segunda-feira, 15 de maio de 2017

ADS-B e os Drones, Mais Segurança para Aviação


Você já ouviu falar em ADS-B ? A sigla significa Automatic dependent surveillance-broadcast e em termos leigos nada mais que é do que um sistema que informa em tempo real a posição de uma aeronave em voo, além de informações adicionais(rumo,razão de subida ou descida,identificação, etc), utilizando para isso a informação do GNSS embarcado na mesma, com isso, as outras aeronaves que estão próximas conseguem “saber” das condições de tráfego aéreo, quem está por perto e para onde está indo. O sistema também serve de input para bases de dados atualizadas em tempo real que podem ser consumidas com aplicativos específicos, como o Flight Radar, com tempo baixíssimo de latência.

E o que isso tem a ver com os drones? Muito, se você é um piloto remoto, a informação sobre o tráfego aéreo local é de suma importância, você não vai querer dividir o espaço com um avião ou helicóptero, pois mesmo estando em alturas diferentes, você pode ter dores de cabeça se o piloto avistar seu RPA e notificar o órgão de controle, que por sua vez pode notificar autoridades locais. Infelizmente, o ads-b não está presente em todas as aeronaves, o custo para ter um receptor é muito baixo, no entanto, o custo dos transceivers homologados para aeronaves é salgado e não é obrigatório para aviões de pequeno porte e helicópteros, mas isso tende a mudar e cada vez mais as aeronaves estarão registradas no sistema. Em 1 de Janeiro de 2020 os operadores de aeronaves nos Estados Unidos estarão obrigados a ter o ADSB-out instalado para voar em determinados espaços aéreos, em vários outros países já existem calendários “limite” para instalação. Além do equipamento instalado nas aeronaves, o sistema também depende de bases terrestres para ser efetivo, pois essa informação deve seguir via broadcast para outros sistemas que possibilitam a propagação e o consumo da mesma.

No mundo dos drones, o ADS-B também tende a estar cada vez mais presente, seja para o consumo de informações e criação de no-fly zones dinâmicas ou até mesmo como ADSB-Out, enviando via broadcast informações sobre a localização do drone para os aeronavegantes e ATCs.

Os receptores e transceivers ADS-B para drones já são uma realidade há algum tempo, apesar de poucos pilotos e empresas terem interesse sobre os mesmos, o site Drone Analyst fez uma pesquisa sobre os principais motivos dos equipamentos não estarem sendo já utilizados, e os resultados são os seguintes:

    Muito caro (80%)
    Muito pesado (68%)
    Muito grande (54%)
    Consumo de Energia (51%)
    Sem benefícios para operações na visada (36%)
    Falta de integração com outros componentes do drone (35%)
    Sinal não é forte o suficiente- limitação de alcance do broadcast (8%)

A nova série M200 da chinesa DJI é a primeira série de drones comerciais a vir com um receptor ADS-B, podendo dessa forma informar ao piloto sobre o tráfego aéreo local de aeronaves que tenham ADSB-out, a DJI chamou essa funcionalidade de DJI AirSense.

Uma solução comercial disponível de ADS-B no mercado é a linha Ping(nome sugestivo) da empresa uAvioni, que promete total integração dos RPAs ao espaço aéreo.
Drones aparecendo em receptores adsb.


Veja vídeo aqui 

Fonte: doctordrone.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.