terça-feira, 3 de abril de 2018

SAMU de Salvador terá suporte de helicóptero da PRF para atendimentos aeromédicos


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Salvador (SAMU) conta desde fevereiro com o apoio de um helicóptero para resgate aeromédico de casos graves em Salvador e Região Metropolitana. O primeiro resgate foi de uma vítima de acidente de trânsito na região de Candeias no sábado (24). A paciente foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.

Segundo o secretário de saúde do município, José Antonio Rodrigues Alves, a inclusão da aeronave ocorreu a partir do convênio firmado entre a Prefeitura e a Polícia Rodoviária Federal da Bahia. “A implantação da operação de resgate aéreo reduzirá substancialmente o tempo resposta das ocorrências, sobretudo, dos acidentes de trânsito mais graves e os chamados provenientes das ilhas que até então eram feitos apenas com o auxílio da lancha, que depende muito das condições marítimas para operar”, disse.

De acordo com o convênio, a Prefeitura arcará com os custos de hangaragem, bem como com equipamentos de proteção individual (EPI) para a tripulação e insumos médicos. A PRF utilizará um helicóptero Bell 407 com tripulação.

O helicóptero ficará disponível para o atendimento num raio médio de 150 km na região metropolitana, com alcance de áreas como a BR-324 e a Linha Verde. Ainda conforme Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas resgatadas serão encaminhas para os Hospitais da Bahia e do Subúrbio, que são as únicas unidades da capital com heliponto.

A aeronave, assim como o serviço de ambulância, estará disponível através do telefone 192. A equipe médica reguladora ficará responsável pela avaliação da ocorrência e solicitação do helicóptero em casos de urgência.

Fonte: Piloto Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.