Imagina você a trabalho, negócios ou mesmo em férias, depois de uma boa viagem se dirige até a esteira no aeroporto para recolher sua mala ou bagagem e não encontra? Passam-se mais 20 minutos e nada dela aparecer, você começa a ficar incomodado. Isso tem sido muito comum nos aeroportos brasileiros e é uma coisa que foge ao nosso alcance.
De início você deve procurar logo o balcão da companhia e relatar o fato, preencher um RIB- Registro de Irregularidade de Bagagem e de regra a empresa aérea deveria lhe adiantar um valor para que possa comprar algumas peças de roupa e material de higiene pessoal (difícil). É salutar também depois dessas providências se dirigir até a sala da ANAC e fazer a devida reclamação para posteriormente.
A legislação diz que a companhia tem até 30 dias para procurar sua bagagem e findo esse prazo o passageiro terá direito a indenização. Normalmente esse valor é arbitrado referente ao peso da mesma, mas o passageiro poderá impetrar diversas ações na justiça por danos morais e materiais.
Deve-se dar pouca importância se o fato aconteceu no âmbito internacional ou nacional, pois o direito aplicado (Convenção de Varsóvia), foi quase que totalmente absorvido pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer).
As ações devem ser pautadas dentro das quatro áreas do direito: Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Internacional e Direito Constitucional. Bom esse assunto fica para os operadores do direito.
Deve-se dar pouca importância se o fato aconteceu no âmbito internacional ou nacional, pois o direito aplicado (Convenção de Varsóvia), foi quase que totalmente absorvido pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer).
As ações devem ser pautadas dentro das quatro áreas do direito: Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Internacional e Direito Constitucional. Bom esse assunto fica para os operadores do direito.
Dicas:
1. Coloque, na parte externa e interna de valises, bolsas, malas e sacolas, uma etiqueta com nome, endereço e telefone do proprietário, independentemente da identificação colocada pela empresa no momento do check-in.
2. Personalize a mala, com adesivos e fitas coloridas. Por mais fora de moda ou extravagante que isso lhe parece, facilitará o reconhecimento da mala.
3. Na hora do check-in, verifique se a funcionária da companhia aérea etiquetou corretamente a sua mala, identificando o destino certo.
4. Jamais colocar objetos de valor na mala. Dinheiro, documentos, máquinas e jóias devem ir na bagagem de mão. Bagagem é roupa, sapato e objetos de higiene.
5. Toda mala deve estar fechada e lacrada. Usar cadeados é fundamental.
6. Se estiver viajando em casal, separe algumas peças de roupa e coloque na mala do outro, dificilmente as duas malas serão extraviadas.
Uma Boa Viagem.
6. Se estiver viajando em casal, separe algumas peças de roupa e coloque na mala do outro, dificilmente as duas malas serão extraviadas.
Uma Boa Viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.