sábado, 8 de setembro de 2012

Justiça determina que Anac fiscalize voos livres em São Conrado

A Justiça determinou, a pedido do Ministério Público Federal, que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) coíba e fiscalize a comercialização de voos livres, duplos ou panorâmicos na rampa da Pedra Bonita, no bairro de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria da Anac, a Agência ainda não foi intimada.

A 24ª Vara Federal entendeu que o esporte põe em risco não só quem o pratica, mas as pessoas que circulam pela área sobrevoada. A liminar atendeu parcialmente o pedido do MPF, que irá recorrer da decisão para que as fiscalizações da Anac sejam feitas, no mínimo, a cada sete dias.

MPF quer incluir União em processo
Após a Justiça Federal excluir a União do processo, o Ministério Público vai reiterar a inclusão da União, através da Aeronáutica, como ré no processo, por considerá-la também responsável pela fiscalização, uma vez que é de sua competência a autorização para que o espaço aéreo seja utilizado.

O MPF ainda aguarda intimação pessoal para poder recorrer da decisão. A prática de voos livres, duplos ou panorâmicos é regulada pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (lei nº 7.565/86), que veda sua comercialização.

Para driblar a legislação, contudo, clubes e associações comercializam o voo como passeio turístico, exigindo a assinatura de um contrato em que os usuários são defininos como "alunos" e não turistas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.