sábado, 8 de fevereiro de 2014

Ministro cobra obras do Aeroporto de Confins prontas até o fim de abril


O ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, cobrou, nesta sexta-feira (7), que as obras do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estejam prontas até o fim de abril deste ano. Ele fez uma vistoria no terminal com a Agência  Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

"O que nós queremos é que o mês de maio seja usado pela Infraero e pela empresa que vai operar o aeroporto para organizar a circulação, a mobilidade dentro do aeroporto e, com isso, garantir que nós tenhamos condições de ter um aeroporto pronto para receber os brasileiros e os estrangeiros que virão torcer pela vitória do Brasil", afirmou.

Durante toda a vistoria feita no aeroporto, Moreira se dirigia ao representante do consórcio Marquise Normatel afirmando que quer todas as obras concluídas no fim de abril. Segundo a Infraero, a Marquise Normatel realiza obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros I e de ampliação do sistema viário desde 2011. O representante do consórcio, que estava no aeroporto, não quis falar sobre o assunto. Outros dois consórcios realizam obras no aeroporto.

De acordo com a Infraero, até dezembro de 2013, 41% dos trabalhos foram executados no terminal. Em relação às obras de ampliação da pista de pouso e do sistema de pátios, cerca de 32% estão concluídas. Um segundo terminal de passageiros, que está sendo construído, teve cerca de 33% dos trabalhos finalizados até dezembro do ano passado.

Ao ser perguntado se acreditava que as obras seriam entregues a tempo, o ministro disse que os aeroportos devem estar constantemente em obras para oferecer modernização e conforto aos passageiros.

O ministro disse também à imprensa que era necessário adotar melhorias para os passageiros enquanto as obras eram realizadas. Ele destacou a melhora na limpeza e na sinalização do aeroporto.

Segundo o Relatório de Desempenho Nacional, feito pela Secretaria de Aviação Civil, no último trimestre do ano passado, o Aeroporto de Confins recebeu nota 3,58, em uma escala de 5. A média nacional entre os 15 aeroportos pesquisados foi de 3,81. Entre o primeiro e o quarto trimestre de 2013, Confins subiu da 11ª para 6ª posição. O aeroporto melhor avaliado foi o de Viracopos, em Campinas, onde as obras estão aceleradas.

O Aeroporto de Confins foi arremato em um leilão pelo Consórcio Aerobrasil no dia 11 de novembro de 2013. A concessão para administrar o aeroporto é por 30 anos. O valor foi de R$ 1,82 bilhão. O consórcio ainda não realiza obras no local.

Segundo a Infraero, até a Copa do Mundo, a previsão é que o terminal passe a receber 17 milhões de passageiros por ano.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.