quinta-feira, 30 de junho de 2016

Após acordo com Planalto, Senado aprova novas regras para aviação civil


Após acordo com o Palácio do Planalto, os senadores aprovaram nesta quarta-feira (29) medida provisória (MP) que cria novas regras para a aviação civil no país.

Apesar de a MP estabelecer que grupos estrangeiros tenham controle de até 100% das ações de companhia aéreas, a aprovação só foi possível porque o presidente em exercício Michel Temer se comprometeu a vetar esse trecho do texto e manter em até 20% a parcela máxima de participação de empresas estrangeiras.

O texto, que segue agora para sanção presidencial, foi aprovado na Câmara e mantido integralmente no Senado, conforme acordo feito com o Planalto.

No entanto, ao sancionar a matéria, Temer deverá cortar o trecho que permitia a estrangeiros assumir cargos de direção e o controle acionário de empresas aéreas do Brasil.

A proposta não contava com o apoio de parte dos senadores, principalmente aqueles de estados mais distantes do centro do país. Eles demonstravam preocupação com a falta de garantias para a aviação regional.

O impasse foi o que motivou o acordo feito pelo governo, que queria garantir a aprovação imediata da proposta pelo Senado. Caso não fosse aprovada nesta quarta-feira, a MP perderia a validade.

Outras mudanças

O texto prevê ainda a extinção do Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero) a partir de janeiro de 2017. Essa tarifa está atualmente embutida em taxas pagas por passageiros (taxa de embarque) e empresas aéreas (taxas de pouso, permanência) e é destinada a um fundo do governo que financia obras no setor aéreo.

O fim do Ataero não vai representar redução de custo para quem viaja de avião. Isso porque, pelo texto da MP, a cobrança continuará a ser feita, mas sob um novo nome, a ser definido.

Entretanto, os valores recolhidos por aeroportos públicos, administrados pela Infraero ou por agências estaduais, passariam a ser destinados ao caixa dessas estatais.

Já os valores recolhidos pelas concessionárias de aeroportos (Guarulhos, Brasília, Galeão, Campinas, Confins e São Gonçalo do Amarante) continuariam a ser repassados a um fundo do governo que financia obras no setor aéreo, como ocorre atualmente com o Ataero.

Além disso, o texto da MP prevê um perdão à Infraero por não ter repassado a esse fundo recursos do Ataero recolhidos entre 1º de dezembro de 2013 a 31 de dezembro de 2016.

Fonte:G1

segunda-feira, 27 de junho de 2016

A empresa Avionics Services promove lançamento oficial do VANT “Caçador”


No próximo dia 30 de junho, a empresa Avionics Services promove o lançamento oficial do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) “Caçador”, classe 4. O evento será realizado na Base Operacional da empresa no Aeródromo Municipal de Botucatu – SDBK, interior de São Paulo, a partir das 11h.

Será apresentada uma retrospectiva do projeto, a capacidade do sistema e, o grande potencial para aplicação em Missões táticas de inteligência pelas forças armadas, defesa civil, ambiental e agro business. Para finalizar, será feito um voo de demonstração, com acompanhamento em tempo real, previsto para acontecer por volta das 14h.

O VANT “Caçador” é baseado no VANT Heron-1, com atuação mundial em mais de 50 países, desenvolvido pela empresa Israel Aerospace Industries (IAI) que já está em uso no Brasil há mais de 5 anos, sendo operado pelo Departamento de Policia Federal, com suporte de manutenção da própria Avionics. A aeronave já cumpriu todos os regulamentos e obteve todas as permissões exigidas pelas autoridades governamentais brasileiras e será o único VANT classe 4 nacional.

Dentre as características, o Caçador é um VANT de média altitude e longa duração, capaz de voar mais de 40 horas, a uma altitude de até 30.000 pés e Raio de ação de 1000km. O peso máximo de decolagem do VANT é de 1.270kg, que lhe permite transportar múltiplas cargas úteis simultaneamente a fim de executar uma variedade de missões. Além disso, o Caçador inclui um canal de comunicação por satélite em banda larga para permitir que um raio de ação de mais de 1.000 km de sua estação de comando e controle – uma capacidade de grande valor, especialmente em países extensos como o Brasil.

Desde a assinatura de um acordo de cooperação há 3 anos, a IAI e a Avionics Services trabalham em conjunto para estabelecer uma forte base industrial brasileira no campo de sistemas não tripulados. O processo incluiu transferência de tecnologia e conhecimento para garantir uma maior independência da indústria brasileira e proficiência dos complexos e avançados sistemas não tripulados.

A Avionics Services estabeleceu profissionalmente a infraestrutura necessária no Aeródromo de Botucatu para se tornar um centro de excelência para sistemas aéreos não tripulados desse porte.

Fonte: Piloto Policial

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Air Canada e Cargojet estreiam voo de carga para a América do Sul


A Air Canada Cargo e a Cargojet acabam de anunciar a primeira ligação direta aérea de cargas entre o Canadá e a América do Sul, por meio de seu serviço de voos regulares entre o país norte-americano e as cidades de Lima, no Peru, e Bogotá, na Colômbia.

A rota será operada por uma aeronave Boeing 767-300F da Cargojet, com capacidade de carga líquida de 52 toneladas.

“Estamos muito animados com o início hoje do serviço da Air Canada Cargo para Colômbia e Peru, com o serviço para a Cidade do México começando nesse fim de semana”, disse Lise-Marie Turpin, Vice-Presidente, Air Canada Cargo. “Trabalhando com a Cargojet, seremos capazes de alavancar e crescer a partir da enorme rede da Air Canada na América do Norte e internacional para oferecer o único serviço de carga dedicado entre o Canadá e a América Latina. Queremos continuar a aumentar nossa rede de carga dedicada para a Europa ainda esse ano.”

“Esse primeiro voo é o começo de um relacionamento estratégico com a Air Canada”, disse Ajay K. Virmani, Presidente e CEO da Cargojet. “Vai permitir que otimizemos nossa utilização total de aeronaves de carga e expandir nossa base de serviços e clientes com a Air Canada.”

Informações sobre o novo serviço, incluindo informações sobre rotas e horários, podem ser encontrados em http://www.aircanada.com/cargo/en/shipping/freighter/


Fonte: Transporta Brasil

sábado, 18 de junho de 2016

Funcionários do Aeroporto de João Pessoa promovem palestras de conscientização


A Coordenação de Segurança Operacional do Aeroporto Internacional de João Pessoa/Presidente Castro Pinto (PB) promoveu na quarta-feira (15/6) palestras de conscientização na Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada no bairro de Tibiri II, no entorno do aeroporto. Entre os assuntos, foram abordadas questões sobre a segurança das operações aéreas, perigo aviário, os riscos em soltar balões nas áreas próximas aos aeroportos, a prática de apontar raios laser contra aviões e o uso indevido dos drones.

Com a participação de 300 alunos, além de professores e dirigentes da escola, as palestras contaram ainda com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), atendendo a três estudantes surdos. Ao final, foram distribuídos panfletos e revistas sobre os temas apresentados.

Os assuntos discutidos chamaram a atenção das crianças e dos adolescentes presentes, principalmente pelos danos que essas práticas provocam para a aviação. “É gratificante realizar este trabalho. Através da conscientização da comunidade, implementamos ações mitigadoras que garantem a segurança das operações aéreas”, afirmou a coordenadora de Segurança Operacional do aeroporto, Geaanne Iris.

A ação faz parte do projeto educativo "Aeroporto na Escola", desenvolvido nas instituições de ensino do entorno do terminal paraibano, que tem o objetivo de informar e conscientizar os alunos e as comunidades dos municípios de Bayeux e Santa Rita sobre o funcionamento do aeroporto e as questões relativas à segurança operacional.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Salvador sedia Congresso Internacional de Desastre em Massa e finaliza com simulado


O Congresso Internacional de Desastre em Massa (Cidem) 2016 foi realizado em Salvador, nesta sexta (10), sábado (11) e domingo (12). Preparação das agências para as Olimpíadas, o evento foi dividido em teoria e prática. Participam do congresso representantes da Vigilância Sanitária, guarda municipal, Samu, Transalvador, polícias Militar e Técnica, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Defesa Civil, Marinha e Exército, entre outras instituições.

Durante os dois primeiros dias, no Hotel Fiesta Bahia, foram realizadas palestras sobre segurança em grandes eventos; atendimento a vítimas de desastres; protocolo da Interpol para identificação de vítimas de desastres; terrorismo e contra terrorismo; defesa química, radiológica, biológica e nuclear; resgate e remoção de corpos e métodos de identificação humana.

Um dos pontos emocionantes do evento aconteceu com a palestra do Dr. José Guataçara Gabriel, médico do Hospital Metropolitano, do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) e vice presidente da Cruz Vermelha. Em sua palestra Resgate na Realidade Amazônica mostrou sua experiência em 34 anos coordenando o setor médico do Círio de Nazaré e voando na Amazônia. Fez pessoas chorarem e sorrirem, sendo aplaudido de pé por toda a plateia.

No domingo (12), aconteceu o grande simulado, com treinamento de atentado terrorista, na Arena Fonte Nova. Uma explosão que deixou vítimas, nas arquibancadas da Arena Fonte Nova, e projetou pessoas para o gramado. Esse foi o cenário de abertura da segunda maior simulação de ataque terrorista, já realizada no mundo e a maior na América Latina. Participam 25 forças nacionais e internacionais, como a Interpol, a Marinha, o Exército, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Técnica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras.

Segundo o coronel Antônio Júlio Nascimento, coordenador do Centro de Gestão Estratégica do Corpo de Bombeiros da Bahia, o estado está preparado para qualquer incidente. “O terrorismo é a nossa maior preocupação, mas existem vários fatores que podem acontecer. Um simples tumulto pode provocar uma grande correria. Este evento serve para fazer o treinamento das forças como um todo”.

Nascimento avalia que a simulação é complexa e difícil para todas as corporações. No treinamento também foi montado um cenário de intoxicação alimentar, perseguição tática ao portador de uma mala que seria colocada na arquibancada, e pesquisa de artefato não identificado.

O coronel diz que, no caso de uma bomba, quem primeiro entra em ação é a Marinha, com roupa específica. “Em seguida, a Comissão Nacional de Energia Nuclear para saber se há componente que possa ser ofensivo. Depois, o batalhão de Operações Antibomba, [usando] um robô, para completar a avaliação e neutralizar alguma ameaça. Controlado o risco, entra o Corpo de Bombeiros para fazer o atendimento às vítimas que são trazidas para uma área específica, onde está o Samu”.

Segundo ele, a Bahia está preparada para desastres com múltiplas vítimas. “O Hospital Geral do Estado [HGE] sai na frente, em nível nacional, pois tem uma área de atendimento para múltiplas vítimas, que eu só vi na Alemanha, em 2014. A gente conseguiu implantar aqui um sistema de análise e avaliação de vítimas para que elas sejam examinadas, antes de entrar na área de ortotrauma do hospital, evitando inclusive contaminações”.

De acordo com o coordenador geral do evento, Jeidson Marques, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), juntando todos os integrantes das forças que participaram da simulação e os voluntários para fazer o papel de público, são cerca de 1.500 pessoas envolvidas no treinamento. O registro do maior simulado da história mundial aconteceu há pouco tempo, em Londres, com duas mil pessoas.

Ele explica que o foco é preparar as forças de segurança para uma resposta rápida e efetiva no caso de um atentado. “Mas um susto pode gerar ação, como o abandono de uma mochila que pode ser suspeita de conter explosivo e causar um tumulto no estádio. As forças devem estar preparadas para conduzir isso sem que se transforme em uma tragédia”.

Este é o terceiro dia do congresso. “Ontem e anteontem [10 e 11 de junho] tivemos a presença do Comitê Olímpico e do Ministério da Defesa, e estão todos sinalizando positivamente. Teremos dez jogos de futebol aqui na [Arena] Fonte Nova. Então é preciso ter uma preparação e um alinhamento das forças tão grande quanto o que está acontecendo no Rio de Janeiro”, diz ainda o coordenador geral do evento.

Ele reforça ainda que é preciso estar alinhado com os protocolos internacionais. “Estamos falando de Olimpíadas, mas em qualquer outro grande jogo, que aconteça na Fonte Nova, ou até mesmo no Carnaval de Salvador, que também atrai multidões, estamos expostos a situações críticas e de visibilidade internacional. Por isso seguimos aqui protocolos da Interpol, da Guarda Costeira americana, e estamos colocando o nosso alinhamento em teste”.

Perita do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Tânia Gesteira afirma que a perícia segue o protocolo da Interpol no âmbito criminal “para a determinação das causas do acidente, seguindo todos os padrões [estabelecidos] para a atuação em desastres e eventos adversos com múltiplas vítimas”.


De acordo com ela, o trabalho é iniciado com uma equipe de varredura para identificação de vestígios. “Depois as equipes trabalham simultaneamente, inclusive as de recuperação de corpos que vão fazer as fotografias, as anotações, o resgate das vítimas e levá-las para as equipes de recepção, aos veículos e ao departamento para a identificação”.

Segundo o subcoordenador do Samu, Alex Mine, a capacitação é fundamental para quem integra uma equipe de resgate. “Fica um legado, principalmente para Salvador, uma capital voltada para festas. O Carnaval é um evento grande onde pode haver múltiplas vítimas. Outra possibilidade é em deslizamentos como os que já ocorreram [na capital baiana]. Se a gente faz essa capacitação para períodos de olimpíadas, isso repercute para outros momentos também”.


Fonte: Piloto Policial

terça-feira, 14 de junho de 2016

2º Spotter Night ocorre em madrugada inspiradora em Petrolina


O Aeroporto de Petrolina/Senador Nilo Coelho (PE) recebeu na noite do último sábado (11/6) 20 spotters – fotógrafos profissionais e amadores apaixonados pela aviação – para o 2º Spotter Night do terminal pernambucano. A primeira edição do evento ocorreu em outubro de 2015, e Petrolina foi o primeiro terminal da Rede Infraero a sediar a atividade durante o período noturno.
 
Antes do acesso às áreas restritas, os spotters participaram de uma palestra institucional referente à Infraero, ao Aeroporto de Petrolina, e em especial sobre a conduta de cada participante nas áreas operacionais, com destaque aos objetos estranhos que podem causar danos a aeronaves (F.O.D.).

Em seguida, o grupo foi conduzido às áreas restritas, onde puderam seguir com a programação do evento. A atividade teve diversas etapas: foto oficial do grupo, visita à Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) da Infraero em Petrolina, fotos em vários pontos do pátio e acesso ao interior de uma das aeronaves em pernoite.

Durante seis horas, os spotters puderam ficar bem perto das aeronaves, fotografando em lugares inusitados e restritos, possibilitando ângulos não habituais e de cores deslumbrantes.

Rafael Borba, que saiu do Recife, capital de Pernambuco, exclusivamente para acompanhar o 2º Spotter Night do Aeroporto de Petrolina, estava eufórico. "A madrugada com os amigos, junto ao que nós gostamos, se passou em um piscar de olhos, e tudo que temos agora são os registros de mais um evento fantástico e a alegria de dividir este momento com quem realmente ama o assunto. Afinal, madrugadão no aeroporto só para quem é apaixonado mesmo! Mais um evento para ser guardado na memória, que venham os próximos!”

"Juntar duas paixões ao mesmo tempo e no mesmo lugar, a fotografia e os aviões, me deixou extremamente feliz. Tirar fotos de locais exclusivos é uma alegria que só o participante do Spotter Night pode sentir. E a iniciativa da Infraero dá também a oportunidade de sabermos como funciona os bastidores do Aeroporto de Petrolina. Muita gente trabalhando nas aeronaves e na segurança da aviação. Uma estrutura grandiosa,"  pontuou o spotter Roberto Miranda.

Todas as imagens já postadas nas redes sociais seguem com a hashtag #SpotterNightSBPL #AeroportoSBPL #AeroportodePetrolina #InfraeroBrasil #JanelaInfraero e #PNZSpotter. Os registros futuramente serão utilizados pela Infraero e também farão parte da próxima Exposição Fotográfica do Aeroporto de Petrolina.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

domingo, 12 de junho de 2016

Greve de pilotos da Air France cancela voos no Brasil


A greve dos pilotos da Air France anunciada neste sábado (11) fez com que pelo menos seis voos da empresa, com destino ou partida do Brasil, fossem cancelados. Funcionários anunciaram a paralisação de quatro dias para protestar contra cortes salariais, em meio a Eurocopa, que acontece há dois dias na França.

Segundo um comunicado da empresa, os voos programados para este sábado não foram afetados e vão operar normalmente. Voos serão impactados em 12 e 13 de junho. Voos da Air France operados por aeronaves de outras companhias aéreas, incluindo HOP!, KLM e Delta, não são afetados pela greve. 
   
No domingo (12), a companhia espera operar mais de 80% de seus voos de longa distância, 85% dos voos domésticos e cerca de 70% das rotas de média distância de/para o aeroporto Paris-Charles de Gaulle, considerando que 27% dos pilotos estarão em greve no dia.

Voos cancelados de domingo (12):
- AF426, que sairia de Paris-Charles de Gaulle às 13h30 e chegaria ao aeroporto Galeão às 20h15.
- AF427, que sairia do aeroporto de Galeão às 22h05 e chegaria em Paris-Charles de Gaulle às 14h25 do dia 13 de junho
- AF520, que sairia de Paris-Charles de Gaulle às 13h30 e chegaria à Brasília às 19h35
- AF515, que sairia de Brasília às 22h30 e chegaria em Paris-Charles de Gaulle às 14h10 do dia 13 de junho
- AF454, que sairia de Paris-Charles de Gaulle às 23h30 e chegaria às 6h15 do dia 13 de junho à Guarulhos

Voos cancelados de segunda-feira (13):
- AF457, que sairia de Guarulhos às 15h45 e chegaria em Paris-Charles de Gaule às 8h do dia 14 de junho
A Air France recomenda verificar o status de seu voo, disponível em tempo real no site http://www.airfrance.com.br, antes de seguir para o aeroporto.

Fonte: G1

sábado, 11 de junho de 2016

Avião faz pouso forçado após pane mecânica e piloto é preso em MS



Um avião de pequeno porte fez um pouso forçado em um milharal após uma pane mecânica na manhã deste sábado (11) em Eldorado, a 435 km de Campo Grande, segundo informou ao G1 o delegado da Polícia Civil Claudinei Gallinari. O piloto de 64 anos foi preso por não ter permissão para pilotar aeronaves e por falta de documentação do avião.

Ele estava sozinho na aeronave e não ficou ferido. Segundo o delegado, investigações apontaram que o avião estava a serviço do crime organizado desde 2011, e a suspeita é de que tenha sido usado para contrabando e tráfico de drogas.

"O piloto será autuado em flagrante por crime do artigo 261, que é conduzir aeronave sem habilitação, sem documentação, sem plano de voo e totalmente irregular, porque nem a aeronave tinha documentação. O caso vai para a Polícia Federal", informou Gallinari.

O pouso forçado aconteceu por volta das 8h (de MS), às margens da BR-163, a cerca de 50 metros da pista, segundo o delegado. A polícia foi chamada por testemunhas. O piloto afirmou que teve pane mecânica.


Fonte: G1

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Mais conforto para os usuários do Aeroporto de Fortaleza


O Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) recebeu investimentos que trouxeram mais conforto a passageiros e demais usuários do terminal. Neste mês de junho, foi concluída a instalação de telas de sombreamento na claraboia da praça de alimentação do aeroporto da capital cearense, o que proporcionou um ambiente mais agradável àqueles que frequentam o local.
 
As telas utilizadas são de polietileno, impermeáveis e bastante resistentes à ação do tempo e outros desgastes. Os investimentos nessa melhoria foram de R$ 11,6 mil.

“A instalação das telas conseguiu reduzir a temperatura na área, além de bloquear a radiação solar, o que contribuiu para tornar a praça de alimentação mais agradável”, explicou o gerente de Manutenção do Aeroporto de Fortaleza, Leonardo Guedes.

Além da claraboia da praça de alimentação, em maio, as geodésicas do terminal de passageiros do Pinto Martins – marco arquitetônico do aeroporto – também receberam películas de sombreamento. A ação proporcionou melhoria do conforto térmico uma vez que reduziu a incidência dos raios solares, tudo isso sem interferir na luminosidade do local. Nessa melhoria, foram investidos R$ 3,6 mil.

Fonte: www.infraero.gov.br

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Avianca Brasil promete investimentos em tecnologia





A Avianca Brasil foi eleita a melhor companhia aérea brasileira da 17ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência de Serviços ao Cliente. A pesquisa, realizada pelo Centro de Inteligência Padrão em parceria com a consultoria SAX, avaliou a qualidade de atendimento de serviços prestados aos consumidores de diversos segmentos. Em entrevista ao Portal PANROTAS, o vice-presidente Comercial, de Marketing e Cargas da Avianca Brasil, Tarcísio Gargioni (foto), disse que uma das próximas metas da companhia é investir em melhorias tecnológicas que facilitem a comunicação da empresa com o cliente.

“Agora que já consolidamos nossa operação na Star Alliance, lançaremos para o mercado várias ferramentas e aplicativos que facilitem a vida do passageiro e a forma que ele se comunica com a empresa. Ele terá mais alternativas para a compra de passagens, novas operações via dispositivos móveis e opções de check-in. Vamos trabalhar fortemente em avanços tecnológicos nos próximos meses”, anunciou o executivo.

Há 25 anos na aviação, Gargioni também destacou a evolução no setor. “A aviação comercial brasileira é muito melhor do que há 20 anos. Os equipamentos evoluíram, a relação entre as companhias e passageiros ficaram mais próximas e transparentes. O Brasil não deixa nada a desejar diante de suas concorrentes internacionais”, concluiu.

Fonte: Panrotas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Aeroporto do Recife recebe Certificação Operacional

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) recebeu no último 27/5 a Certificação Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Portaria nº 1317 foi publicada em 30/5 no Diário Oficial da União (DOU).

A obtenção do certificado confirma que o terminal recifense está de acordo com os parâmetros internacionais de segurança, autorizando também a operação regular de voos com aeronaves compatíveis com o código de referência 4E (MD-11, Boeing 777, 747-4) ou inferior.

De acordo com a Anac, a Certificação Operacional de Aeroportos é o processo que atesta a capacidade do operador de aeródromo para executar os procedimentos constantes no Manual de Operações do Aeródromo (Mops) aprovado pela agência, visando à garantia da segurança das operações aeroportuárias.

O documento de certificação é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 139 (RBAC) e as avaliações seguem a orientação da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que fixa critérios que devem ser atendidos por terminais de todo o mundo.

A conquista do Certificado Operacional do Aeroporto do Recife é resultado de esforços direcionados desde o ano de 2009. “Que a certificação signifique e propicie, cada vez mais, a sustentabilidade para a nossa empresa, para o nosso aeroporto que tanto cativamos, e para a nossa capacidade de trabalho. Por tudo isso, com orgulho e por justiça, agradeço a todos os nossos 266 colegas da Infraero Recife por mais um excelente resultado do nosso time”, destacou o superintendente Alexandre Oliveira da Silva.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

terça-feira, 7 de junho de 2016

Governo encaminha projeto de lei que regulamenta o GTA de Sergipe


Criado pelo ex-governador Marcelo Déda, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) passou a ser uma importante ferramenta de combate à criminalidade em Sergipe. Agora o governador Jackson Barreto encaminha à Assembleia Legislativa de Sergipe projeto de lei que cria oficialmente o grupamento e institui a Medalha do Mérito da Aviação de Segurança Pública do Estado. A proposta está tramitando na comissão de Constituição e Justiça da Alese (CCJ).

Pelo projeto o Grupamento Tático Aéreo terá sua estrutura ligada à Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a missão de otimizar os trabalhos das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

Entre as atribuições previstas para o grupamento aéreo estão o patrulhamento preventivo e em praças desportivas, resgate e remoção aeromédicas, transporte de órgãos e tecidos para transplantes, transporte em ações de misericórdia, combate a incêndios florestais, repressão a distúrbios civis, reintegração de posse e apoio ao comando de missões especiais, entre outros.

O Grupamento Tático Aéreo, de acordo com o projeto, será formado por 24 membros, de asa rotativa, e 19 membros integrantes da frota operada pela unidade (asa fixa). Serão cinco pilotos comandantes, cinco copilotos, dez tripulantes operacionais, um inspetor de manutenção aeronáutica, um mecânico de manutenção aeronáutica, um apoio solo e um auxiliar de manutenção aeronáutica. Na asa fixa será a mesma equipe.

A Medalha do Mérito da Aviação de Segurança Pública, que faz homenagem ao Major PM Álvaro Carvalho, será entregue às pessoas físicas, jurídicas, civis, militares, nacionais ou estrangeiras, merecedoras de reconhecimento público por terem prestado relevante contribuição à aviação de segurança pública em Sergipe.

A outorga da medalha será definida pelo governador do Estado e entregue anualmente sempre no dia 29 de junho, em solenidade comemorativa ao Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública.

Fonte: Piloto Policial


segunda-feira, 6 de junho de 2016

Avião da Latam colide com pássaro no ar e passageiros se assustam, em RO


Um avião da empresa Latam Airlines colidiu contra um pássaro, na tarde deste domingo (5), após decolar do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho. Segundo a empresa, o voo JJ3527 tinha como destino à cidade de Brasília (DF). Por causa do impacto, a aeronave precisou retornar ao aeroporto e o voo foi cancelado pela companhia. Ao G1, a companhia informou que a aeronave aterrisou em segurança depois do incidente.

De acordo com uma passageira que estava no avião, a colisão foi tão forte que o avião vibrou. "Fiquei um pouco assustada, mas tentei manter a calma. O barulho foi feio. Após o avião bater no pássaro, o piloto avisou através do comando de voz que tínhamos batido e por isso estávamos retornando para a pista. Não houve feridos", conta Dayanne Saldanha.

Ao G1, a passageira contou que iria para Recife (PE) e faria uma conexão em Brasília. O voo 3527 estava marcado para sair às 13h14 (horário local). Dayanne conta que a colisão aconteceu assim que o voo decolou do Aeroporto Governador Jorge Teixeira.

"Depois que voltamos para o aeroporto, a Latam devolveu as bagagens e está remanejando os passageiros para outros voos. Meu marido, que já foi mecânico de avião, disse que o avião ficou funcionando só com um motor. Meu voo foi remarcado pra 4h da madrugada de segunda-feira (6)", conta.

Um funcionário da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que não quis se identificar, confirmou que o voo 3527 bateu em um pássaro e precisou retornar à pista.

Através de nota, a Latam Airlines confirmou a colisão contra o pássaro e salientou que todos os passageiros foram realocados nos próximos voos. Nenhum passageiro se feriu.

Leia na íntegra o posicionamento da companhia sobre a colisão:
A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave que fazia o voo JJ3527 (Porto Velho - Brasília), que decolou às 14h14* de hoje (5), colidiu com um pássaro logo após a decolagem. O avião retornou ao aeroporto de origem, onde aterrissou às 14h31* em completa segurança. A companhia esclarece que os passageiros foram reacomodados nos próximos voos e que está prestando a assistência necessária.

A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.


Fonte: G1

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Gol e Barbados suspendem voo direto em agosto


O Turismo de Barbados decidiu suspender seu voo direto semanal partindo de São Paulo, operado pela companhia aérea Gol. Segundo comunicado a suspensão é temporária e será a partir de 28 de agosto. "A companhia aérea tem feito algumas decisões difíceis nos últimos meses, incluindo a redução de frequências para vários de seus principais destinos", explicou o diretor comercial da companhia aérea, Eduardo Bernardes Neto (foto). "Apesar do difícil cenário político-econômico brasileiro, a Gol ainda acredita no potencial do mercado de Barbados", acrescentou.

"Continuamos otimistas que o Brasil e, por extensão, a América Latina é um mercado com um futuro brilhante e eu deixei isso claro para a liderança da Gol. O adiamento é, portanto, uma oportunidade para se reorientar e se reagrupar, a fim de que possamos continuar a desenvolver este mercado muito promissor", disse o ministro de Turismo de Barbados, Richard Sealy.

"Apesar dos desafios que estamos enfrentando atualmente, Barbado sainda é um destino desejável para os nossos clientes e esperamos retomar este serviço em um futuro próximo", acrescentou Bernardes.

Barbados começou sua relação com a Gol em 2010 e acolheu 26.766 passageiros na ilha desde aquela época. Em 2015 a ilha recebeu 4.080 viajantes do Brasil, 1.493 a menos do que o pico de 5.573 em relação ao ano anterior.

Fonte: Panrotas.com.br

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Infraero completa 43 anos como terceira maior operadora aeroportuária do mundo



A Infraero completou nesta terça-feira, 31 de maio, 43 anos de existência à frente da administração de alguns dos principais aeroportos brasileiros. Criada em 1973, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é atualmente responsável pela administração de 60 aeroportos, 25 terminais de logística de carga (Teca) e 68 Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). No último ano, os aeroportos administrados pela estatal registraram mais de 100 milhões de embarques e desembarques, consolidando a Infraero como a terceira maior operadora aeroportuária do mundo.

“Estamos cientes dos desafios que precisamos enfrentar, principalmente num cenário em que não somos mais o único operador aeroportuário do país, mas somos capazes de superá-los. Temos a experiência e o conhecimento acumulados em mais de quatro décadas”, destacou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

Nesse cenário, a empresa também está empenhada na criação da Infraero Aeroportos, da Infraero Navegação Aérea e das subsidiárias Asas Soluções Aeroportuárias, em parceria com a alemã Fraport, e Infraero Participações.

A primeira deterá a atribuição de aeroportos de maior porte, mediante instrumento de delegação que irá propiciar um modelo de gestão mais arrojado, com a participação da iniciativa privada, mas com controle público, voltado à ampliação da geração de recursos, que deverão ser utilizados para investimentos nos próprios aeroportos.

A segunda é uma parceria entre a Infraero e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para criação de uma empresa especializada em serviços de navegação aérea que irá absorver todos os empregados da Infraero que hoje trabalham nessa área.

Já a subsidiária Asas será uma prestadora de serviços que atuará nos segmentos de treinamento e capacitação, consultoria e assessoria, gestão e operação de aeroportos, além da prestação de serviços técnicos especializados nas áreas comercial e de engenharia, manutenção e meio ambiente.

A Infraero Participações tem como meta melhorar o processo administrativo de nossas participações acionárias, permitindo a entrada de recursos previstos de dividendos, por meio da abertura do capital da Infraero Aeroportos.

Investimentos e melhorias

No último ano, a Infraero investiu R$ 1,5 bilhão em obras e melhorias nos diversos aeroportos sob sua administração. Entre os empreendimentos entregues, podem ser destacadas as conclusões do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO), das ampliações dos terminais de Curitiba-São José dos Pinhais/Afonso Pena (PR), Santarém/Maestro Wilson Fonseca (PA), Tabatinga e Tefé (AM). “Todas essas obras beneficiaram a população dessas regiões, que passaram a contar com terminais mais amplos e modernos”, disse Gustavo do Vale.

Além das melhorias em terminais de passageiros, foram realizados investimentos em outras áreas de atuação da empresa, como Logística de Carga e Navegação Aérea. No terminal de carga do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM), por exemplo, a Infraero entregou dois novos transelevadores, que otimizaram o processo de armazenagem do Teca manauara. No último ano, nos 25 terminais de logística de carga da Rede Infraero, foi contabilizada a movimentação de cerca de 180 mil toneladas.

Na área de Navegação Aérea, a empresa entregou no último ano duas novas torres de controle: no Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES) e no Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha (MG). A nova torre de Vitória já está em pleno funcionamento, enquanto a torre da Pampulha está em processo final de homologação, com início das operações previsto para setembro deste ano.


 Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero