quarta-feira, 20 de junho de 2018

GRAER da PM da Bahia amplia a sua capacidade operacional com o uso de drone no policiamento


No dia (10), o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar (PMBA) concluiu mais uma missão com o uso de drone em apoio às atividades de policiamento e demais órgãos públicos que prestam serviços para a comunidade.

As ações do final de semana começaram na sexta-feira (08), com o emprego da aeronave não tripulada no Arraiá do Galinho 2018, um evento junino bastante concorrido que tradicionalmente marca o início dos festejos na cidade.

No Arraiá, o drone se firmou como uma poderosa ferramenta para orientar a distribuição do efetivo, interna e externamente, no extenso local de realização do evento, o Parque de Exposições Agropecuárias.

Denominado operacionalmente como “GUARDIÃO REMOTO 01”, o drone operado pelo GRAER já voou mais de 70 (setenta) horas e cumpriu dezenas de missões, desde o dia 29 de janeiro deste ano de 2018, quando passou a integrar a frota de aeronaves do Grupamento Aéreo.

A aeronave remotamente pilotada (RPA) simboliza muito bem os novos tempos em que as polícias buscam se manter modernizadas se unindo a essa ferramenta de última geração para aumentar a efetividade dos serviços públicos prestados à comunidade.


A PMBA, por meio do seu Sistema de Operações Aéreas (SIOPAER), reúne toda a operação aérea institucional de forma tecnicamente estruturada e, hoje, dispõe de 11 (onze) drones na sua frota que têm sido empregados pelas Unidades Operacionais em todo o Estado e nas mais diversas missões.

Com isso, os resultados operacionais tendem a aumentar ainda mais, pois faz parte do planejamento deste ano a aquisição institucional de drones para expandir o número de Unidades da PMBA que passarão a operar aeronaves remotamente pilotadas, por meio do SIOPAER.


Uma demonstração clara da capacidade exponencial de aumento da efetividade da atividade policial pôde ser vista hoje, das 8h às 18h, com o emprego do drone GUARDIÃO REMOTO 01, que participou da Operação Paz no Trânsito, em alguns pontos da Cidade de Salvador.

A exemplo de toda grande cidade, Salvador apresenta uma demanda por serviços públicos de segurança que somente uma Corporação altamente qualificada, como a PMBA, e que está caminhando solidamente rumo ao seu bicentenário pode atender. De forma representativa, essa ação revela como se dá o aumento das capacidades humanas quando se aplica a terceira dimensão no policiamento.

As imagens gravadas a partir do drone revelam veículos que sistematicamente tentam burlar a blitz e que, muito provavelmente, teriam êxito caso o GUARDIÃO REMOTO 01 não estivesse presente no teatro de operações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.