Começa no próximo
dia 14 de dezembro a Operação Fim de Ano 2017 da Agência Nacional de
Aviação Civil (ANAC) a qual envolverá 13 aeroportos. A operação tem como
premissa fiscalizar a prestação do serviço de transporte aéreo de
passageiros e prestar informações sobre direitos e deveres dos
passageiros no período de maior movimentação nos aeroportos do país. A
Operação se encerra no dia 8 de janeiro.
Ao todo, cerca de 300 servidores da
ANAC trabalharão em turnos para reforçar a fiscalização. Além disso,
haverá, no período da operação, uma equipe móvel especial de servidores
em Brasília para coordenar a operação e atuar em qualquer local do
Brasil caso ocorra algum evento não esperado.
O passageiro deve se programar para
chegar ao aeroporto com antecedência. Essa será a primeira alta
temporada com a vigência dos novos procedimentos de inspeção para
embarque (Raios-X). É importante salientar que o horário de fechamento
do check-in pode variar de uma companhia para outra e de voo doméstico
para o internacional.
A ANAC informa ainda que, pela
Resolução nº. 141/2010, é dever da empresa informar aos passageiros
sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a companhia
deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e
outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação adequada
para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e acomodação em local
adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para
atrasos superiores a 4 (quatro) horas. Nos casos de preterição de
passageiro, o transportador deverá procurar por passageiros que se
voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de
compensações, além de assegurar o direito a receber assistência
material. Caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar
primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos.
Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem
resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de
defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.
A Agência possui canais de comunicação
destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC),
pelo telefone 163 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com
atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de
Aviação Civil (NURAC) localizados nos principais aeroportos do país.
Cabe à ANAC analisar cada caso e autuar a companhia, se comprovadas as
irregularidades.
Operação fim de ano – Aeroportos participantes:
• Galeão e Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ
• Congonhas e Guarulhos – São Paulo/SP
• Dep. L. E. Magalhães – Salvador/BA
• Pres. J. Kubitscheck – Brasília/DF
• Confins – Belo Horizonte/MG
• Afonso Pena – Curitiba/PR
• Salgado Filho – Porto Alegre/RS
• Viracopos – Campinas/SP
• Pinto Martins – Fortaleza/CE
• Gilberto Freyre – Recife/PE
• Eduardo Gomes – Manaus/AM
• Congonhas e Guarulhos – São Paulo/SP
• Dep. L. E. Magalhães – Salvador/BA
• Pres. J. Kubitscheck – Brasília/DF
• Confins – Belo Horizonte/MG
• Afonso Pena – Curitiba/PR
• Salgado Filho – Porto Alegre/RS
• Viracopos – Campinas/SP
• Pinto Martins – Fortaleza/CE
• Gilberto Freyre – Recife/PE
• Eduardo Gomes – Manaus/AM
Fonte: Assessoria de Comunicação da ANAC
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