terça-feira, 2 de abril de 2013

Mudança de Comportamento

Mudança de Comportamento. Este é o conceito formal e pedagógico de Educação. Mas como desenvolver métodos e sistemas que aprimoram habilidades e hábitos para se manipular uma máquina que transporta pessoas e que se desloca em elevadas velocidades e altitudes com segurança e eficiência? E mais: seria possível baixar os custos deste treinamento?

Este tem sido o desafio da Indústria Aeronáutica neste último século. Os aviões, apesar de utilizarem os mesmos princípios físicos e aerodinâmicos que datam desde o voo do mais pesado que o ar, estão se modificando na maneira de interagir com aqueles que o comandam. Além disso, com os acidentes do passado, o homem descobriu que não basta apenas o conhecimento técnico para exercer a profissão de Aeronauta. É necessário mais. É necessário um conhecimento humano e gerencial para que o individuo se porte de forma profícua para com os seus pares, adaptando-se em um todo onde possa ser capaz de atuar com eficiência. Nasce aí então o CRM*, sigla que ao longo dos anos já significou muitas coisas e que talvez no futuro signifique ainda outras mais...

Muitos recursos foram desenvolvidos, como os simuladores de voo, com o intuito de aprimorar e diminuir os custos de formação. Esta máquina é certamente uma das melhores ferramentas para o ensino. Com o desenvolvimento dos softwares, hardwares e a revolução do LCD, a popularização e a proximidade com a realidade em função da queda do custo do chamado “voo virtual” tende a revolucionar o ensino básico da aviação. Porém, ao longo do tempo, percebe-se que apenas a máquina não é capaz sozinha de treinar o homem. Percebe-se que o instrutor ainda é o responsável por gerenciar a maneira na qual este dispositivo de instrução será utilizado. E aí voltamos a depender do fator humano. Será possível um dia que uma máquina, assim como uma “Matrix”, seja capaz de orientar o homem? Matematicamente e fisicamente sim, mas vale lembrar que o ser humano é um animal social e que depende da interação com os outros...

Mas como ensinar corretamente aqueles que devem ensinar? Desenvolver métodos de ensino e padronização de instrutores tem sido hoje um dos grandes desafios dasempresas de treinamento e das próprias companhias aéreas nos seus setores de Formação. Os regulamentos como FAR141 e 121 (no Brasil leia-se RBAC ou RBHA), programas de certificação como o IOSA da IATA e Programas de Treinamento dos Fabricantes como o FCTP da Airbus são cartilhas de como orientar o treinamento e a formação dos Instrutores/Facilitadores. Porém não é o suficiente. Talvez tão importante como todos estes recursos, a figura de um líder na área do Ensino ainda é o fundamental. Um Gerente de Treinamento capaz de perceber métodos para SELECIONAR corretamente os educadores, e permitir prover recursos para que estes se desenvolvam e se padronizem, ainda parece ser o elemento chave para uma mudança de comportamento não só de um indivíduo mas, talvez, de uma companhia inteira. A educação é uma responsabilidade de todos, mas acima de tudo, dos líderes que ocupam as posições de comando das empresas.

Depois de todo este processo de padronização, vale lembrar que as pessoas aprendem de maneira diferente e com velocidades de aprendizado diferentes. Por isso, apesar da padronização de como ensinar, é importante a capacidade de adaptação e desenvolvimento rápido de técnicas de como mudar o comportamento do aluno são fundamentais para um educador. O bom instrutor deve se travestir da personalidade de seu aluno para que este modifique o seucomportamento de maneira rápida, e ainda, se possível for, de forma mais agradável. Ensinar é aprender, e aprender é evoluir. Será correto então concluir que ensinar também é uma forma de evoluir?

De uma forma ou de outra, ensinando ou aprendendo, eu espero que você tenha se educado hoje. Talvez este seja o grande legado da vida. Agora, o que é a evolução? Essa eu deixo para vocês... Bons vôos.

Sobre o autor: 

Francis Barros é instrutor de voo em aeronaves Airbus A320 e piloto acrobático voando a aeronave Sukhoi SU-31.

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