segunda-feira, 5 de maio de 2014

GTA/SE realiza mais de 1.500 horas de voo desde a sua criação


O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado de Sergipe completou no segundo semestre de 2013 mais de 1.500 horas de voo. As missões mais comuns são patrulhamento aéreo, operações policiais, prevenção em eventos, combate à incêndios florestais, treinamento e salvamento. O GTA implantou em Sergipe um novo sistema de prevenção e repressão à criminalidade com foco na agilidade, prevenção e confiabilidade de suas ações. A unidade foi criada, através da Portaria 67/2009, assinada pelo secretário de Segurança Pública, João Eloy de Meneses.

De acordo com o diretor do GTA, o agente de polícia civil Virgílio José Silveira Dantas, atualmente a unidade dispõe de duas aeronaves em sua frota: o Falcão 01 (helicóptero Esquilo) e o Falcão 02 (um avião Sênica 3). Virgílio explica que o helicóptero Falcão 01 pertence a uma empresa particular de Sergipe que alugou 40 horas mínimas mensais de voo a Secretaria de Segurança Pública. “No início o contrato era de 30 horas, mas o secretário João Eloy contratou mais 10 horas de voo devido ao aumento da demanda em todo o Estado”, explicou Virgílio. 


Ainda segundo Virgílio, um avião Sênica 3 foi incorporado à frota do GTA. “Este avião foi doado ao Estado pelo Conselho Nacional de Justiça após ser apreendido em uma operação policial com traficantes de drogas na fronteira do País”, destacou Virgílio. O coordenador ressalta que o Falcão 01, modelo Esquilo, é mais indicado para deslocamentos curtos, geralmente dentro de Sergipe, especialmente nos serviços de apoio às viaturas operacionais no policiamento ostensivo, Defesa Civil, resgate e salvamento no mar, combate a incêndios florestais e urbanos, resgate e transporte aeromédicos,  transporte de órgãos vitais para transplantes e apoio à fiscalização ambiental.

No primeiro semestre de 2013, 58,9% das missões do Falcão 01 foram para executar o patrulhamento aéreo, 35,9% das ações foram para realizar operações policiais e 13,5% dos voos para prevenção de eventos. O Grupamento Tático Aéreo está sediado no Aeroclube de Sergipe, no bairro Santos Dumont, dispõe de efetivo de 28 policiais, sendo 19 policiais militares, 7 bombeiros militares e dois policiais civis. 
 
“O GTA conta com um efetivo especializado composto por policiais e bombeiros militares, que atuam em todos os níveis, desde comandantes de aeronaves até serviço administrativo, com a finalidade única de garantir operações de voo seguras e capazes de suprir a demanda existente”, pontuou Virgílio.

Homenagem
No dia 8 de junho de 2009, o governador Marcelo Déda, inaugurou o hangar “Major PM Álvaro Jorge de Carvalho”. O oficial morreu num acidente aéreo em 2007 e recebeu a homenagem por ser um dos entusiastas para a criação do grupamento. Na época da inauguração do hangar e entrega da aeronave, o governador Marcelo Déda destacou que o GTA representava um novo rumo para a segurança pública de Sergipe. 

Virgílio finalizou explicando a vantagem de se ter aeronaves locadas. As vantagens de ter uma aeronave alugada obedecem a lógica da relação custo/benefício, tendo em vista que o contrato prevê que a empresa ceda a aeronave e também assuma os custos com a manutenção e o combustível. O helicóptero Esquilo tem autonomia para voar durante 2,5 horas e é uma das aeronaves mais empregadas em todo o mundo para o trabalho policial devido às características de mobilidade e robustez, finalizou o coordenador.

Fonte: Piloto Policial



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.