Os pilotos de helicóptero trabalham em ambientes incríveis, em constante
mudança. As habilidades necessárias para realizar a tarefa exigem um
alto nível de concentração, destreza e sutileza, seja voando em círculos
em volta de ponto predefinido, operando em missões aeromédicas ou
instruindo a próxima geração de pilotos de helicóptero. Além das
habilidades de pilotagem, você deve estar totalmente envolvido em
dominar o seu ambiente.
Não tem como você dominar algo que não conhece. O termo ambiente pode
ser definido como “os arredores ou as condições nas quais uma
determinada atividade é realizada.” A atividade é facilmente definida
como voar, contudo, são os arredores ou as condições que podem fazer
dela um sucesso ou um fracasso. Seria impossível enumerar todos os
componentes que definem um determinado ambiente de voo, mas muitos são
comuns a maioria das operações de voo, se não a todas operações. Estes
pilares incluem: aeronaves, espaços aéreos, condições meteorológicas e
regulamentos.
AERONAVE – Se você
realmente quiser conhecer a sua aeronave, os seus sistemas e
procedimentos de emergência, faça um plano para revisar regularmente o
Manual de Voo da Aeronave. Escolha um capítulo do manual de voo a cada
mês do ano e revise-o religiosamente. Conheça o manual como a palma da
sua mão.
ESPAÇO AÉREO – Eu
costumava questionar o porquê dos examinadores de piloto e os
instrutores serem tão rigorosos quanto ao espaço aéreo durante os voos
de cheque e treinamento. Depois de alguns anos de voos operacionais e de
ser aterrorizado por pessoas que não sabiam ou entendiam disso, percebi
o motivo de ser um incômodo para muitos examinadores.
Não conhecer o espaço aéreo é como dirigir em um país estrangeiro com
os sinais de trânsito em uma língua que você não compreende. Se já faz
algum tempo desde que você usou uma carta para navegar no espaço aéreo,
aqui vai uma boa maneira de humilhar a si próprio: em um dos seus
próximos voos desligue o GPS. Use a boa e velha pilotagem e navegação
estimada para encontrar o seu caminho.
Pergunte a si próprio onde você está na carta (mapa), de onde veio e
para onde vai. Você está viajando através de qual espaço aéreo? Quais
são os mínimos meteorológicos? Quais equipamentos são necessários?
Receptor-transmissor? Quem você precisa consultar? Com que frequência?
Bem, deu para ter uma ideia. Para dominar o seu ambiente, você precisa
saber tudo sobre o espaço aéreo que você transita, tanto dentro quanto
fora.
Tenho uma regra para os aviônicos e bússola que estão em qualquer
aeronave que piloto. Nenhum aviônico ou bússola funciona de graça.
Portanto, se você os tem, use-os! Por exemplo, se tiver dois sistemas
GPS, use ambos. Use um para o seu local de destino e o outro para um
aeroporto próximo, perto de sua área de partida, que tenha uma
aproximação por instrumentos, caso você entre inadvertidamente em uma
nuvem logo após a decolagem.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA –
Se você pensa que tudo que precisa saber sobre as condições
meteorológicas vem daquelas perguntas ridículas nas provas de
conhecimento da Administração Federal de Aviação (FAA), você está
enganado. A maioria das áreas passa por algum tipo de microclima
regional.
Aprenda sobre os padrões do tempo da sua área e saiba quando esperar
por eles. Se estiver voando em uma área pouco conhecida por você,
procure por outros pilotos de helicóptero e pergunte-os o máximo que
puder sobre os padrões do tempo local. As estatísticas de acidentes
estão cheias de histórias sobre pilotos de helicóptero que não tinham um
conhecimento prático sobre os padrões do tempo local.
REGULAMENTO – Com a
tecnologia dos tempos de hoje, os regulamentos atuais podem facilmente
ser colocados em formato eletrônico em todos os seus dispositivos.
Conheça todos os regulamentos que se aplicam às suas operações
específicas e conheça-os bem.
Se você não entender um determinado regulamento, procure
esclarecimentos. Não existe margem de manobra quando a Agência está
pronta para tomar uma medida coerciva contra você. Uma rápida pesquisa
nos relatórios da NASA mostram vários pilotos cometendo erros que
envolvem regulamentos. Assim, o Manual de Voo de Aeronaves, os
regulamentos federais e suas atividades operacionais necessitam de uma
revisão periódica.
COMO MANTER-SE FIRME?
Independente do que fizer, não perca o fator de reverência. Pouco
tempo atrás, li uma história sobre um médico. Ele tinha os seus 80 e
tantos anos e ainda ia ao seu escritório todos os dias.
Os seus amigos e a sua família tentaram convencê-lo a aposentar, mas
ele simplesmente se recusou. Ele havia inventado um procedimento que
tinha usado mais de 10,000 vezes.
Perguntaram-lhe em uma entrevista se ele nunca havia se sentido
cansado de fazer isso e se o procedimento não havia ficado antiquado.
Ele disse, “Não. O motivo é porque ajo como se toda operação fosse a
minha primeira.”
Ter orgulho daquilo que você faz e fazê-lo com excelência pode fomentar uma atitude que lhe permita dominar o seu ambiente.
Fonte: Piloto Policial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.