terça-feira, 16 de outubro de 2012

Anac abre processo para investigar incidente no Aeroporto de Viracopos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou um procedimento administrativo, nesta segunda-feira (15), para investigar o incidente que deixou o Aeroporto Internacional de Viracopos fechado por 45h. O orgão irá apurar se plano de emergência foi cumprido pela companhia Centurion Cargo e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O aeroporto de Campinas(SP) ficou fechado por conta de um incidente na noite de sábado (13), quando um avião da Centurion Cargo teve problemas no trem de pouso e ficou parado na única pista de Viracopos. Os equipamentos para a remoção da aeronave vieram de São Paulo e a primeira tentativa de liberação da pista falhou.

O plano de emergência, segundo a Anac, é um documento que estabelece as responsabilidades dos órgãos, entidades ou profissionais que possam ser acionados para o atendimento às emergências ocorridas. Esse documento contém um plano de remoção de aeronaves inoperantes e desinterdição de pista, que tem como objetivo o retorno das operações na área onde ocorreu o imprevisto.

De acordo com a Anac, depois de apurar o incidente em Viracopos, o órgão pode punir à empresa aérea, com multas, restrições operacionais e até a suspensão das atividades da companhia em território nacional.

O G1 tentou contato com o único representante autorizado a falar em nome da Centurion Cargo, mas ele não atendeu as ligações. A assessoria da Infraero informou que possui um plano de emergência e que ele foi aplicado durante o incidente em Viracopos.

Prejuízos
Os trabalhos para remoção do avião, limpeza e manutenção do asfalto da pista recomeçaram às 16h desta segunda, após 44 horas do incidente. Às 17h35, o aeroporto foi reaberto e as companhias aéreas iniciaram os check-ins para a retomada dos voos. A primeira decolagem ocorreu às 18h11 com destino a Salvador (BA).

A companhia aérea Azul foi a que precisou cancelar o maior número de viagens, pois é responsável por 85% dos voos domésticos do aeroporto. Foram cancelados 470 voos até as 17h de segunda-feira e pelo menos 25 mil clientes foram afetados, de acordo com a empresa. Os passageiros prejudicados têm o direito a uma nova passagem, ou até mesmo à devolução integral e imediata do valor da passagem, segundo a Fundação Procon de São Paulo. Um documento orienta sobre os direitos dos consumidores nos aeroportos e pode ser acessada pela internet, na página do órgão (clique aqui para ler).

Segundo a Anac, caso o passageiro tenha se sentido prejudica ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar primeiro a empresa aérea contratada, para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para o órgão. A Anac disponibiliza o telefone 0800-725-4445 e a possibilidade de contato por meio do site oficial.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.