quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Crise nas companhias aéreas prejudica conforto de passageiros

As companhias aéreas estão enfrentando uma crise que envolve prejuízos milionários. Para resolver os problemas financeiros, as empresas estão cortando despesas que afetam diretamente o conforto dos passageiros. Dessa vez, a TAM decidiu diminuir o uso do ar-condicionado a fim de economizar combustível.

De acordo com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, a empresa passou a desligar o ar condicionado que refresca a cabine de passageiros quando o avião está no chão.Segundo a matéria, o aparelho só é ligado após a decolagem, o que pode levar 15 minutos.

A medida está em vigor há nove meses, entretanto ninguém da tripulação informa sobre o desligamento, levando os passageiros a pensar que os dutos do teto estão quebrados. O jornal ainda apontou que o avião é refrigerado por apenas um dos dois sistema de ar do avião. Entretanto, apenas 25% do ar que sai desse sistema refresca os passageiros, o resto vai para a cabine do piloto e do copiloto. Com o ar desligado, a temperatura do avião pode chegar a 26ºC.

Essa não é a única medida adotada pela TAM para reduzir os gastos. Em abril, a empresa retirou os fornos dos aviões que atendem aos voos domésticos e nos internacionais de curta duração. Com isso, os lanches são servidos frios. A companhia afirma que opta por servir refeições "frias, leves e saudáveis", atendendo sugestões dos clientes. 
Em 2012, o prejuízo da TAM foi de R$ 1,2 bilhão.

A Gol, vice-líder de mercado, também tenta solucionar problemas financeiros reduzindo serviços aos passageiros. Com um prejuízo de R$ 1,5 bi em 2012, a empresa decidiu em junho, diminuir a quantidade de água embarcada no banheiro em voos curtos, como a ponte aérea. No mês seguinte, extinguiu o serviço de bordo gratuito, oferecendo apenas água aos clientes. Durante o vôo, a empresa vende sanduíches, chocolates, sucos e refrigerante. Além disso, a Gol pagou neste ano, um bônus aos tripulantes por economia de combustível.

Fonte: Portal Administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.