Diante da crise de abastecimento no Aeroporto de Brasília – 57 voos foram cancelados até as 20h30 deste sábado –, a companhia aérea Latam decidiu enviar para a capital por conta própria, na tarde deste sábado (26), um Boeing 777 para abastecer outros aviões da empresa com querosene de aviação (QAV).
A aeronave foi enviada para a capital carregada com 40 toneladas adicionais de querosene. Com esta ação, a empresa informou ter conseguido abastecer cinco aviões menores, de corredor único, "permitindo a realização de outros voos da operação a partir da capital federal".
A medida beneficiou 385 passageiros e o transporte de cargas aéreas, segundo a companhia. O voo deixou o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 13h56 e pousou em Brasília às 15h14.
A Latam foi a mais empresa mais afetada pela interrupção de serviços ao longo do dia, com 40 dos 57 cancelamentos no Aeroporto de Brasília.
O Boeing 777 é uma aeronave utilizada em rotas internacionais de longa distância e transporta mais que o dobro dos aviões de rotas domésticas. O modelo tem 73,9 m de comprimento, 64,8 m de envergadura e 18,5 m de altura.
Inicialmente, a companhia havia informado que o Boeing levaria 385 passageiros de volta para São Paulo. Na verdade, este era o número de passageiros beneficiados.
Os dados dos voos cancelados, entre pousos e decolagens, estão disponíveis e atualizados no site do aeroporto. A administração do terminal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendam que os passageiros com passagens compradas monitorem os voos, também, junto às companhias aéreas.
Reabastecimento
Só estão autorizadas a pousar no DF as aeronaves com combustível suficiente para decolar de volta. Até as 19h, o aeroporto recebeu 10 caminhões-tanque carregados com querosene, cada um com 60 mil litros de insumo, o suficiente para encher 12,5% das reservas. As carretas foram escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Nem todo o combustível, porém, está a disposição das companhias, pois precisam ser testados para avaliar se ainda estão aptos para o abastecimento das aeronaves. Até as 19h, 6 dos 10 caminhões tinham sido aprovados.
Desde terça-feira (22), o Aeroporto de Brasília está sem abastecimento regular de combustível. E na sexta (25), o estoque de querosene acabou. Antes do carregamento da tarde deste sábado, o último caminhão-tanque que abasteceu o aeroporto tinha chegado na quinta (24), por volta das 15h.
De acordo com a Inframérica, normalmente cerca de 20 caminhões abastecem o aeroporto por dia. Eles calculam que desde o bloqueio dos veículos nas estradas, "a defasagem no abastecimento chega a 100 caminhões".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.