quinta-feira, 29 de março de 2012

Gol reduz 10% da malha para conter prejuízos

A Gol deve começar a redução de sua malha aérea, como uma das ações anunciadas ontem na apresentação dos resultados da empresa no ano passado – quando registrou resultado financeiro líquido negativo em R$ 751 milhões, uma queda de 9,4% em relação a 2010.

Segundo a empresa, o objetivo é diminuir entre 8% e 10% das operações a partir deste mês. O enxugamento da oferta inclui voos da Gol e da Webjet que, juntas, operam cerca de 1.150 voos diários.

A empresa já anunciou alguns cancelamentos, por períodos, que, segundo informações da assessoria de imprensa, ainda não fazem parte da redução de malha anunciada.

Entre 16 de abril e 1º de maio, por exemplo, deixam de ser operados voos como o G31432, entre o Aeroporto de Guarulhos e Campo Grande, diário, o G31435, também diário, entre Salvador e Ilhéus, e o G31437, entre Curitiba e o Aeroporto de Guarulhos, diário.

Da Webjet foram cancelados voos como o WH5807, entre Brasília e Guarulhos, diário, e o WH5836, também diário, entra Salvador e Recife.

“A companhia está consciente de que vive um cenário de novos patamares de custo de combustível e taxa de câmbio. Adequar a base de custo a essa realidade continua sendo um objetivo crucial, pois isso dará flexibilidade para um crescimento disciplinado e sustentável para os próximos anos”, diz o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr.

“Manter a vantagem de custo possibilitará à Gol oferecer melhores tarifas e expandir com disciplina a demanda em novos mercados no futuro. Em 2011, a Gol tomou medidas que reduzirão em cerca de R$ 500 milhões sua base de custos em 2012 e mitigarão a pressão do custos de combustível e dos recentes aumentos das tarifas aeroportuárias”, completou.

A companhia abriu na última sexta-feira, dia 23, um programa de demissão voluntária (PDV), válido até o dia 29. A empresa conta hoje com 1,8 mil pilotos e 3,6 mil funcionários. Na apresentação dos resultados do ano passado, a empresa anunciou a adequação da força de trabalho da tripulação técnica e operacional como uma das ações para reverter os resultados negativos.

Sobre a informação de que a Gol teria recebido homologação da Anac para reduzir de quatro para três o número de comissários a bordo do Boeing 737-700, a companhia aérea negou o fato, por meio da assessoria de imprensa.

Fonte: Portal Viracopos

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