segunda-feira, 28 de maio de 2018

Prefeitura de Blumenau investe dinheiro de multas na compra de drone, tablets e equipamentos para a Polícia Civil


A Prefeitura de Blumenau vai investir R$ 31.340,16 na compra de equipamentos tecnológicos para auxiliar em investigações da Delegacia Regional de Polícia Civil de Blumenau. Um drone, sete tablets e outros 10 rastreadores, tipo portátil e comunicação GRPS serão adquiridos em licitação que acaba de ser lançada.

O dinheiro vem do convênio com o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) que destina parte da arrecadação com multas de trânsito ao reaparelhamento das forças de segurança locais.

Segundo o delegado regional, Rodrigo Marchetti, os equipamentos vão ajudar em investigações que exigem sigilo. Parte do material adquirido não teve as especificações divulgadas para não chamar a atenção de quem pode vir a ser alvo do trabalho policial.

O drone será usado em ações de reconhecimento, por exemplo, para mapear uma casa que será cenário de uma ação da Polícia Civil. O valor de investimento previsto na licitação para esse equipamento é de pouco mais de R$ 7.000,00

“Teremos uma visão estratégica, até certo ponto discreta, para auxiliar na logística de uma operação. Tirar uma dúvida sobre um terreno, por exemplo. A gente já fez isso com helicóptero, mas imagina a confusão! Com esse instrumento, fica mais fácil”, planeja o delegado.

Os tablets permitirão que equipes de rua chequem bancos de dados e façam pesquisas em campo. “Você tem muitas redes de bancos de dados que auxiliam nas investigações, até mesmo as redes sociais. A polícia também monitora isso. Dá mais autonomia para o agente quando ele está em campo”, relata.

A licitação será aberta no dia 24 de maio, às 09h30min, pela prefeitura de Blumenau. O município promove pregão porque é o administrador do fundo de onde sai o dinheiro.

Dinheiro das multas

O dinheiro arrecadado com multas da Guarda Municipal de Trânsito é dividido da seguinte maneira:

5% ao Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito,
5% ao Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc),
Repasse aos Correios, tarifas bancárias e empresas de fiscalização eletrônica.
Do que sobra depois desses pagamentos, 15% ficam com a Polícia Civil. Outros 15% vão para a Polícia Militar.

Fonte: Piloto Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.