste pelo policiamento ambiental, mas, segundo a PM, em breve estará a pleno serviço do Meio Ambiente em São Paulo.

Operação

Durante a madrugada dessa quinta-feira (8), realizaram uma operação na região de Botucatu com o “Caçador”. A ação só foi possível graças a tecnologia que utiliza câmera especial com infravermelho e consegue identificar pessoas, veículos e construções, tanto de dia como à noite.

De acordo com o Tenente Coronel Biagioni, foi identificado alguns pontos onde um trator estava operando em área de proteção durante a madrugada. “Isso nos chamou atenção e a partir daí mandamos viaturas pelo solo para checar essa ação e também a de alguns barcos que foram vistos. Essa fiscalização é importante para prevenir crimes. Agimos com a capacidade de monitoramento, antes que a infração ocorra”, complementou.




Fonte: Piloto Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.