Aplicabilidade de Critérios de
Qualidade de Pilotagem para Operações de Resgate e Aeromédicas na
Aviação de Segurança Pública Brasileira
Dissertação apresentada pelo Comandante Jackson Lauffer Lima, Piloto
Policial de Helicóptero do Departamento de Policia Rodoviária Federal, à
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto Tecnológico de
Aeronáutica, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Engenharia do Curso de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica no Instituto de Tecnológico de Aeronáutica – ITA.
A dissertação analisa, entre outros, a crescente necessidade de
eficiência e segurança na realização de operações aéreas de segurança
pública e verifica a possibilidade de utilização de conceitos de
Qualidades de Pilotagem ou Handling Qualities.
A avaliação dessas qualidades com sustentação na segurança
operacional está fundamentada em uma estrutura quadripartite, composta
dos seguintes integrantes: o ambiente operacional onde ocorre a Missão; a
Missão e as tarefas de pilotagem associadas; a Dinâmica do veículo e o
envelope operacional de voo; e o piloto e a interface piloto-veículo.
A concretização deste processo no escopo militar dos Estados Unidos
da América é a Aeronautical Directive Standard nr 33-ADS-33, que na
década de 70 revolucionou a forma como a comunidade aeronáutica pensava
qualidades de pilotagem.
Constatando-se a similaridade com o contexto operacional da aviação
de segurança pública, o trabalho propõe o emprego da metodologia da
ADS-33 como fator de incremento da segurança operacional e otimização de
especificação de aeronaves na aviação de segurança pública brasileira,
em especial quanto às operações de resgate aeromédico.
Clique e leia a monografia completa em PDF http://migre.me/fmZuF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.